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Título: Práticas de educação patrimonial ambiental no campo
Título(s) alternativo(s): Practices of environmental heritage education in the countryside
Autor(es): Silva, Luiz Rocha da
Silva, Maria de Fátima Vilhena da
Palavras-chave: Práxis;Educação Patrimonial Ambiental;Educação do Campo
Data do documento: 10-Nov-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BARROS, J. V. Representações Sociais do Ambiente do Igarapé da Rocinha como Patrimônio por Crianças das Séries Iniciais. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas)- NPADC-UFPA – Belém. BARROS J, V. Desenvolvimento do conceito de Educação Patrimonial Ambiental em pesquisas acadêmicas na valorização de memórias e narrativas de professores/. 249 f. Tese (doutorado) – Universidad de La Empresa. Faculdade de Educação. Orientação: Dr. Manuel Diaz. Co-orientação: Drª. Maria de Fátima Vilhena da Silva. 2014. BOCHNER, R. Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas - SINITOX e as intoxicações humanas por agrotóxicos no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 12(1) 73-89, 2007. CALDART, R. Elementos para a construção do projeto político-pedagógico da educação do campo. IN: JESUS, S. M. S. A. de; MOLINA, M. C. (orgs.) Articulação Nacional por uma Educação Básica do Campo: Brasília/DF: Universidade de Brasília, 2012, p. 13 – 52. Coleção Por uma Educação do Campo, n. 5.DAMASCENO, M. N.; TERRIEN, J. (Coord.) Educação e Escola no Campo. 1ed. Campinas: Papirus, 2012. DELIZOICOV, D. Conhecimento, Tensões e Transições. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – São Paulo: FE/USP, 1991. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do Ensino de Ciências. São Paulo: Cortez, 2012. DRIVER, R.; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo Conhecimento Químico na sala de aula. Revista Química Nova na Escola, n. 9, 31-40. 1999. FREIRE, P. Educação como Prática da Liberdade. 29. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 4. ed. São Paulo: Edusp, 2005. OLIVEIRA, R. J. F. Alcances, possibilidades e impactos de metodologias em Educação Patrimonial Ambiental, IEMCI/UFPA Dissertação de Mestrado, UFPA. orientadora Profa. Dra. Maria de Fátima Vilhena da Silva. – IEMCI/UFPA, 2010. SANTOS, A. G. Representação social de ambiente por professores e estudantes em diferentes contextos Educacionais, orientadora Profa. Dra. Maria de Fátima Vilhena da Silva. – IEMCI/UFPA. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas)- IEMCI-UFPA – Belém. SILVA, M. F. S. A Educação Patrimonial Ambiental no Ensino de Ciências. 11º Seminário Nacional de Políticas Educacionais e Currículo: Os Fundamentos Epistemológicos e Políticos da Produção do Conhecimento em Educação. Universidade Federal do Pará. 2013. TORRES, J. Estratégias educacionais no contexto da educação científica: pressupostos para a articulação das dimensões local e global diante da problemática ambiental. Florianópolis – SC, NP, 2002.
Resumo: Este artigo apresenta resultados das investigações sobre práticas de Educação Patrimonial Ambiental (EPA) no processo de ensino e aprendizagem em uma escola do campo na Amazônia. O principal objetivo foi avaliar o desenvolvimento de práticas de EPA no campo, utilizando recursos naturais e experiências de vida dos alunos. Para encontrar resposta à investigação analisaram-se as contribuições que a epistemologia da EPA traz às práticas de um professor do campo no sentido da formação de um olhar crítico. A análise dos resultados segue a abordagem qualitativa, em que os investigadores e os sujeitos investigados são sujeitos do mesmo lócus espacial e temporal com objetivos comuns. As propostas seguem fundamentadas na EPA com o propósito de provocar mudanças de concepções ingênuas sobre ambiente e viabilizar educação e formação cidadã baseadas em práticas constituídas pelas relações do ser humano com o seu ambiente. Os resultados mostram a necessidade de valorização do meio ambiente como patrimônio e o fortalecimento de uma consciência ética e ecológica que reforça os sentidos dos valores, contribui e instiga os estudantes a preservar e manter um bom relacionamento com seu o seu meio, tanto para o presente quanto para as futuras gerações. Palavras-chaves: Práxis. Educação Patrimonial Ambiental. Educação do Campo
Abstract: This paper presents results about practices in Environmental Heritage Education (EHE) in the teaching-learning process in school in the Amazon region. The main objective was to evaluate the development of EHE in the countryside, utilizing natural resources and the students' life experiences. For this purpose, we carried out an analysis of contributions that the epistemology of EHE brings to the practices of teachers in the countryside concerning to develop a critical analysis. The results had a qualitative approach, in which the researchers and the subjects investigated are subjects of the same spatial and temporal place (locus) with common objectives. The proposals are based on the EHE aiming to encourage changes in ingenuous conceptions about environment, and feasibility of education and formation for citizenship based on established practices in the relation to human beings with their environment. The results show a need for appreciation the environment as patrimony, and the strengthening of an ethical and ecological conscience which reinforce the meaning of values, to contribute and encourage the students to preserve and maintain a good relation with the environmental, for the present as also future generations. Keywords: Practice, Environmental heritage Education, Countryside Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2915
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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