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Título: Aprendizagem colaborativa e interações nas redes sociais qualificação da educação básica
Título(s) alternativo(s): Collaborative learning and interactions in the networks: basic educational qualification
Autor(es): Bedin, Everton
Del Pino, José Claudio
Palavras-chave: Aprendizagem Colaborativa;Tecnologias;Interações
Data do documento: 13-Dez-2015
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALVES, L. Aprendizagem em rede e formação docente: trilhando caminhos para a autonomia, a colaboração e a cooperação. In: VEIGA, Ilma Passos A.; D’ÁVILA, Cristina (Org.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 2010. ARIMA, K.; MORAES. M. O futuro da Web está no Facebook? Revista Info Exame, n. 300, Editora Abril, fevereiro/2011. BEDIN, E.; BARWALDT, R. Tecnologia da Informação e Comunicação no contexto escolar: interações à luz da sustentabilidade ambiental no viés das redes sociais. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 12, p. 1-10, 2014. BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. Politecnia e Relação com as TICs: interações discentes na redes sociais. In: VI Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias, 2014, Bogotá. Formación del profesorado a lo largo de la vida: base de una sociedad global e incluyente, 2014a. BEDIN, E.; DEL PINO, J. C. 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Resumo: Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa exploratória de cunho investigativo. Neste artigo objetiva-se apresentar resultados de uma atividade desenvolvida com o auxílio das tecnologias na disciplina de Seminário Integrado, compreendendo como a inserção das tecnologias favorece os processos de ensino e aprendizagem de forma colaborativa. Assim, com o auxílio de oito professores e quarenta alunos, utilizaram-se as redes sociais para a coleta de dados e questionários impressos para avaliar o trabalho desenvolvido na rede; os dados foram analisados de forma quali-quantitativa via uso de gráficos e grafos. Como conclusão, se destaca que as tecnologias proporcionam a qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem de forma colaborativa, já que rede tornou-se, de forma crítica e colaborativa, um lugar de produção de conhecimento escolar, exigindo a reestruturação didática e a formação continuada dos professores. Portanto, a inserção das tecnologias deve desenhar, tecer e alinhavar a verticalidade e a horizontalidade da aprendizagem colaborativa, para que os professores e alunos percebam as interfaces dos conteúdos e as possíveis inter-relações de forma relacional e contextual. Palavras-chave: Aprendizagem colaborativa. Tecnologias. Interações.
Abstract: This paper presents the results of an exploratory investigative research. This article aims to present results of an activity performed with the aid of technologies in the discipline of Integrated Seminar, understanding how the integration of technologies favors the teaching-learning process collaboratively. Thus, with the help of eight teachers and forty students, we used social networks for the collection of printed data and questionnaires to evaluate the work of the network; the data were analyzed with a qualitative and quantitative approach, using charts and graphs. In conclusion, it is emphasized that technology provide the qualification of teaching processes and collaboratively learning, since the network has become critical and collaborative, a place for academic knowledge production, requiring a didactic restructuring and a continuous education of teachers. Therefore, the inclusion of technologies should design, conduct and determine verticality and horizontality the collaborative learning, so that teachers and students can understand the interfaces of the contents and the possible interrelation of relational and contextual manner. Keywords: Collaborative learning. Technologies. Interactions
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2903
ISSN: 1984-7505
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