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Título: Educação em espaços não formais a produção de roteiro científico para o mercado do Ver-o-peso
Título(s) alternativo(s): Education in non-formal spaces: the production of a scientific guide for the ver-o-peso market
Autor(es): Freitas, Nívia Magalhães da Silva
Freitas, Nadia Magalhães da Silva
Palavras-chave: Educação;Espaços Não Formais;Roteiros Científicos;Ver-o-Peso;Educação em Ciências
Data do documento: 9-Set-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAÚJO, J. N.; SILVA, C. C.; FACHÍN-TERÁN, A. A floresta amazônica: um espaço não formal em potencial para o ensino de ciências. Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8, Campinas, 2011. Anais eletrônicos ... Disponível em: <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/trabalhos.html>. Acesso em: 11 fev. 2015. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BARROS, V. C.; SANTOS, I. M. Além dos muros da escola: a educação não formal como espaço de atuação da prática do pedagogo. Encontro de Pesquisa em Educação de Alagoas, 5. Pesquisa em Educação: desenvolvimento, ética e responsabilidade social. Alagoas. Alagoas, 2010. Anais eletrônicos ... Disponível em: <http://dmd2.webfactional.com/>. Acesso em: 5 fev. 2015. BRITO, A. G. O jardim zoológico enquanto espaço não formal para promoção do desenvolvimento de etapas do raciocínio científico. 2012. 114 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília. 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Resumo: O conhecimento não está presente exclusivamente no espaço escolar. Os espaços de educação não formal têm se constituído ambientes complementares que favorecem práticas pedagógicas diferenciadas. O presente trabalho buscou responder a seguinte pergunta de pesquisa: como alunos, futuros professores, apropriaram-se dos espaços locais e dos conhecimentos pertinentes, para produzirem roteiros científicos, como recurso significativo para a educação em ciências? A pesquisa se configurou como qualitativa, na modalidade de pesquisa-ação. Para fins deste artigo, selecionamos o roteiro “Ver-o-Peso e as plantas medicinais”. O tema “ervas medicinais” representou aspecto central do roteiro; entretanto, os alunos não recorreram aos conhecimentos dos (as) erveiros (as), na descrição das propriedades medicinais das ervas comercializadas no Ver-o-Peso, optaram por recorrer à internet como fonte de informação. Se os mesmos recorressem aos conhecimentos dos (as) erveiros (as) poderiam realizar o confronto das propriedades medicinais indicadas, com a literatura científica e, a partir daí, apoiá-los nos seus conhecimentos ou discutir as possíveis incongruências, o que conferiria maior originalidade ao roteiro. Mas, isso não se aplicaria ao campo mítico. De um modo geral, a análise do roteiro revelou a pouca autonomia dos alunos, no que diz respeito à autoria. Palavras chaves: Educação em espaços não formais. Roteiros científicos. Ver-o-Peso. Educação em ciências
Abstract: The knowledge does not take place exclusively at school. The educative non-formal spaces have been established as complementary environments that promote different teaching practice. This work aimed to answer the following research question: how did students, future teachers arrange the local spaces and relevant knowledge to produce scientific guides as a significant resource for science education? The research has a qualitative approach, in the form of research-action. Therefore, we choose the guide "Ver-o-Peso and medicinal plants". The theme “medicinal herbs” represented the central aspect of the guide; however, students chose to use the internet as an information source, rather than use the knowledge of herbalists to describe the medicinal properties of herbs sold in the Ver-o-Peso. If they had appealed to the knowledge of herbalists, they could be able to verify the medicinal properties attributed with the scientific literature, in order to support the acquired knowledge or discuss the possible inconsistencies, which would give more originality to the guide. Nevertheless, this does not apply to a perfect scenario. In general, the guide analysis revealed the limited autonomy of students, about authorship. Keywords: Education in non-formal spaces. Scientific guides. Ver-o-Peso. Science education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2907
ISSN: 1984-7505
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