DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2883
Título: O ensino de ciências em espaços não formais a partir dos saberes locais em uma comunidade ribeirinha no município de Parintins-AM
Título(s) alternativo(s): Science teaching of in non-formal spaces, using local knowledge in a riparian community in the municipality of Parintins, Amazonas
Autor(es): Bruce, Maria Valcirlene de Souza
Costa, Lucinete Gadelha da
Aikawa, Monica Silva
Palavras-chave: Ensino de Ciências;Saberes Locais;Escola Ribeirinha
Data do documento: 28-Jan-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BASÍLIO, G. Os saberes locais e o novo currículo do ensino básico.2006 140f. Dissertação (Mestrado em Educação/Currículo) Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. CARVALHO, A. M. P. Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning, 2012. __________, A. M. P. (Org.) Ensino de Ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5. ed., rev.-Ijuí:Ed. Unijuí, 2011. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 1996. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011. DIEGUES, A. C. S. O mito moderno da natureza intocada. 4. ed. São Paulo. Hutitec, Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre populações humanas e áreas úmidas brasileiras, USP, 2004. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 12 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.01-12 | jan-jul | 2016 EMBRAPA. Sistema de Produção da bananeira irrigada. EMBRAPA Seminário, 4, julho/ 2009. MACHADO, M. M. S. Organização Social e Conflitos na Pesca no Complexo do Macuricanã - Parintins/Am. 2012 84f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Regional) Universidade Federal do Amazonas. SALATI, E. Amazônia: Integração e Ecologia. Editora Brasiliense. São Paulo, 1981. SOUZA, J. C. R. A geografia nas escolas das comunidades ribeirinhas de Parintins: entre o currículo, o cotidiano e os saberes tradicionais. 2013 245f. Tese (Doutorado em Geografia Física) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas- Universidade de São Paulo, 2013. STERNBERG, H. O. A água e o homem na várzea do Careiro. 2. ed. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi,1998. TIBURI, M. Aprender a pensar é descobrir o olhar. Artigo originalmente publicado pelo jornal do Margs, edição 103 (setembro/ outubro de 2005). Disponível em: <http://www.artenaescola.org.br/pesquise_artigos>. Acesso em: 15 dez. 2014. VIEIRA, V. S.Análise de espaços não formais e sua contribuição para o ensino de ciências. Rio de Janeiro, 2005. Tese de Doutorado- Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.
Resumo: diferentes dos percebidos nas áreas metropolitanas onde há um aglomerado de indústrias e urbanização com saneamento básico, transporte coletivo e infraestrutura. São comunidades amazônicas cujo ambiente é formado por floresta e braços de rio, mas que se organizam com sistemas de educação convencional, comerciais e instituições religiosas. Dentro dessa realidade destacamos uma experiência pedagógica realizada em espaços não formais incluindo os elementos naturais da fauna e flora local presentes na comunidade denominada Divino Espírito Santo, cujo objetivo envolve compreender a visão dos estudantes a respeito das aulas de ciências a partir da realidade local. A metodologia enveredou-se pela abordagem qualitativa de Chizzotti (1996), com as técnicas de observação participante com 17 estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental. Os resultados evidenciaram a contextualização dos saberes escolares, a partir da compreensão previa dos estudantes que facilitou a aproximação com os conhecimentos das ciências, assim como a inclusão dos saberes locais vivenciados em seu cotidiano na aula possibilitaram uma aprendizagem significativa neste imenso laboratório natural. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Saberes locais. Escola ribeirinha.
Abstract: The riparian communities of the floodplains in the Municipality of Parintins, Amazonas, present a very different context concerning to urbanization, basic sanitation, public transportation and infrastructure if comparing to metropolitan areas. These are Amazonian communities with an environment that consist of natural forest and river tributaries, but organized with conventional education systems, commerce, and religious institutions. In this context, we point out a pedagogical experience carried out in non-formal space, using natural elements of flora, and fauna in the riparian community "Holy Spirit", with the objective of understanding the vision of the students about Science classes according local situation. The methodology has a qualitative approach based on Chizzotti (1996), with participant observation techniques, with seventeen students from the sixth-grade of a elementary school. The results present that the contextualization of school knowledge based on the previous knowledge of the students facilitated the learning of sciences, so that the inclusion of local everyday experience, and knowledge within the class context enabled significant learning in this immense natural laboratory. Keywords: Science Teaching, Local knowledge, Riparian school.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2883
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons