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Título: Um estudo sobre o interesse e o contato de alunos do ensino médio com astronomia
Título(s) alternativo(s): A study about the interest and previous contact of high school students with Astronomy
Autor(es): Carvalho, Cintia Luana de
Zanitti, Mateus Henrique Rufini
Felicidade, Beatriz do Livramento
Gomes, Alessandro Damásio Trani
Dias, Edson Wander
Coelho, Fernando Otávio
Palavras-chave: Astronomia;PIBID;Ensino Médio;Interesse;Simulação
Data do documento: 28-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAUJO, J. B.; CHADWICK, O. C. Aprender e ensinar. 5 ed. São Paulo: Global, 2002. ARRIGONE, G. M.; MUTTI, C. N. Uso das experiências de cátedra no ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.28, n.1, 2011. BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996. CAMILETTI, G. Modelagem Computacional Semiquantitativa no Estudo de Tópicos de Ciências: Um Estudo Exploratório com Estudantes Universitários. Vitória, ES, Curso de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Dissertação de Mestrado. 2001. FRÓES, A. L. D. Astronomia, astrofísica e cosmologia para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.36, n.3, p. 3504, 2014. GONZAGA, E. P; VOELZKE, M. R. Análise das concepções astronômicas apresentadas por professores de algumas escolas estaduais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.33, n.2, p. 2311-1 a 2311-12, 2011. GONZATTI, S. E. M.; MAMAN, A. S.; BORRAGINI, E. F.; KERBER, J. C.; HAETINGER, W. Ensino de Astronomia: cenários da prática docente no ensino fundamental. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n.16, p.27-43, 2013. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 228 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.214-228 | jan-jul | 2016 LANGHI, R. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.28, n.2, p. 373-399, 2011. LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino da Astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação cientıfica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.31, n.4, p. 4402, 2009. LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino em Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.24, n.1, p. 86-111, abr. 2007. LELLIOTT, A.; ROLLNICK, M. Big Ideas: A review of astronomy education research 1974–2008. International Journal of Science Education, 32 (13), p.1771-1799, 2010. LUNETTA, V. N.; HOFSTEIN, A. Simulations in Science Education. Science Education, v.65 , n.3, p.243-252, 1981. PRESTES, P. M. A.; OLIVEIRA, A. B.; BARROS, V. P. ; MOREAU, A. L. D. O conteúdo de Astronomia nos livros didáticos: uma análise a partir dos PCN's. Atas do II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia. São Paulo, SP, 2012. RICARDO, E. C.; ZYLBERSZTAJN, A. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para as Ciências do Ensino Médio: uma análise a partir da visão de seus elaboradores. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p. 257-274, 2008. RUIZ, V. M.; OLIVEIRA, M. J. V. A dimensão afetiva da ação pedagógica. Educ@ação – Revista Pegagógica. Unipinhal. Esp. Sto. Do Pinhal. São Paulo, v.1, n.3, jan/dez. 2005. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v.16, n.1, p. 59-77, 2011. SCARINCI, A. L.; PACCA, J. L. A. Um curso de Astronomia e as preconcepções dos alunos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.28, n.1, p. 89-99, 2006. SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Afetividade, motivação e construção de conhecimento científico nas aulas desenvolvidas em ambientes naturais. Ciências & Cognição, v.13 (3): 120-136. 2008. SOLER, D.R.; LEITE, C. Importância e Justificativas para o Ensino de Astronomia: um olhar para as pesquisas da área. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: USP, 2012. VASCONCELOS, F. E. O.; SARAIVA, M. F. O.O estudo da Astronomia e a motivação para o Ensino de Física na educação básica. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: USP, 2012. VEIT, E. A.; TEODORO, V. D. Modelagem no Ensino/Aprendizagem de Física e os Novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.24, n.2, p. 87, 2002. VILLANI, A.; CABRAL, T. C. B. Mudança conceitual, subjetividade e psicanálise. Investigações em Ensino de Ciências, v.2, n.1, p. 43-61, Porto Alegre, 1997.
Resumo: Os problemas existentes com o ensino de Astronomia na Educação Básica do Brasil contrastam-se com o espaço e a popularidade que temas astronômicos possuem nas diversas mídias no país. O estudo realizado teve por objetivo identificar o interesse e o contato prévio dos alunos participantes com os temas abordados, por meio de questões aplicadas antes e após a atividade. A intervenção pedagógica e o estudo realizado inserem-se no âmbito do PIBID/CAPES/UFSJ e envolveu 341 alunos do Ensino Médio de uma Escola Estadual no município de São João del-Rei, Minas Gerais. A atividade sobre Astronomia consistiu em uma exposição oral participativa e a utilização do programa de simulação Stellarium. Os resultados sugerem que a maioria dos alunos pesquisados se interessa por Astronomia e já teve algum contato com a área. Porém, algumas incoerências nas respostas dos alunos foram identificadas e discutidas. São tratadas algumas implicações para a pesquisa e para o Ensino de Astronomia e feitas algumas considerações sobre uma possível relação entre a carência de conhecimento específico e a desinformação como motivos para a falta de interesse dos estudantes nas diversas áreas da Ciência. Palavras-chave: Astronomia. PIBID. Ensino Médio. Interesse. Simulação
Abstract: The currently problems in Astronomy teaching in Brazilian Basic Education contrast with the space, and the popularity that astronomical themes have in various media in the country. In this work, we present the results of a study about the interest, and previous contact of high school students from a public school in the city of "São João del-Rei"/MG with topics related to Astronomy. The study and the pedagogical intervention were carried out by students of the PIBID/CAPES/UFSJ. The intervention was performed through an oral exposition with the students‟ participation, followed by the use of the Stellarium program. The results suggest the majority of students surveyed are interested in Astronomy, and have had some contact with the area. However, some inconsistencies in their responses were identified and examined. The implications for research and for Astronomy Education are discussed. We also make some considerations about relationship between the lack of specific knowledge and the misinformation as one possible reason for the little interest of students in various areas of Science. Keywords: Astronomy. PIBID. High School. Interest. Simulation.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2898
ISSN: 1984-7505
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