DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Cirlande Cabral da-
dc.contributor.authorFachín-Terán, Augusto-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-19T22:03:03Z-
dc.date.issued2016-02-09-
dc.identifier.citationAPOLINÁRIO, F. Metodologia da Ciência filosofia e prática da pesquisa. São Paulo Cangage Learning, 2009 BETANCOURT, A. M. El taller educativo. Santa Fé de Bogotá, Colômbia: Gente Nueva, 1991. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação Qualitativa em Educação: uma introdução a teoria e nos métodos. Porto Alegre. Editora, 1994. CANDAU, V. M. (org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2008. ESTRELA, M. T. O lugar do sujeito na investigação qualitativa: algumas notas críticas. In: TRINDADE, V.; FAZENDA, I., LINHARES, C. (Orgs). Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande: Ed. UFMS, 1999. FAZENDA, I. Novos enfoques na pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 1991. FRANCO, Maria Laura Barbosa. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2003. GAMBOA, S. S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó: Argos, 2007. GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 4 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008. GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. São Paulo: Cortez,1995. GOMEZ, G. R.; FLORES, J. G.; JIMENEZ, E. G. Metodologia de la investigación cualitativa. Malaga Ediciones Aljibe, 1996. GONZAGA, A. M. Marcos Conceituais para o desenvolvimento da interdisciplinaridade. Revista Saber do Norte, v.1, p. 8-26, 2009. JANESICK, V. J. The choreography of qualitative research design: minuets, improvisations, and crystallization. In: DENZIN, N.; LINCOLN, Y (Orgs.) Handbook of qualitative research. 2nd.end. London: Sages, 2000. P. 379-399. LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: ANDRÉ, M. E. D. A. de (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 3. ed. Campinas: Papirus,. p. 27-54. 1, 2004 MERLEAU – PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. 3 ed. São Paulo Martins Fontes, 2006. MIALARET, G. Étude scientifique des situations d’éducation. L’année de La recherche en sciences de l’education, Paris: PUF, p. 7-31;185-193, 1998. MOREIRA, H.; CALEFFE, L. G.. Metodologia da pesquisa para o professor pesquisador. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. MONTEIRO, I. B.; AZEVEDO, R. O M.; REZENDE, M. R. K. (Orgs). Perspectivas teóricas da aprendizagem no Ensino de Ciências. Manaus: BK.Editora, 2009. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 281 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.269-281 | jan-jul | 2016 OLIVEIRA, M. M. de. Como Fazer Pesquisa Qualitativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2007. Perrone L. Metodi Quantitativi della Ricerca Sociale. Feltrinelli, Milão, 1977 SANDIN ESTEBAN, M. P. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre. AMGH, 2010. SÁNCHEZ GAMBOA, S. Fundamentos para la investigación educativa: presupuestos epistemológicos que orientan al investigador. Santa Fé de Bogotá: Cooperativa Editorial Magistério, 1998. SERRANO, G. P. Investigación Cualitativa. Retos e Interrogantes. I Métodos. Madrid: Editorial La Muralla, S. A. 1994. SERAPIONI, M. Métodos qualitativos e quantitativos na pesquisa social em saúde: algumas estratégias para a integração. Ciência & Saúde Coletiva, v.5, n.1, pp.187-192, 2000.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2880-
dc.description.abstractThis is an essay about what happens with most research professors, when they feel great distress when faced with what method should be used in their research work, which creates a great difficulty in educational research when it comes to designing an appropriate method to attend the objectives proposed by the researcher. Following this thought, we realize that even if they do not know it, he tells what he sees, hears, and feels. Including giving priority to the fact that almost there is no misses in their narratives, their conflicts, their uncertainties, and insecurities in ways that paths on his research. In short, he starts going against the procedure, demonstrating, through the own experience of the researcher, what happened to him for understanding the dimensions ontological, epistemological and theoretical and methodological dimension, leading to the multiple forms of resignifications made by him about the method. Keywords: Method, Reframes, Ontological Issuespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMétodopt_BR
dc.subjectRessignificaçõespt_BR
dc.subjectQuestões Ontológicaspt_BR
dc.titleO método na construção de uma trajetória investigativa na educação em ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe method to construct an investigative journey in science educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T22:03:03Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage281pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage269pt_BR
dc.description.resumoEnsaio a respeito do que acontece com a maioria dos professores pesquisadores, quando sentem uma grande aflição ao se depararem com qual método devem utilizar em seu trabalho de pesquisa, o que gera uma grande dificuldade nas pesquisas educacionais quando falamos em conceber um método apropriado que responda aos objetivos propostos pelo investigador. Na esteira desse pensamento, percebemos que o pesquisador, mesmo que não se dê conta, narra o que vê, o que ouve e o que sente. Inclusive priorizando-se o fato de que, quase não deixa escapar em suas narrativas, os seus conflitos, as suas incertezas, e as suas inseguranças nos caminhos que percorre quando investiga. Em suma, parte-se na contramão do procedimento descrito, demonstrando-se, através da vivência do próprio pesquisador, o ocorrido com ele durante a compreensão das dimensões ontológicas, teórico-epistemológicas e dimensão metodológica, culminando para as múltiplas formas de ressignificações feitas por ele sobre o método. Palavras-chave: Método, Ressignificações, Questões Ontológicaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O método na construção de uma trajetória investigativa na educação em ciências.pdf191,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons