DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2919
Título: Considerações metodológicas e práticas frente à realidade do ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Methodological considerations and practices in relation to the reality of the science education
Autor(es): Ferraro, José Luís Schifino
Palavras-chave: Formação de Professores;Método;Metodologia;Ensino de Ciências
Data do documento: 17-Mar-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALTHUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3. ed. Lisboa: Editorial Presença, 1980. ALTHUSSER, L. Sobre a reprodução. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BOURDIEU, P.; PASSERON, J-C. A Reprodução. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. CYRINO, E. G.; TORALLES-PEREIRA, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cadernos de Saúde Pública, v.20, n.3, Pp. 780-8, 2004. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 7. ed. Campinas: Autores Associados, 2005. FERRARO, J. L. S. Racionalidade Biológica e implicações em sala de aula. Travessias, v.8, n.3, Pp. 331-347, 2014. GASPARINI, S. M.; BARRETO, S. M.; ASSUNÇÃO, A. A. O professor, as condições de trabalho e os efeitos sobre sua saúde. Educação e Pesquisa, v.31, n.2, Pp. 189-199, 2005. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 14 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.16 | p.01-14 | jan-jun | 2015 GIGLIO, R.; COSTA, G. G.; FERRARO, J. L. S. Aspectos da formação do Biólogo como professor de Ciências. Seminário Internacional de Educação em Ciências (SINTEC), Rio Grande, 2014. IERVOLINO, S. A.; PELICIONI, M. C. F. A utilização do grupo focal como metodologia qualitativa na promoção da saúde. Rev Esc Enf USP, v.35, n.2, Pp.115-21, jun, 2001. LEITÃO, C. F. Buscando caminhos nos processos de formação/autoformação. Revista Brasileira de Educação, n.27, Set /Out /Nov /Dez, p.25-39, 2004. NASCIMENTO, T. G.; VON LINSINGEN, I. Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergência, v.13, n.42, Pp. 95-116, 2006. DE OLIVEIRA, C. B. E.; ALVES, P. B. Ensino Fundamental: papel do professor, motivação e estimulação no contexto escolar. Paidéia, v.15, n.31, Pp. 227-238, 2005. SARAIVA-NEVES, M.; CABALLERO, C.; MOREIRA, M. A. Repensando o papel do trabalho experimental, na aprendizagem da física, em sala de aula - um estudo exploratório. Investigações em Ensino de Ciências, v.11, n.3, Pp. 383-401, 2006. SILVA, C. C.; DE ANDRADE MARTINS, R. A teoria das cores de Newton: um exemplo do uso da História da Ciência em sala de aula. Ciência & Educação, v.9, n.1, Pp. 53-65, 2003. TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento CTS no ensino de ciências. Ciência & educação, v.9, n.2, Pp. 177-190, 2003. VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicologia Escolar e Educacional, v.7, n.1, Pp. 11-19, 2003. ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: ARTMED, 2004.
Resumo: A partir do pressuposto metodológico existente e necessário, fio condutor da investigação científica, da organização pedagógica e das práticas educativas que dela derivam, o objetivo deste artigo é ressaltar o quão importante e viva se configura a aplicação do método em sala de aula. Entende-se aqui por método, além do científico – que pauta a organização da ciência em si – um conjunto de estratégias que permitem a elaboração de intervenções pedagógicas que conduzam a uma educação de qualidade. Nesse sentido, na discussão metodológica entre a ciência e a pedagogia fica evidenciado que a necessidade de uma transposição didática não implica em perda do rigor metodológico ou ausência total do método. Ao dar voz aos licenciandos, o presente artigo faz uma reflexão sobre o tipo de discussão empreendida em momentos específicos da formação do professor de Ciências no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade privada do sul do Brasil. Para tanto, utilizou-se de uma metodologia qualitativa – a análise de conteúdo – que permitiu avaliar os registros dos diários de aula dos licenciandos e suas falas durante sua organização em grupos focais. A categoria “metodologia” emergente do diário, pós-análise, elemento de discussão nesses grupos, foi tomada como referência para a construção do presente artigo. Palavras-chave: Formação de professores; Método; Metodologia; Ensino de Ciências.
Abstract: Based on an existing and necessary methodological assumption, guide of scientific investigation, pedagogical organization and educational practices that derived from it, this work aims to highlight the importance and relevance of applying the method in classroom. Method has to be understood -besides scientific method that guides the organization of the science itself- as a set of strategies that allow the development of pedagogical interventions leading to a quality education. In this sense, in the methodological discussion between science and pedagogy, it seems evident that the need for a didactic transposition does not imply losing methodological rigor or complete absence of the method. This article reflects upon the type of discussion undertaken at specific moments in training of science teachers in the Biological Sciences degree from a private university in southern Brazil. Therefore, we used a qualitative methodology - content analysis - that allowed evaluating the records of the class diaries of undergraduates and their statements in organizing focus groups. The category "methodology" which has emerged from the diaries, post-analysis, was the subject of discussion in these groups and taken as a reference for the construction of this article. Keywords: Teacher training; Method; Methodology; Science teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2919
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Considerações metodológicas e práticas frente à realidade do ensino de ciências.pdf248,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons