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Título: Como uma proposta didática pode estimular diferentes representações infantis sobre ambiente
Título(s) alternativo(s): How a didactic proposal may encourage different children’s representation about environment?
Autor(es): Jacobucci, Giuliano Buzá
Godrim, Ivanêz Reis de Assis
Carvalho, Daniela Franco
Palavras-chave: Representações;Ambiente;Desenhos Infantis.
Data do documento: 8-Abr-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009. BARRAZA, L. Children’s drawings about the environment. Environmental Education Research. v.5, n.1, Pp. 49-66, 1999. CHAVES, D. R. C. Ciências na Educação Infantil: desenhos e palavras no processo de significação sobre seres vivos. In: VIII Congreso Internacional Sobre Investigación en La Didáctica De Las Ciencias, Barcelona. Anais… Barcelona, 2009. Pp. 3236-3248. DOHME, V. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2008. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 25 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.16 | p.15-26 | jan-jun | 2015 DOVE, J. E.; EVERETT, L. A.; PREECE, P. F. W. Exploring a hydrological concept through children’s drawings. International Journal of Science Education, v.21, n.5, Pp. 485-497, 1999. ELALI, G. A. O ambiente da escola – o ambiente na escola: uma discussão sobre a relação escola-natureza em educação infantil. Estudos de Psicologia, v.8, n.2, Pp. 309-319, 2003. FAGUNDES, B. A teoria das representações sociais nos estudos ambientais. R. RA´E GA, Curitiba: Editora UFPR, n.17, Pp. 129-137, 2009. FALCÃO, E. B. M.; ROQUETTE, G. S. As representações sociais de natureza e sua importância para a educação ambiental: uma pesquisa em quatro escolas. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, v.9, Pp. 1-21, 2007. GOLDBERG, L. G.; YUNES, M. A. M.; FREITAS, J. V. O desenho infantil na ótica da ecologia do desenvolvimento humano. Psicologia em Estudo, v.10, n.1, Pp. 97-106, 2005. FROTA, A. M. M. C. Diferentes concepções da infância e da adolescência: a importância da historicidade para a sua construção. Estudos e pesquisas em Psicologia (UERJ), v.7, n.1, Pp. 144-157, 2007. KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011. MARCONDES, B.; MENEZES, G.; TOSHIMITSU, T. Como usar outras linguagens na sala de aula. 5.ed. São Paulo: Contexto, 2006. MCNAIR, S.; STEIN, M. Drawing on their understanding: using illustrations to invoke deeper thinking about plants. In: RUBBA, P.; RYE, J.; DIBASE, W.; CRAWFORD, B. (Eds.). Proceedings of the 2001 Annual International Conference of the Association for the Education of Teachers in Science. Costa Mesa, CA: Association for the Education of Teachers in Science, 2001. MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: __________ (Org.). A pesquisa social: teoria, método e criatividade. 9. ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, 1998. Pp. 9-29. MIRANDA, S. Oficina de dinâmica de grupos para empresas, escolas e grupos comunitários. 14. ed. Campinas: Papirus, 1996. MOSCOVICI, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2003. PADILHA, H. M. F. A representação do espaço através do desenho. In: AMORIM, M. (Org.). Psicologia Escolar: artigos e estudos. Rio de Janeiro: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 1990. PEREIRA, M. B.; KOZEL, S. Olhares e representações infantis sobre a natureza. 2006. Disponível em: <http://www.geografia.ufpr.br/neer/NEER-1/comunicacoes/michele-batista-pereira.pdf> Acessado em setembro de 2014. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 26 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.16 | p.15-26 | jan-jun | 2015 PESAVENTO, S. J. História & história cultural. 2. ed. 2. reimpressão. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. REIGOTA, M. O meio ambiente e suas representações no Ensino de Ciências em São Paulo - Brasil. Uniambiente. Boletim da Comissão Interinstitucional sobre Meio Ambiente e Educação Universitária, v.1, Pp. 27-30, 1991. REIGOTA, M. Meio ambiente e representação social. São Paulo: Cortez, 1994. REIGOTA, M. Iugoslávia: registros de uma barbárie anunciada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2001. RENNIE, L. J.; JARVIS, T. Children’s choice of drawings to communicate their ideas about technology. Research in Science Education, v.25, n.3, Pp. 239-252, 1995. SAHEB, D. As representações de meio ambiente de professores e alunos e a pedagogia de projetos: um estudo de casos em classes de alfabetização. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v.16, Pp. 163-178, 2006. Disponível em: <http://www.remea.furg.br/edicoes/vol16/art12v16.pdf>. Acessado em: julho 2014. SAUVÉ, L. Educação Ambiental: possibilidades e limitações. Educação e Pesquisa, v.31, n.2, Pp. 317-322, 2005. SCHWARZ, M. L.; SEVEGNANI, L; ANDRÉ, P. Representações da Mata Atlântica e de sua biodiversidade por meio dos desenhos infantis. Ciência & Educação, v.13, n.3, Pp. 369-388, 2007. SILVEIRA, F. P. R. A. A educação ambiental no ensino de biologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação, v.2, n.2, Pp. 51-62, 2002.
Resumo: Esse trabalho apresenta uma pesquisa-ação desenvolvida com crianças do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Uberlândia em Minas Gerais. O estudo teve como objetivo principal investigar o universo das representações infantis sobre ambiente, a partir de impressões sobre o bairro da escola e posteriormente à vivência de uma proposta didática interventiva e de sensibilização. Os dados foram coletados a partir de desenhos e produções textuais das crianças antes e após as atividades da proposta didática. Elementos ambientais abordados na proposta didática que não fizeram parte dos desenhos iniciais das crianças foram incorporados após a intervenção. Uma pequena parcela dos estudantes incluiu soluções para os problemas ambientais em seus desenhos, provavelmente porque não se sentem responsáveis. Palavras-chave: representações, ambiente, desenhos infantis.
Abstract: This paper presents a research carried out with children from fourth and fifth grade in a municipal school of basic education in Uberlândia - Minas Gerais. The study aimed to investigate the universe of children's representations about environment, from the impressions about the neighborhood where the school is located, and subsequently, the experience of an interventional, and awareness teaching proposal. Data were collected from drawings and textual productions of children before and after the activities of the didactic proposal. The environmental elements addressed in the didactic proposal that were not part of the first children’s drawings were incorporated after the intervention. A small portion of students included solutions to environmental problems in their drawings, probably because they do not feel responsible. Key words: representation, environment, children drawings
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2918
ISSN: 1984-7505
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