DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2905
Título: Contribuições da contextualização no ensino de ciências uma abordagem de conceitos de ondulatória e estudo da luz no ensino médio
Título(s) alternativo(s): The contributions of contextualization in science teaching: a approach of concepts of waves, and light study in high school
Autor(es): Frederico, Fernando Temporini
Gianotto, Dulcinéia Ester Pagani
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Contextualização;Metodologia
Data do documento: 10-Nov-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BORGES, F. Física do cotidiano. Curitiba: Blanche, 2014. CARVALHO, R. P. C. Física do dia a dia: 105 perguntas e respostas sobre física fora da sala de aula. v.1. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. FAZENDA, I. C. A. A aquisição de uma formação interdisciplinar de professores IN: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998, cap. 1, 11-20. FAZENDA, I. C A. Integração e Interdisciplinaridade no Ensino Brasileiro: Efetividade ou Ideologia. São Paulo: Loyola, 2002. FONSECA, V. Cognição, neuropsicologia e aprendizagem: abordagem neuropsicológica e psicopedagógica. 6 ed. Petrópolis: Vozes, 2013. LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 12 ed. Petrópolis: Vozes, 1994. POMBO, O. Interdisciplinaridade: ambições e limites. Lisboa: Relogio D’Água, 2004.
Resumo: Este estudo é parte dos resultados de uma pesquisa qualitativa para obtenção do título de Doutor no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática, da Universidade Estadual de Maringá – Brasil, que objetivou dentre outros fatores, contextualizar e fazer a relação disciplinar de física com outras áreas do conhecimento. Para isso, buscou-se por meio de uma sequência didática promover a discussão de conceitos físicos de forma a identificá-los em nosso cotidiano, assim como também, de relacioná-los com outras disciplinas. Os resultados mostraram que tal ação pôde contribuir para que os alunos conseguissem identificar tais conceitos com fenômenos e situações presentes em seu dia a dia, tornando-os mais significativos. Palavras-chave: ensino de ciências – contextualização – metodologia.
Abstract: This work is a part of the results of a qualitative research for obtaining a doctorate degree at the Graduate Program in Education for Science and Mathematics, State University of Maringa - Brazil, aimed among other factors, to contextualize and make the disciplinary relationship between Physics with other areas of knowledge. For this purpose, through a didactic sequence to promote discussion of physical concepts in order to identify them in our daily lives, and to relate them with other subjects. The results showed that such action could contribute so that students were able to identify these concepts with phenomena and situations present in their daily lives, making them more meaningful. Keywords: science education - context - methodology
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2905
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons