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Título: Explorando atividades de matemática uma ação compartilhada em sala de aula
Título(s) alternativo(s): Exploring mathematics activities: a shared action in the classroom
Autor(es): Neres, Raimundo Luna
Palavras-chave: Aprendizagem Escolar;Representação Semiótica
Data do documento: 9-Set-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMOULOUD, S. Registros de Representação Semiótica e Compreensão de Conceitos Geométricos. In: MACHADO, S. D. A (Org.). Aprendizagem em Matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007, p. 125-147. BERRY, R. Q.; SMITH, M. S.; LEINWAND, Steven et al. De los princípios a la acción: para garantizar el éxito matemático para todos. Tradutor: Demétrio Garmendia Guerrero. México D.F: Editando Libros S.A, 2015. COLOMBO, J. A. A. Representações semióticas no ensino: contribuições para reflexões acerca dos currículos de matemática escolar. 251 f. (Tese de Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Centro de Ciências da Educação, Centro de Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008. DAMM, R. F. Representação, compreensão e resolução de problemas aditivos. In: MACHADO S. D. A. (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007, p. 35-47. DUVAL, R. Registro de representação semiótica e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: MACHADO S. D. A. (Org.). Aprendizagem em Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 35 Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.17 | p.27-35 | jul-dez | 2015 matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007, p.11-33. __________. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels: Suisse: Peter Lang,1995. FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigações em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas/SP: Autores Associados, 2012. FREITAS, J. L. M. Registros de representação na produção de provas na passagem da aritmética para a álgebra. In: MACHADO, S. D. A, (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007, p. 113-124. PASSONI, J. C.; CAMPOS, T. M. M. Revisitando os Problemas Aditivos de Vergnaud de 1976. In: MACHADO, S. D. A, (Org.). Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. 3. ed. Campinas/SP: Papirus, 2007, p. 49-56.
Resumo: O artigo apresenta um recorte de uma pesquisa realizada com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de verificar a aprendizagem escolar em resolução de atividades envolvendo operações numéricas com números naturais e inteiros, tendo como aporte teórico a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, proposta por Duval (2007), em que o aluno deveria estabelecer relações entre tratamento e conversões de registros. Foram aplicadas duas atividades: a primeira envolvia a conversão de registros de representação da linguagem numérica para linguagem natural e o tratamento desses registros; a segunda foi semelhante à primeira, com dados diferentes. Os resultados revelaram que, em atividades que envolviam a conversão de registro linguagem natural para registro numérico, os alunos tiveram melhor desempenho do que quando usamos a conversão de registros numéricos para linguagem natural. Observou-se também que o desempenho dos alunos nas atividades propostas não está ligado somente ao raciocínio matemático, mas, às vezes, ao domínio da leitura e interpretação do problema. Palavras-chave: Aprendizagem escolar. Registros de representação semiótica. Operações numéricas.
Abstract: This paper presents an excerpt of a research carried out with seventh grade students from elementary school, aiming to verify the school learning in solving activities involving number operation of natural and whole numbers. It has theoretical bases on Semiotics Presentation Records Theory, set out by Duval (2007) where the student should establish a relationship between managing and conversion records. Two activities were applied: the first one dealing with records conversion from number language presentation to natural language and management registration; the second was similar to the first one except for the different data. The results showed that in the first activity, containing natural to number language, the students performed much better than in the second one. It was noticed that the lack of understanding was not linked to mathematics thinking only, but sometimes due to the reading command and problem interpretation. Keywords: School learning. Semiotics presentation records. Mathematics activities conversion.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2908
ISSN: 1984-7505
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