DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2886
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria Edna Neres-
dc.contributor.authorSilva, Carlos Alberto Borges da-
dc.contributor.authorSilva, Josias Ferreira da-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-20T14:14:07Z-
dc.date.issued2016-05-05-
dc.identifier.citationALMEIDA E. B. de; ALONSO M. (Orgs.) Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007. ALTENFELDER A. H.; et.al. Ensinar e aprender no mundo digital: fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital. São Paulo: Cenpec, 2011. BORGES NETO, H. Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola. Revista Educação em Debate, v.1, n.27, Fortaleza, 1999. BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 195 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.182-196 | jan-jul | 2016 BRASIL, Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997. BRUNO, E. B. G., et.al. O coordenador pedagógico e a formação docente. 7 ed. São Paulo: Loyola 2006. CARVALHO, M. J. S. Gestão de conhecimentos e as teorias da informação e comunicação: a pedagogia que se tem dá conta disto? VIII Encontro Nacional do Proinfo – Tecnologia: um caminho a trilhar, Camboriú/SC: MEC/Proinfo, 2002. DELIZOICOV, D. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011. DELORS, J. (Coord.). Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: UNESCO/MEC, 1998. FERRARETTO, L. A. KLÖCKNER, L.E o rádio? Novos horizontes midiáticos. Porto Alegre: Edipucrs, 2010. FROMM, E. A Revolução da Esperança: por uma tecnologia humanizada. 5 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1984. GHEDIN, E. (org.) - Currículo, avaliação e gestão por projetos no ensino médio. Manaus: Travessia/ Seduc, 2007. GRINSPUN, M. P. S. Z. (org.). Educação Tecnológica: desafios e perspectivas. 3 ed. São Paulo: Cortez, 2009. KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. 8 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012. LEITE, F. T. Metodologia cientifica: métodos e técnicas de pesquisa: monografias, dissertações, teses e livros- Aparecida, SP: Ideias & Letras: 2008. LEITE, L. S. (Coord.). Tecnologia educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Colaboração de Cláudia Lopes Pocho, Márcia de Medeiros Aguiar, Marisa Narcizo Sampaio. 2 ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2004. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência; trad. Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34,1993. LIBÂNEO, J. C. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. 2 ed. São Paulo: Cortez, 1998. MELO NETO, J. A. Tecnologia Educacional: formação de professores no labirinto de ciberespaço. Rio de Janeiro: MEMVAVMEM, 2007. MORAN, J. M. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Tecnologia Educacional. v.23, n.126, Rio de Janeiro: 1995. _______, J. M., MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 7 ed. São Paulo: Papirus, 2004. MORIN. E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2003. PEREIRA, N. A. Parecer sobre a proposta de um mestrado profissional. Parecer enviado à profa. Drª. Anna Maria Moog Rodrigues do Cefet. Rj. Rio de Janeiro: Cefet, 1996. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 196 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.182-196 | jan-jul | 2016 PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar / trad. Patrícia Chittoni Ramos. Porto Alegre: Artes Médicas sul, 2000. SAMPAIO, M. N. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1999. SHIMAMOTO, D. F. Para nós professores de ciências. Ijuí: ed. Unijuí, 2008. SOARES, C. S.; ALVES T. S. Sociedade da Informação no Brasil: inclusão digital e a importância do profissional de TI. 2008. 149p. Monografia (Graduação em Ciência da Computação) – Centro Universitário Carioca – UNI. CARIOCA Rio de Janeiro, 2008. Disponível em:<http://br.monografias.com/trabalhos-pdf/sociedade-informacao-inclusao-digital-profissional/sociedade-informacao-inclusao-digital-profissional.pdf> acesso 08.10.2014. TAJRA, S. F. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor na atualidade. 9 ed. Rev., atual e ampl. São Paulo: Érica, 2012. VALENTE, J. A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP. 1993. _________, J. A. et al. O computador na sociedade do Conhecimento. Campinas: NIED- UNICAMP, 1993. VIEIRA, A. T. et. al. Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2886-
dc.description.abstractThis study aims to reflect about the continuing training, and the importance of computational technologies to teaching and the possible obstacles regarding the use of the computer laboratories at school, as facilitator methodology for the Science teaching. It is a field study conducted with teachers and students of the 6th grade "B" of the state school "Maria de Lourdes Neves" in Boa Vista-Roraima. The theoretical framework is based on teachers, and experts whom discuss the use of Information and Communication Technologies (TICs) as a teaching tool in science teaching and learning. In the methodology, we used the technique of the mixed surveys with teachers, and students, in addition to an interview with the Coordinator of the Centre for Educational Technology-NET, in order to research about the teachers training to dealing with LINUX programs (open source). This is a descriptive research, applying some qualitative and quantitative data, and information to better explain certain administrative, and psychosocial phenomena of a school community, where the problem approach, and the data are qualitatively analyzed, in order to know, observe and describe the related phenomena as the applicability of technological resources in the acquisition of scientific knowledge. Keywords: Technology. Education. Science Education. Computer Laboratory.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectLaboratório de Informáticapt_BR
dc.titleRefletindo sobre a formação dos professores e o uso das tecnologias do laboratório de informáticapt_BR
dc.title.alternativeReflecting on the teachers training, and the use of technologies in the computer laboratorypt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-20T14:14:07Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage196pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage182pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo teve como objetivo fazer uma reflexão sobre a formação continuada e a importância das tecnologias computacionais para o ensino e os possíveis entraves quanto ao uso dos laboratórios de informática da escola, pesquisada como metodologia facilitadora para o ensino de ciências. Trata-se de um estudo de campo realizado com professores e alunos do 6º ano “B” da Escola Estadual Maria de Lourdes Neves em Boa Vista-Roraima. O referencial teórico está embasado em professores e especialistas que discutem o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta didática no ensino aprendizagem das ciências. Na metodologia foi usado à técnica dos questionários mistos para professores e alunos, além de uma entrevista com o coordenador do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE, para investigar a formação, capacitação dos professores em lidar com os programas do LINUX (software livre). É uma pesquisa descritiva, que faz uso de alguns dados e informações quali e quantitativas para melhor explicar determinados fenômenos administrativos e psicossociais de uma sociedade escolar, onde a abordagem do problema e os dados são analisados qualitativamente para que se possa conhecer, constatar e descrever os fenômenos relacionados quanto à aplicabilidade dos recursos tecnológicos na aquisição do conhecimento científico. Palavras-Chave: Tecnologia. Educação. Ensino de ciências. Laboratório de Informática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Refletindo sobre a formação dos professores e o uso das tecnologias do laboratório de informática.pdf206,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons