DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2897
Título: Teatro, musical e atividades experimentais metodologias alternativas para o ensino de química
Título(s) alternativo(s): Theater, Musical and Experimental Activities: Alternative Methods for Chemistry Teaching
Autor(es): Andrade, Laiane Viana de
Pontes, Naiana Machado
Oliveira, Antonio Leonel de
Uchôa, Valdiléia Teixeira
Palavras-chave: Metodologias Alternativas;PIBID;Ensino de Química.
Data do documento: 3-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARROIO, A.; HONÓRIO, K.M.; WEBER, K.C.; HOMEM-DE-MELLO, P.; WGAMBARDELLA, M.T.P; SILVA, A.B.F. O Show da Química: motivando o interesse científico. Química Nova, v.29, n.1, p. 173-178, 2006. BEGO, A. M.; SALVADOR, G.; GERMANO, A. M.; Gomes, N. E.; CENTURION, E. H. B.; IBRAHIM, J. Condicionantes sobre o Trabalho Docente: a utilização de atividades experimentais em uma rede escolar pública municipal. Química Nova na Escola, v.36, n.3, p. 176-184, 2014. CARVALHO, A.M.P.; PÉREZ, G. D. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000. DINIZ, G. J. R. Psicodrama Pedagógico e Teatro-Educação: seu valor psicopedagógico. São Paulo: Icone, 1995. DINIZ, J. A. I.; SOUSA, K. M. O.; OLIVEIRA, C. B. Avaliação Sobre a Importância de Aulas Práticas no Processo de Ensino Aprendizagem. In: 9º SIMPEQUI. Julho, 2011, Natal. Anais. Rio Grande do Norte: SIMPEQUI, 2011. FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v.32, n.2, p. 101-106, 2010. FERREIRA, M. Como Usar a Música em Sala de Aula. 7 ed. São Paulo: Contexto, 2010. FONSECA, M. R. M. Química: meio ambiente, cidadania, tecnologia. São Paulo: Editora FTD, p. 115, 2010. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. 35 ed. São Paulo: Paz e Terra, p. 148, 2003. JAPIASSU, R. Metodologias do ensino do teatro. Campinas: Papirus, 2001. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 143 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.130-143 | jan-jul | 2016 LIMA, J. O. G. Perspectivas de Novas Metodologias no Ensino de Química. Revista Espaço Acadêmico, v.12, n.136, p. 95-101, 2012. MALDANER, O. A. A formação Inicial e Continuada de Professores de Química: professores/pesquisadores. 4 ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2013. MARTINS, N. B.; SCHUTZ, M. D.; RIGO, M.; TROIAN, A.; RANGEL, E. F. M. A Utilização da Música como Prática de Ensino nos Livros Didáticos. Vivências, v.5, n.8, p. 77-83, 2009. MESSEDER N., H. S.; PINHEIRO, B. C. S.; ROQUE, N. F. Improvisações Teatrais no Ensino de Química: interface entre teatro e ciência na sala de aula. Química Nova na Escola, v.35, n.2, p. 100-106, 2013. MIRANDA, S. No Fascínio do Jogo, a Alegria de Aprender. Linhas Críticas, v.8, n.14, p. 21-34, 2002. MOREIRA, M. A.; LEVANDOWSKI, C. E. Diferentes Abordagens ao Ensino de Laboratório. Ed. Da Universidade/UFRGS: Porto Alegre, 1983. MORTIMER, E.F.; MACHADO, A.H.; ROMANELLI, L.I. A Proposta Curricular de Química do Estado de Minas Gerais: fundamentos e pressupostos. Química Nova, v.23, n.2, p. 273-283, 2000. OLIVEIRA, A. S.; SOARES, M. H. F. B. Júri Químico: uma atividade lúdica para discutir conceitos químicos. Química Nova na Escola, n.21, p. 18-24, 2005. PAULETTI, F. Entraves ao Ensino de Química: apontando meios para potencializar este ensino. Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v.5, n.8, p.98-107, 2012. ROQUE, N. F. Química por Meio do Teatro. Química Nova na Escola, n.25, p. 27-29, 2007. ROSA, L. D. Aplicação de Metodologias Alternativas Para uma Aprendizagem Significativa no Ensino de química. 2012. Dissertação (Especialização em Ensino na Educação Básica) – Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2012. RUSSEL, J. B. Química Geral. 2 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1994. SCHWAHN, M. C. A.; OAIGEN, E. R. O Uso do Laboratório de Ensino de Química como Ferramenta: investigando as concepções de licenciandos em Química sobre o Predizer, Observar, Explicar (POE). Acta Scientiae, v.10, n.2, 2008. SILVEIRA, M. P.; KIOURANIS, N. M. M. A Música e o Ensino de Química. Química Nova na Escola, n.28, p. 28-31, 2008. TREVISAN, T. S.; MARTINS, P. L. O. A Prática Pedagógica do Professor de Química: possibilidades e limites. UNIRevista, v.1, n.2, 2006.
Resumo: Atualmente ensinar química vem sendo um desafio constante enfrentado pelos professores, e uma das razões está relacionado com a desmotivação e o desinteresse dos alunos por esta ciência. Uma tentativa de superar “a apatia” pela química e promover um ensino significativo é a diversificação no uso dos recursos didáticos. Neste estudo, utilizaram-se mediadores do processo ensino-aprendizagem, tais como o teatro, paródias e aulas experimentais objetivando superar o ensino tradicional de química. Para tanto, as metodologias utilizadas como fonte de intervenção, para educandos de duas turmas de nono ano do ensino fundamental, escola esta, parceira do PIBID da Universidade Estadual do Piauí. Os resultados foram analisados através de questionários aplicados aos alunos, nos quais mostraram que houve uma melhoria expressiva no rendimento de aprendizagem, bem como no desenvolvimento de habilidades de questões pessoais como trabalho em grupo e expressividade em público dos educandos. Pôde-se constatar que as dificuldades em aprender assuntos voltados para química puderam ser superadas pela inserção das metodologias alternativas. Palavras chave: metodologias alternativas. pibid. ensino de química.
Abstract: Currently, chemistry teaching has been a constant challenge faced by the teachers, and one of the reasons is related to the lack of motivation and interest of students for this science. The diversification in the use of teaching resources is an attempt to overcome the lack of interest in chemistry and promote meaningful education. In this study, alternative methodologies were applied as instruments for mediating the teaching-learning process, such as the theater, parodies, and experimental classes aiming to complement the traditional chemistry teaching. Therefore, the methodologies used as a source of intervention for students from two classes of the ninth grade of a elementary school, partner of the State University of Piauí through PIBID. The results were analyzed through questionnaires given to students, in which showed that there was a significant improvement in their learning skills, and the development of personal skills issues as teamwork and expression in public of students. It might be noted that the difficulties in learning chemistry issues could be overcome by the inclusion of alternative methodologies. Keywords: Alternative methodologies. Pibid. Chemistry teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2897
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Teatro, musical e atividades experimentais metodologias alternativas para o ensino de química.pdf562,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons