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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFlôres, Aparecida Maria Ramos Simão-
dc.contributor.authorVasconcelos, Emanuella Silveira-
dc.contributor.authorCoutinho, Luana Cássia de Souza-
dc.contributor.authorSilva, Josias Ferreira da-
dc.date.available2020-07-16-
dc.date.available2020-07-21T12:04:58Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.citationALTOÉ, A.; SILVA, H. O Desenvolvimento Histórico das Novas Tecnologias e seu Emprego na Educação. In: ALTOÉ, A.; COSTA, M. Luiza Furlan; TERUYA, Teresa. Educação e Novas Tecnologias. Eduem, 2005. BRASIL. Decreto-lei 6.300, de 12 de dezembro de 2007. Aprova o Programa Nacional de Tecnologia Educacional/ProInfo. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-01>. Acesso em: 20 set. 2014. BROWN, J. A. C. Técnicas de persuasão. Rio de Janeiro: Zahar, 1971. CORTELAZZO, I. As TICs na prática pedagógica. 2013 Disponível em: <http://educador.brasilescola.com/trabalho-docente>. Acesso: 04 out. 2014. COUTO, M. E. S. A televisão na sala de aula: possibilidades e limites. R. Cio Humanas, v.1, n.2, p.125-l30, jul. 2001. DUARTE, R. Cinema e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. ECO, U. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 1979. FANTIM, M. Produção cultural para crianças e o cinema na escola. In: 26ª Reunião Anual da Anped, 2003. Poços de Caldas. Disponível em: <www.anped.org.br/reunioes>. Acesso em 20 out. 2014. FERRÉS, J. Televisão sublimar: socializando através de comunicações despercebidas. Porto Alegre: ArtMed, 1998. GOMES, S. G. S. Histórico da EAD no Brasil, e-Tec Brasil – Tópicos em Educação a Distância. 2011. Disponível em: <http://ftp.comprasnet.se.gov.br/sead/licitacoes/Pregoes2011/PE091/Anexos/Eventos_modulo_I/topico_ead/Aula_03>. Acesso em: 22 out. 2014. JORNAL FOLHA DE BOA VISTA, 2009. Disponível em <http://www.folhabv.com.br/noticia>. Acesso em: 20 set. 2014. MARTÍN-BARBERO, J. Os exercícios do ver: Hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2001. PONTE, J.; SERRAZINA, L. As novas tecnologias na formação Inicial de Professores. 1998. Disponível em: <http://www.giase.min-edu/nonio/estudos/formacao>. Acesso em: 07 jan. 2014. PRODEP III - Programa Operacional da Educação, 2000-2006. EUROPEIA, U. (2000). Disponível em: <http://www.qca.pt/publicacoes/prodep.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2014. SETTON, M. G. Mídia e Educação. São Paulo: Contexto, 2011. TREVISAN, A. C. C.; et al. TV Pendrive: o que dizem os professores. v.15, n.2, maio/agosto. UEL/Unifil: 2010. VALENTE, J. A. Aprendendo para a vida: os computadores na sala de aula. São Paulo: Cortez, 2001.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2912-
dc.description.abstractThis work aims to discuss the possibilities for using the USB flash drive TV as a pedagogical resource for science teaching. This is a qualitative research, developed with public schools teachers of Boa Vista (RR). It provides the historic background of media in the educational field, the development of the USB Flash drive TV Project in the State school system, which joined the project through the Roraima Connected Program, that brings possibilities for science teaching using this technology and discuss about teachers training to better use this resource at the classroom. Finally, we observed that the technology favors significantly the science teaching, but the lack of a specific training hampers the work of educators. Therefore, we question the reasons why faculties of education don‟t do better efforts in trainings that take into consideration the education in/to the media. Keywords: USB Flash drive TV. Teaching Practice. Science Teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTV PenDrivept_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleO uso da tv pendrive como instrumento pedagógico para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeUsing USB Flash drive TV as an educational instrument for science teachingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-21T12:04:58Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage212pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage202pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por finalidade discutir as possibilidades de uso da TV Pendrive enquanto recurso pedagógico para o ensino de Ciências. Trata de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida com professores da rede pública estadual de Boa Vista/RR. Apresenta o contexto histórico das mídias no campo educacional, o desenvolvimento do Projeto TV Pendrive em escolas da rede estadual, as quais aderiram ao projeto por meio do Programa Conecta Roraima, traz possibilidades de ensino em Ciências utilizando o recurso em questão e apresenta uma discussão sobre a formação de professores para um melhor uso desse recurso em sala de aula. Por fim, observamos que a tecnologia favorece significativamente o ensino de Ciências, mas a falta de uma formação específica dificulta o trabalho dos educadores. Diante do cenário, questionamos o motivo de, então, as faculdades de educação de um modo geral, não se preocuparem em direcionar a atenção para uma formação que leve em consideração uma educação na/para as mídias. Palavras-chave: TV PenDrive. Prática Pedagógica. Ensino de Ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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