DSpace logo

Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2897
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Laiane Viana de-
dc.contributor.authorPontes, Naiana Machado-
dc.contributor.authorOliveira, Antonio Leonel de-
dc.contributor.authorUchôa, Valdiléia Teixeira-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-20T21:24:22Z-
dc.date.issued2016-04-03-
dc.identifier.citationARROIO, A.; HONÓRIO, K.M.; WEBER, K.C.; HOMEM-DE-MELLO, P.; WGAMBARDELLA, M.T.P; SILVA, A.B.F. O Show da Química: motivando o interesse científico. Química Nova, v.29, n.1, p. 173-178, 2006. BEGO, A. M.; SALVADOR, G.; GERMANO, A. M.; Gomes, N. E.; CENTURION, E. H. B.; IBRAHIM, J. Condicionantes sobre o Trabalho Docente: a utilização de atividades experimentais em uma rede escolar pública municipal. Química Nova na Escola, v.36, n.3, p. 176-184, 2014. CARVALHO, A.M.P.; PÉREZ, G. D. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000. DINIZ, G. J. R. Psicodrama Pedagógico e Teatro-Educação: seu valor psicopedagógico. São Paulo: Icone, 1995. DINIZ, J. A. I.; SOUSA, K. M. O.; OLIVEIRA, C. B. Avaliação Sobre a Importância de Aulas Práticas no Processo de Ensino Aprendizagem. In: 9º SIMPEQUI. Julho, 2011, Natal. Anais. Rio Grande do Norte: SIMPEQUI, 2011. FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v.32, n.2, p. 101-106, 2010. FERREIRA, M. Como Usar a Música em Sala de Aula. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2010. FONSECA, M. R. M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. São Paulo: Editora FTD, p. 115, 2010. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, p. 148, 2003. JAPIASSU, R. Metodologias do ensino do teatro. Campinas: Papirus, 2001. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 143 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.130-143 | jan-jul | 2016 LIMA, J. O. G. Perspectivas de Novas Metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, v.12, n.136, p. 95-101, 2012. MALDANER, O. A. A formação Inicial e Continuada de Professores de Química: professores/pesquisadores. 4 ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2013. MARTINS, N. B.; SCHUTZ, M. D.; RIGO, M.; TROIAN, A.; RANGEL, E. F. M. A Utilização da Música como Prática de Ensino nos Livros Didáticos. Vivências, v.5, n.8, p. 77-83, 2009. MESSEDER N., H. S.; PINHEIRO, B. C. S.; ROQUE, N. F. Improvisações Teatrais no Ensino de Química: interface entre teatro e ciência na sala de aula. Química Nova na Escola, v.35, n.2, p. 100-106, 2013. MIRANDA, S. No Fascínio do Jogo, a Alegria de Aprender. Linhas Críticas, v.8, n.14, p. 21-34, 2002. MOREIRA, M. A.; LEVANDOWSKI, C. E. Diferentes Abordagens ao Ensino de Laboratório. Ed. Da Universidade/UFRGS: Porto Alegre, 1983. MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H.; ROMANELLI, L.I. A Proposta Curricular de Química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, v.23, n.2, p. 273-283, 2000. OLIVEIRA, A. S.; SOARES, M. H. F. B. Júri Químico: uma atividade lúdica para discutir conceitos químicos. Química Nova na Escola, n.21, p. 18-24, 2005. PAULETTI, F. Entraves ao Ensino de Química: apontando meios para potencializar este ensino. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v.5, n.8, p.98-107, 2012. ROQUE, N. F. Química por Meio do Teatro. Química Nova na Escola, n.25, p. 27-29, 2007. ROSA, L. D. Aplicação de Metodologias Alternativas Para uma Aprendizagem Significativa no Ensino de química. 2012. Dissertação (Especialização em Ensino na Educação Básica) – Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2012. RUSSEL, J. B. Química Geral. 2 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1994. SCHWAHN, M. C. A.; OAIGEN, E. R. O Uso do Laboratório de Ensino de Química como Ferramenta: investigando as concepções de licenciandos em Química sobre o Predizer, Observar, Explicar (POE). Acta Scientiae, v.10, n.2, 2008. SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, N. M. M. A Música e o Ensino de Química. Química Nova na Escola, n.28, p. 28-31, 2008. TREVISAN, T. S.; MARTINS, P. L. O. A Prática Pedagógica do Professor de Química: possibilidades e limites. UNIRevista, v.1, n.2, 2006.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2897-
dc.description.abstractCurrently, chemistry teaching has been a constant challenge faced by the teachers, and one of the reasons is related to the lack of motivation and interest of students for this science. The diversification in the use of teaching resources is an attempt to overcome the lack of interest in chemistry and promote meaningful education. In this study, alternative methodologies were applied as instruments for mediating the teaching-learning process, such as the theater, parodies, and experimental classes aiming to complement the traditional chemistry teaching. Therefore, the methodologies used as a source of intervention for students from two classes of the ninth grade of a elementary school, partner of the State University of Piauí through PIBID. The results were analyzed through questionnaires given to students, in which showed that there was a significant improvement in their learning skills, and the development of personal skills issues as teamwork and expression in public of students. It might be noted that the difficulties in learning chemistry issues could be overcome by the inclusion of alternative methodologies. Keywords: Alternative methodologies. Pibid. Chemistry teaching.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMetodologias Alternativaspt_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectEnsino de Química.pt_BR
dc.titleTeatro, musical e atividades experimentais metodologias alternativas para o ensino de químicapt_BR
dc.title.alternativeTheater, Musical and Experimental Activities: Alternative Methods for Chemistry Teachingpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T21:24:22Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage143pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage130pt_BR
dc.description.resumoAtualmente ensinar química vem sendo um desafio constante enfrentado pelos professores, e uma das razões está relacionado com a desmotivação e o desinteresse dos alunos por esta ciência. Uma tentativa de superar “a apatia” pela química e promover um ensino significativo é a diversificação no uso dos recursos didáticos. Neste estudo, utilizaram-se mediadores do processo ensino-aprendizagem, tais como o teatro, paródias e aulas experimentais objetivando superar o ensino tradicional de química. Para tanto, as metodologias utilizadas como fonte de intervenção, para educandos de duas turmas de nono ano do ensino fundamental, escola esta, parceira do PIBID da Universidade Estadual do Piauí. Os resultados foram analisados através de questionários aplicados aos alunos, nos quais mostraram que houve uma melhoria expressiva no rendimento de aprendizagem, bem como no desenvolvimento de habilidades de questões pessoais como trabalho em grupo e expressividade em público dos educandos. Pôde-se constatar que as dificuldades em aprender assuntos voltados para química puderam ser superadas pela inserção das metodologias alternativas. Palavras chave: metodologias alternativas. pibid. ensino de química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Appears in Collections:Revista Areté - Artigos de Periódicos



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons