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Título: O ensino de botânica em escolas públicas e particulares no Município de Barcarena, Pará, Brasil
Título(s) alternativo(s): Botany teaching in public and private schools in the municipality of Barcarena, State of Pará, Brazil
Autor(es): Bonfim, Laila Raiane Macedo
Tavares-Martins, Ana Cláudia Caldeira
Palheta, Ivanete Cardoso
Martins Junior, Alcindo da Silva
Palavras-chave: Modalidade Didática;Aprendizagem Significativa;Aulas Práticas;Formação de Professores
Data do documento: 6-Dez-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AMADEU, S. O.; MACIEL, M. L. A dificuldade dos professores de educação básica em implantar o ensino prático de Botânica. Rev. Prod. Disc. Educ. Matem., v.3, n.2, p.225-235, 2014. ARAÚJO, J. N.; SILVA, M. F. V. Aprendizagem significativa de Botânica em ambientes naturais. Revista Areté, v.8, n.15, p. 100-108, 2015. AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Plátano, 2003. BATISTA, L. N.; ARAÚJO, J. N. A Botânica sob o olhar dos alunos do ensino médio. Revista Areté, v.8, n.15, p. 109-120, 2015. BEREZUK, P. A.; INADA, P. Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v.32, n.2, p. 207-215, 2010. CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. 4. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. KRÜGER, L. M.; ENSSLIN, S. R. Método Tradicional e Método Construtivista de Ensino no Processo de Aprendizagem: uma investigação com os acadêmicos da disciplina Contabilidade III do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Organizações em contexto, v.9, n.18, p. 219-270, 2013. MORALES, C. J. S. O processo de ensino e aprendizagem no Ensino de Ciências. Revista Areté, v.7, n.14, p. 01-15, 2014. NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.; SILVA, I. K. P.; CAMPOS, A. P. N. A seleção dos livros didáticos: um saber necessário ao professor. O caso do ensino de Ciências. OEI- Revista Ibero-Americana de Educação, p.1-11, 2009. OLIVEIRA, R. F. M.; PAES, L. S. A concepção dos alunos do Ensino Fundamental quanto ao Ensino de Botânica associado à prática de Educação Ambiental. Revista Igapó, v. 1, p. 56-59, 2008. OLIVEIRA, A. P. L.; CORREIA, M. D. Aula de Campo como Mecanismo Facilitador do Ensino-Aprendizagem sobre os Ecossistemas Recifais em Alagoas. ALEXANDRIA - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.6, n.2, p. 163-190, 2013. PÁDUA, E. M. M. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas-SP: Papirus, 2004. PEREIRA, A. B. PUTZKE, J. Proposta Metodológica para o Ensino de Botânica e Ecologia. Porto Alegre: Editora Sagra, 1996. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 176 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.167-176 | jul-dez | 2015 RISSI, M. N.; CAVASSAN, O. Uma proposta de material didático baseado na espécies de Vochysiaceae existentes em uma trilha no cerrado de Bauru-SP. Biota Neotropica, v.13, n.1, p. 27-41, 2013. SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em Ciências – um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, v.10, n.1, p. 133-147, 2004. SILVA, P. G. P.; CAVASSAN, O. Avaliação das aulas práticas de Botânica em ecossistemas naturais considerando-se os desenhos dos alunos e os aspectos morfológicos e cognitivos envolvidos. Mimesis, v.27, n.2, p. 33-46, 2006. SILVA, L. M.; CAVALLET, V. J.; ALQUINI, Y. O professor, o aluno e o conteúdo no Ensino de Botânica. Educação, v.31, n.1, p. 67-80, 2006. SILVA, L. M. Metodologia para o ensino de Botânica: o uso de textos alternativos para a identificação de problemas da prática social. R. Bras. Est. Pedag., v. 88, n. 219, p. 242-256, 2007. SILVA, F. S. S.; MORAIS, L. J. O.; CUNHA, I. P. R. Dificuldades dos professores de Biologia em ministrar aulas práticas em escolas públicas e privadas do município de Imperatriz (MA). Revista UNI, v.1, n.1, p.135-149, 2011. SILVA, R. S.; TAVARES-MARTINS, A. C. C.; LUCAS, F. C. A.; MARTINS-JUNIOR, A. S.; PALHETA, I. C. O Ensino de Botânica na rede pública escolar de seis municípios da Mesorregião do Marajó, Pará, Brasil. Enciclopédia Biosfera, v.10, n.18, p. 3613-3627, 2014. TRIVELATO, S. L. F. Um Programa de Ciências para Educação Continuada. In: CARVALHO, A. M. P. (Coord.) Formação Continuada de Professores: uma releitura das áreas de conteúdo. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003. VIVEIRO, A. A.; DINIZ, R. E. S. Atividades de campo no ensino das ciências e na educação ambiental: refletindo sobre as potencialidades desta estratégia na prática escolar. Ciência em Tela, v.2, n.1, p. 01-12, 2009.
Resumo: As espécies vegetais do bioma Amazônia constituem uma ferramenta em potencial para subsidiar o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Botânica, que em sua maioria ocorrem de forma teórica, limitadas ao contexto escolar. O presente trabalho objetivou conhecer as práticas pedagógicas empregadas no ensino de Botânica na rede pública e particular no município de Barcarena, Pará, Brasil. Realizou-se a observação participante para se conhecer a estrutura e funcionamento das unidades escolares, assim como o cotidiano das turmas durante as aulas de Botânica. Foram aplicados questionários contendo perguntas abertas e fechadas aos professores e alunos do Ensino Médio. Observou-se que os conteúdos botânicos são vistos de forma superficial, sendo baseados na repetição de conceitos e listas de nomenclaturas científicas. A aula expositivo-teórica é a modalidade didática empregada por 84,6% dos professores e os demais (15,4%) realizam atividades práticas com as turmas. O conhecimento relativo às espécies vegetais usadas no dia a dia revelou que o professor dispõe de uma ferramenta adicional para trabalhar o conteúdo de Botânica de forma que o aluno seja protagonista da ressignificação dos conceitos. Palavras-chave: Modalidade didática. Aprendizagem significativa. Aulas práticas. Formação de professores
Abstract: Plant species from the Amazon biome are a potential tool for supporting the teaching-learning process in botany classes, which mostly occur theoretically, limited to the school context. This study aimed to identify the pedagogical practices employed in the botany teaching in public and private schools in the municipality of Barcarena, State of Pará, Brazil. Participant observation was conducted in order to know the structure and functioning of the school units, as well as the everyday classes during the botany lessons. Questionnaires were used containing open and closed questions to teachers and high school students. It was observed that the botanical lessons are worked in a superficial way, being based on the repetition of concepts and lists of scientific nomenclatures. Theoretical exposition class is the didactic modality used by 84.6% of the teachers, and other ones (15.4%) perform practical activities with the students. The knowledge on the plant species, used in daily life, revealed that the teacher has an additional tool to work with the botany content, thus, the student is the protagonist of the resignification of the concepts. Keywords: Didactic modality. Meaningful learning. Practical classes. Teacher training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2913
ISSN: 1984-7505
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