DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, João Paulo dos Santos-
dc.contributor.authorFreixo, Alessandra Alexandre-
dc.date.available2020-07-16-
dc.date.available2020-07-20T22:09:08Z-
dc.date.issued2015-09-23-
dc.identifier.citationALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2007. ANDRADE, R. de. Fotografia e antropologia: olhares fora-dentro. São Paulo: Estação Liberdade, 2002. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 71 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.58-71 | jul-dez | 2015 BARBOSA, A.; CUNHA, E. T. Antropologia e imagem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987 (Obras escolhidas, 1). CARVALHO, M. de. O Que é Natureza. 2. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1994. DESCOLA, P. Estrutura ou sentimento: a relação com o animal na Amazônia. Mana, v.4, n.1, p, 23-45, 1998. DEVOS, R. V. “Pra lá pra aquele lado lá tudo é assombrado”: memória, narrativa, espaço fantástico e a questão ambiental. Iluminuras, n.59, p. 1-32, 2005. DIEGUES, A. C. O Mito Moderno da Natureza Intocada. 3. ed. São Paulo, SP: Hucitec, 2001. GONÇALVES, C. W. P. Os (des)caminhos do meio ambiente. 5. ed., São Paulo: Contexto, 1996. INGOLD, T. The perception of the environment. Essays in livehood, dwelling and skill. London: Routledge, 2000. JOLY, M. Introdução à Análise da Imagem. 14. ed. Campinas: Papirus, 2012. LEFF, E. (Coord.). A Complexidade Ambiental. São Paulo: Cortez, 2003. MEDEIROS, M. G. L. Natureza e naturezas na construção humana: construindo saberes nas relações naturais e sociais. Ciência & Educação, v.8, n.1, p. 71-82, 2002. MENESES, U. T. B. Fontes visuais, cultura visual, História visual: Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, v.23, n.45. 2003. MORIN, E. O método 1: a natureza da natureza. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2008. THOMAS, K. O homem e o mundo natural: mudanças de atitude em relação às plantas e aos animais (1500-1800). São Paulo, SP: Companhia de Letras, 1988. TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitudes e valores do meio ambiente. São Paulo, SP: Difel, 1980.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2911-
dc.description.abstractThis work aims to describe experiences in a curricular component of an undergraduate course in Biological Sciences at State University of Feira de Santana. This work analyses the students' context of perceptions of nature, discussing their influences on human praxis and culture as well. The perceptions of students were investigated, aiming to understand the importance of these perceptions in the training of the future biologists. In addition, it was proposed to the students that they could demonstrate a visual image that would represent the idea of nature to them. All presentations were recorded, as well as the images presented by the students, composing the set of data to be systematized and analysed in this study. The documentary record and socialization of images were realized, aiming the congregation of a narrative in mosaic. The construction of the documentary intended to overcome the registration of a research, becoming a source of recognition of the students as constructors of a life path and their relationship with nature, as well as the influences that lead the students to understand the world around them. The result is a diverse and rich record with socio-cultural meaning, in which not only give a sense to what is nature but also shape a mosaic of nature. Thus, the students produced a collective and singular narrative on nature, in which enabled a reflection on the meanings of nature that have been built in the contemporary context, as a fundamental reflexion to their professional training. Keywords: Image, Video production, Representation, Nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectImagempt_BR
dc.subjectProdução de Vídeopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectNaturezapt_BR
dc.titleNaturezas em mosaico relato de uma experiência de formação em ciências biológicaspt_BR
dc.title.alternativeNature in Mosaic: report of an experience in the training in Biological Sciencespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T22:09:08Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage71pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage58pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo abordar as experiências vivenciadas em um componente curricular do curso de graduação em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana, BA. O trabalho analisa o contexto das percepções de natureza dos estudantes matriculados na disciplina, discutindo suas influências na práxis humana e na cultura. Foram investigadas as percepções dos estudantes para a compreensão da importância destas na formação do profissional biólogo. Para dar subsídio à pesquisa, foi proposto aos estudantes que estes apresentassem uma imagem visual que representasse para eles a natureza. Todas as apresentações foram gravadas e, juntamente com os arquivos das imagens apresentadas pelos estudantes, compuseram o conjunto de dados a serem sistematizados e analisados ao longo deste estudo. Da sistematização e análise dos dados, partiu-se para o registro documental e socialização das imagens, objetivando assim a congregação de narrativas em mosaico. A elaboração do vídeo-documentário pretendeu ultrapassar o simples elemento de registro de uma pesquisa, tornando-se fonte de reconhecimento do sujeito como construtor de uma trajetória de vida e sua relação com a natureza, assim como as influências que levam este a compreender o mundo ao ser redor. O resultado foi um registro diversificado em significados socioculturais, que não dão somente um sentido ao que seja natureza, mas formam um mosaico de naturezas. Portanto, os estudantes produziram uma narrativa coletiva e singular sobre a natureza, que os possibilitou uma reflexão sobre os sentidos de natureza que se constroem no contexto da contemporaneidade, reflexão fundamental para sua formação profissional. Palavras chave: imagem, produção de vídeo, representação, naturezapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Naturezas em mosaico relato de uma experiência de formação em ciências biológicas.pdf573,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons