DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2910
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Fábio Alves-
dc.contributor.authorSuecker, Simone Krause-
dc.contributor.authorLara, Isabel Cristina Machado de-
dc.date.available2020-07-16-
dc.date.available2020-07-20T22:06:49Z-
dc.date.issued2015-11-18-
dc.identifier.citationBECKER, F. A origem do conhecimento e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003. BORGES, R.M.R.; MANCUSO, R.; LIMA, V.M.R. (Orgs.). Museu interativo: fonte de inspiração para a escola. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. CURY, M. Exposição uma linguagem densa, uma linguagem engenhosa. In: VALENTE, M. E. (Org.) Museus de Ciência e Tecnologia interpretações e ações dirigidas ao público. Rio de Janeiro: MAST, 2007. FALCÃO, D. Instrumentos Científicos em Museus, em busca de uma pedagogia de exibição. In: VALENTE, M. E. (Org.) Museus de Ciência e Tecnologia interpretações e ações dirigidas ao público. Rio de Janeiro: MAST, 2007. FERREIRA, S. Introdução a noção de interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I. (Org.) Práticas interdisciplinares na escola. 3.ed. São Paulo: Cortez, 1996. JACOMY, B. Instrumentos, máquinas e aparatos interativos de ciência e tecnologia exibidos nos museus. VALENTE, M. E. (Org.) Museus de Ciência e Tecnologia interpretações e ações dirigidas ao público. Rio de Janeiro: MAST, 2007. LARA, I. C. M. Jogando com a Matemática do 6º ao 9º ano. 4.ed. São Paulo: Rêspel, 2011. MARANDINO, M. A pesquisa educacional e a produção de saberes nos museus de ciência. In: História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v.12 (suplemento) 2005. MELLO, F. T.; MELLO, L. H. C.; TORELLO, M. B. F. A paleontologia na educação infantil: alfabetizando e construindo o conhecimento. Ciência & Educação, v.11, n.3, p. 397-410, 2005. MURCIA, J. A. M. Aprendizagem através do jogo. Porto Alegre: Artmed, 2005. VALENTE, M. E. (Org.) Museus de Ciência e Tecnologia interpretações e ações dirigidas ao público. Rio de Janeiro: MAST, 2007.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2910-
dc.description.abstractThis article presents an interdisciplinary proposal, a museum visit with a seventh grade class from a primary school in the municipal school network of Cachoeirinha (RS), addressing the study of Paleontology. The objective was to provide opportunities for recreational activities through a paleontological adventure in an interactive museum in order to promote learning. According to a methodological point of view, the proposal went through two stages: an interdisciplinary game and the visit to the interactive museum “PUCRS”. The first stage was preparatory, (re)acquisition of prior knowledge about the different areas involved: Mathematics, History, Geography and Biology. In the second one, using the knowledge acquired in the activities, we conducted a questions-challenge game, to be solved using the interactions available in interactive museum. Reports from students showed that the interaction with exhibits and experiments that address the characteristics of the lives of dinosaurs and primitive Earth -generating theme of interest of juveniles- supported by playful activities providing an interesting environment and facilitate learning, as well as encourage the curiosity of the student and stimulate the search for new information. Keywords: Paleontology.Teaching. Interdisciplinary. Interactive Museum.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMuseu Interativopt_BR
dc.titleMuseu interativo,lúdico e paleontologia uma proposta de ensino interdisciplinarpt_BR
dc.title.alternativeInteractive museum, ludic and paleontology: an interdisciplinary education proposalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T22:06:49Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage186pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage177pt_BR
dc.description.resumoO artigo apresenta um relato de uma proposta interdisciplinar com uma visita museal desenvolvida em uma turma do sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede municipal de Cachoeirinha (RS) abordando a Paleontologia. O objetivo foi oportunizar atividades lúdicas por meio de uma aventura paleontológica envolvendo um museu interativo e promovendo a aprendizagem. Metodologicamente, a proposta perfez duas etapas: um jogo interdisciplinar e a visita ao museu interativo da PUCRS. A primeira teve caráter preparatório para (re)construção de conceitos acerca das diferentes áreas envolvidas: Matemática, História, Geografia e Biologia. Na segunda, a partir dos conhecimentos abordados no jogo, realizaram-se perguntas-desafio para serem resolvidas com o auxilio das interações disponibilizadas no museu interativo. Os relatos dos estudantes mostram que a interação com exposições e experimentos que tratam das características da vida dos dinossauros e da Terra primitiva - tema gerador de interesse dos pré-adolescentes - aliada à utilização do jogo oportuniza um ambiente interessante e facilitador da aprendizagem, além de aguçar a curiosidade do estudante e estimular a busca por novas informações. Palavras-chave: Paleontologia. Ensino. Interdisciplinaridade. Museu Interativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Museu interativo,lúdico e paleontologia uma proposta de ensino interdisciplinar.pdf216,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons