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Título: Interdisciplinaridade no ensino da matemática contribuições à aprendizagem de função no 9°ano
Título(s) alternativo(s): Interdisciplinarity in the teaching of the Mathematics: contributions to the learning of Functions in the 9°Grade
Autor(es): Pereira, Olivia Alves
Mota, Denise Medim da
Palavras-chave: Ensino Fundamental;Aprendizagem em Matemática;Interdisciplinaridade
Data do documento: 4-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALVES, A. Interdisciplinaridade e matemática. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). O que é interdisciplinaridade? São Paulo: Cortez, 2008. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC /SEF, 1998. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 99 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.86-99 | jan-jul | 2016 _______. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008. COSTA, Y. G.; BARBOSA, I. S. Matemática & interdisciplinaridade: possibilidades e desafios. Curitiba: Appris, 2013. FAZENDA, I. C. A. (org.). Didática e interdisciplinaridade. 17 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012. FERREIRA, S. L. Introduzindo a noção de interdisciplinaridade. In: Fazenda, I. C. A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011. FONSECA, L. S. Aprendizagem em Trigonometria: obstáculos, sentido e mobilizações. São Cristóvão: Editora UFS, Aracaju: Fundação Oviêdo Teixeira, 2010. LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). Didática e interdisciplinaridade. 17 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012. LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. PEÑA, M. L. D. J. Interdisciplinaridade: questão de atitude. In: Fazenda, I. C. A. (Org.). Práticas interdisciplinares na escola. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2011. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013. SOUZA, J. R. Novo olhar matemática. 2 ed. São Paulo: FTD, 2013. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 15 ed. São Paulo: Cortez, 2007. TOMAZ, V. S.; DAVID, M. M. M. S. Interdisciplinaridade e aprendizagem da Matemática em sala de aula. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2012. VIANNA, H. M. Pesquisa em educação: a observação. Brasília: Liber Livro Editora, 2007.
Resumo: O presente artigo apresenta os resultados obtidos na pesquisa desenvolvida em uma turma do 9° Ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual São José na cidade de Tefé-AM. Teve-se como objetivo compreender as contribuições da Interdisciplinaridade na aprendizagem de Função. Para a efetivação desta pesquisa foram realizadas 14 (quatorze) intervenções, sendo 2 (duas) desenvolvidas empregando-se a metodologia de ensino tradicional e 8 (oito) a proposta interdisciplinar. Nesta proposta articulou-se Matemática com Geografia através do estudo das Migrações no Brasil para trabalhar o conteúdo “Introdução ao estudo de Função: Localização de pontos no Plano Cartesiano”. Como abordagem metodológica utilizou-se a pesquisa qualitativa e como modalidade a pesquisa-ação. A técnica e os instrumentos de coleta de dados foram: observação participante, pré-teste, pós-teste, e registros dos alunos. Os resultados obtidos sinalizam que por meio de práticas interdisciplinares os alunos apresentam maior interesse pelas aulas de Matemática, participam mais das atividades e, além disso, desenvolvem a habilidade de transferir conhecimentos, pois conseguem atribuir sentido àquilo que é ensinado. Palavras-chave: Ensino Fundamental. Aprendizagem em Matemática. Interdisciplinaridade.
Abstract: This work presents the results obtained in the research developed in 9° grade class in "São José" state school, in the city of Tefé. This study aims to understand the contributions of Interdisciplinarity in the learning of Mathematical Functions. For this purpose, carried out fourteen activities, two using the traditional teaching methodology, and eight the interdisciplinary proposal. In this proposal, we linked Mathematics with Geography through the study of the Migrations in Brazil, in order to study the content "Introduction to the study of Function: Location of points in the Cartesian Plane". In the methodology, we applied the qualitative research in the research-action modality. In the technique, and the instruments of data collection, we used participant observation, previous test, and a after test, and the records of the students. The results present that through interdisciplinary practices, the students present larger interest on the Mathematics classes, increase the participation of the students, and also, increase the ability to transfer knowledge, because they provide sense to what is taught. Keywords: Elementary school. Learning Mathematics. Interdisciplinarity.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2877
ISSN: 1984-7505
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