DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2905
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFrederico, Fernando Temporini-
dc.contributor.authorGianotto, Dulcinéia Ester Pagani-
dc.date.available2020-07-16-
dc.date.available2020-07-20T21:55:08Z-
dc.date.issued2015-11-10-
dc.identifier.citationBORGES, F. Física do cotidiano. Curitiba: Blanche, 2014. CARVALHO, R. P. C. Física do dia a dia: 105 perguntas e respostas sobre física fora da sala de aula. v.1. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. FAZENDA, I. C. A. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores IN: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998, cap. 1, 11-20. FAZENDA, I. C A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia. São Paulo: Loyola, 2002. FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2013. LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1994. POMBO, O. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Relogio D’Água, 2004.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2905-
dc.description.abstractThis work is a part of the results of a qualitative research for obtaining a doctorate degree at the Graduate Program in Education for Science and Mathematics, State University of Maringa - Brazil, aimed among other factors, to contextualize and make the disciplinary relationship between Physics with other areas of knowledge. For this purpose, through a didactic sequence to promote discussion of physical concepts in order to identify them in our daily lives, and to relate them with other subjects. The results showed that such action could contribute so that students were able to identify these concepts with phenomena and situations present in their daily lives, making them more meaningful. Keywords: science education - context - methodologypt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectContextualizaçãopt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleContribuições da contextualização no ensino de ciências uma abordagem de conceitos de ondulatória e estudo da luz no ensino médiopt_BR
dc.title.alternativeThe contributions of contextualization in science teaching: a approach of concepts of waves, and light study in high schoolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T21:55:08Z-
dc.citation.volume8pt_BR
dc.citation.epage127pt_BR
dc.citation.issue17pt_BR
dc.citation.spage117pt_BR
dc.description.resumoEste estudo é parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa para obtenção do título de Doutor no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá – Brasil, que objetivou dentre outros fatores, contextualizar e fazer a relação disciplinar de física com outras áreas do conhecimento. Para isso, buscou-se por meio de uma sequência didática promover a discussão de conceitos físicos de forma a identificá-los em nosso cotidiano, assim como também, de relacioná-los com outras disciplinas. Os resultados mostraram que tal ação pôde contribuir para que os alunos conseguissem identificar tais conceitos com fenômenos e situações presentes em seu dia a dia, tornando-os mais significativos. Palavras-chave: ensino de ciências – contextualização – metodologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons