DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2916
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLorenzon, Mateus-
dc.contributor.authorSilva, Jacqueline Silva da-
dc.contributor.authorBarcellos, Guy Barros-
dc.date.available2020-07-16-
dc.date.available2020-07-21T12:22:18Z-
dc.date.issued2015-09-17-
dc.identifier.citationAULER, N. M. F.; AULER, D. Conceber e Executar Currículos: Ampliando o processo formativo do educador. In: AULER, N. M. F.; AULER, D. (Org.). Concepção e execução de currículo no processo formativo de licenciados do PIBID. Curitiba: CRV, 2014. p. 13-42. BACON, F. NOVUM ORGANUM ou verdadeiras indicações acerca da interpretação da natureza. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. CHASSOT, A. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 2004. ______. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ijuí: Ed. Ijuí, 2014. COSTA, R. C. Construção do conhecimento científico segundo algumas contribuições da epistemologia de Bachelard. In: MORAES, R. (org.). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. Pp. 69-101 DAWKINS, R. Desvendando o arco-íris: ciência, ilusão e encantamento. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. DESCARTES, R. Discurso do método. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1996. FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1988. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 44 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.36-44 | jul-dez | 2015 ______. Cartas a Guine-Bissau: registros de uma experiência em processo. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978. ______. MACEDO, D. Alfabetização: leitura da palavra, leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. ______. Educação como prática de liberdade. 12. ed. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 1981. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011a. _______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011b. _______. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011c. _______. FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985. GIL-PÉREZ, D.; MONTORO, I. F.; ALÍS, J. C.; CACHAPUZ, A.; PRAIA, J. Para uma imagem não deformada do trabalho científico. Ciência & Educação, v.7, n.2, Pp. 125-153, 2001. GIROUX, H. A. Alfabetização e a pedagogia do empowerment político. In.: FREIRE, P. MACEDO, D. Alfabetização: leitura da palavra, leitura do mundo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. GRAMSCI, A. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1992. HESSEN, J. Teoria do conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2003. KINDER, E. A. I. A docência em Ciências Naturais: construindo um currículo para o aluno e para a vida. Erechim: Edelbra, 2012. LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. LOIOLA, F. A.; BORGES, C. A pedagogia de Paulo Freire ou quando a educação se torna um ato político. GAUTHIER, C. TARDIF, M. A pedagogia: teorias e práticas da Antiguidade aos nossos dias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. Pp. 287- 309. LOPES, A. R. C. Conhecimento Escolar: Ciência e Cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. MORAES, R. Teorias implícitas. In: MORAES, R. (org). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. Pp. 159-194. MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. POPPER, K. A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix, 1972. SAGAN, C. O mundo assombrado pelos demônios: a ciência vista como uma vela no escuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. SANTOS, B. S. Para um novo senso comum: a ciência, o direito e a política na transição paradigmática. São Paulo: Cortez, 2011. ______. Um discurso sobre as ciências. Porto: Edições Afrontamento, 1995.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2916-
dc.description.abstractIn this review we discuss Science Teaching in the present-days, highlighting that it should be directly related to citizenship education. Thus, a revision on guiding epistemological concepts is required, orientating to political empowerment, avoiding cultural apathy. This article is composed by two sections. In the first one: “Science as modern ideology”, discussing the role of scientific knowledge in the modernity and the constitution of the rational person. In the following section: “Critical Science Education: Science as a tool for political empowerment”, discussing the possibilities of a coexistence between scientific knowledge, and those provided by common sense. We conclude outlining some goals that could compose Science teaching curricula of elementary school. Keywords: Science teaching; Scientific literacy; Political empowermentpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectEmpowerment Políticopt_BR
dc.titleProblematizações curriculares no ensino de ciências a formação para a cidadania e o empowerment políticopt_BR
dc.title.alternativeCurriculum problematization in science teaching: education for citizenship and political empowermentpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-21T12:22:18Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage44pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage36pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo de revisão bibliográfica aborda-se o Ensino de Ciências na Contemporaneidade, destacando a importância de seu envolvimento intrínseco na formação da cidadania. Para tanto, é necessário que sejam revistos os pressupostos epistemológicos orientadores do Ensino de Ciências, direcionando-os ao empowerment político da pessoa, evitando, assim, a consolidação da apatia cultural. O artigo está organizado em duas seções. Na primeira - “A Ciência como Ideologia Moderna” – discute-se o papel do saber científico na edificação da Modernidade e na formação do sujeito racional. Na seção seguinte, “Educação Científica: A Ciência como ferramenta de Empowerment Político” discorre-se sobre as possibilidades de coexistência do conhecimento científico e daqueles provenientes do senso comum. Conclui-se a escrita esboçando alguns dos objetivos que poderiam compor os programas de Ensino de Ciências da Educação Básica. Palavras-chave: Ensino de Ciências; Alfabetização Científica; Empowerment político.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Problematizações curriculares no ensino de ciências a formação para a cidadania e o empowerment político.pdf261,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons