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Título: Plágio x pesquisa uma dualidade nem sempre diferenciada e a necessidade do ensino de metodologia da pesquisa no ensino médio
Título(s) alternativo(s): Plagiarism x Research: a duality not always distinguished and the need for education research methodology in high school
Autor(es): Gomes, André Taschetto
Garcia, Isabel Krey
Giacomini, Alexandre
Palavras-chave: Plágio;Metodologia da Pesquisa;Educação Científica;EJA;Aprendizagem Significativa
Data do documento: 13-Ago-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAUJO, M. C. P; NONENMACHER, S. Energia: um conceito presente nos livros didáticos de física, biológica e química no ensino médio. Poésis, v.2, n.1, p.1-13, 2009. AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo paradigma? Ensaio, v.5, n.1, p. 12-25, 2003. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Tradução Eva Nick. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. _____. Aquisição e retenção do conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano edições técnicas, 2003. BARBOSA, J, P. V.; BORGES, A.T. O entendimento dos estudantes sobre energia no início do ensino médio. Cad. Brás. Ens. Fís., v.23, n.2: p. 182-217, 2006. BELISÁRIO, D.; LOPES, T.B.; Formando cidadãos críticos através do ensino da pesquisa escolar em uma escola pública da cidade de são Carlos, SP. CRB-8 Digital, São Paulo, v.1, n.2, p. 43-48, out. 2008. BESSON, U.; AMBROSIS, A. de. Teaching Energy Concepts by Working on Themes of Cultural and Environmental Value. 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Resumo: Este trabalho aborda a importância de ensinar metodologia da pesquisa no ensino médio, ancorado nos fundamentos da alfabetização científica. Discutem-se os resultados parciais de dissertação de mestrado desenvolvidas com duas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do município de Santa Maria – RS. A referida intervenção teve como objetivo geral trabalhar os aspectos de como pesquisar no âmbito do ensino escolar e a incompreensão da dualidade existente entre os termos Plágio e Pesquisa. Os dados deste estudo, de caráter quali-quantitativos, apontaram que estes estudantes não possuem informações suficientes para elaborar trabalhos escolares de forma coerente e satisfatória. Além disso, a prática do plágio, isto é, a cópia literal sem a citação da fonte original, se mostrou bastante frequente no desenvolvimento dos textos já que os alunos admitiram não possuírem as informações necessárias para elaborá-los corretamente. Os resultados apontam que os estudos da área devem atentar para este fato em virtude de que, muitas vezes, a construção do conhecimento a partir da pesquisa pelo aluno é uma das estratégias utilizadas para estimular a aprendizagem significativa. No entanto, grande parte deles, possivelmente, não possui habilidade suficiente para construí-la adequadamente, o que influencia negativamente nos resultados das investigações educativas. É necessário, portanto, desenvolver neles a habilidade de escrita e elaboração de pesquisas para que ocorram aprendizagens significativas. Palavras-chave: Plágio. Metodologia da Pesquisa. Educação Científica. EJA. Aprendizagem Significativa.
Abstract: This work addresses the importance of teaching research methodology in high school, based on the fundamentals of scientific literacy. We discuss the partial results of a master’s research developed in two classes of Adult Education (EJA), in a public school in the city of Santa Maria - RS. This work aimed to attend the aspects of research in the school, and the incomprehension of the duality between terms Plagiarism and Research. Data collected has a qualitative and quantitative approach, indicating that these students do not have sufficient information to develop coherent and satisfactory schoolwork. Furthermore, practicing plagiarism, literal quotation without citing the original source, proved quite frequent in the development of texts that students already admitted to not having all the information required to draft them properly. The results presents that the studies should focus on this fact, because frequently, the construction of knowledge from the research conducted by the student is one of the strategies used to stimulate the meaningful learning. However, probably most of them do not have enough expertise to build it properly, which negatively influences the results of educational researches. Therefore, it is necessary to make them develop their skills of writing and doing research in order to achieve meaningful learning. Keywords: Plagiarism. Research Methodology. Science education. Adult Education. Meaningful Learning.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2914
ISSN: 1984-7505
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