DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2876
Título: Formação do professor de matemática análises comparativas de oficinas envolvendo o geogebra
Título(s) alternativo(s): Mathematics Teacher Training: Comparative Analysis Involving the GeoGebra Workshops
Autor(es): Pereira, Renan Marques
Freitas, Adriano Vargas
Victer, Eline das Flores
Palavras-chave: Ensino de Matemática;Formação do Professor;Tecnologias Digitais;GeoGebra
Data do documento: 6-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: FERREIRA, L. Uma Proposta de Ensino de Geometria Hiperbólica: “Construção do Plano de Poincaré” com o uso do software GeoGebra. 2011. 291 f. Dissertação de Mestrado – Programa de Pós-Gradução em Educação para a Ciência e a Matemática, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2011. Disponível em: <http://www.dma.uem.br/igi/arquivos/artigo1.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2015. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. FREITAS, A. V. Mudanças na ação pedagógica do professor mediante a utilização de novas tecnologias. Educação em Destaque. Juiz de Fora: Minas Gerais, v.2, 2009. FREITAS, A. V.; LEITE, L. S. Com giz e laptop: da concepção à integração de políticas públicas de informática. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. GIRALDO, V.; CAETANO, P.; MATTOS, F. Recursos Computacionais no Ensino de Matemática. Rio de Janeiro: SBM, 2012. SILVA, J. C. A formação de professores em novas tecnologias da informação e comunicação no contexto dos novos programas de Matemática do Ensino Secundário. Universidade de Coimbra, 2013. Disponível em: <http://www.mat.uc.pt/~jaimecs/pessoal/matnti.html>. Acesso em: 24 mai. 2013.
Resumo: O artigo apresenta recorte de estudo qualitativo comparativo entre os resultados de duas oficinas oferecidas a professores: uma a licenciados e outra a professores em formação, ambos da área de matemática. A proposta envolveu atividades diversas desenvolvidas com recursos tecnológicos digitais, e foi norteada por dois questionamentos básicos: Quais são as novas demandas que esses recursos trazem para a formação/atuação deste profissional? O GeoGebra pode se apresentar como auxiliar para suas práticas pedagógicas em aulas de matemática? Dentre os resultados, puderam ser evidenciados: a percepção por parte do professor de que sua formação não se finda no momento de conclusão de sua graduação; a defesa da promoção de projetos envolvendo essa formação tenham espaços para propostas práticas a respeito da utilização de tecnologias digitais, e a análise de que este seria um possível caminho para que nossas escolas estivessem mais direcionadas aos objetivos e desejos das novas gerações de estudantes. Palavras Chave: Ensino de Matemática. Formação do Professor. Tecnologias Digitais. GeoGebra.
Abstract: This work presents a qualitative study that compares results achieved during two workshops, one conducted with mathematics teachers and another with undergraduate students in mathematics. The workshop proposal included several activities with digital technologies, and was guided by two basic questions: what are the new demands that digital technologies bring to the training and performance of teachers? Can GeoGebra support the practice of teachers during mathematics classes? With the results, it is possible to highlight three aspects: i) perception of the teachers that their training does not end at university graduation; ii) the promotion of projects involving practical proposals with the use of digital technologies; iii) the idea that workshops with digital technologies may be a way for our schools to connect with the goals, and needs of a new generations of students Keywords: Mathematics Teaching. Teachers Training. Digital technologies. GeoGebra
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2876
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Formação do professor de matemática análises comparativas de oficinas envolvendo o geogebra.pdf346,78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons