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Título: Formação continuada e modelagem matemática contribuições para a melhoria no ensino de matemática
Título(s) alternativo(s): Continued Training and Mathematical Modeling: Contributions to Improve the Teaching of Mathematics
Autor(es): Goulart, Erika Brandhuber
Neumann, Silvana Martins
Quartieri, Marli Teresinha
Palavras-chave: Formação Continuada;Modelagem Matemática;Ensino de Matemática
Data do documento: 8-Jan-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, L. M. W.; DIAS. R. Um estudo sobre o uso da Modelagem Matemática como estratégia de ensino e aprendizagem. In: Bolema – Boletim de Educação Matemática. v.17, n.22, p. 19-35, 2004. ARAÚJO, J. L. Brazilian research on modeling in mathematics education. ZDM – The International Journal on Mathematics Education, Eggenstein, Leopoldshafen, v.43, n.3-4, p.337-348, 2010. BARBOSA, J. C. Modelagem matemática e os professores: a questão da formação. Bolema, Rio Claro, n.15, p. 5-23, 2001. BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: Uma nova estratégia. 3 ed. Editora Contexto, 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 84 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.72-85 | jan-jul | 2016 BATISTA, M. C.; FUSINATO, P. A. A utilização da Modelagem Matemática como encaminhamento metodológico para o ensino de física. Revista de Ensino de Ciências e Matemática. v.6, n.2, p, 86-96, 2015. BEAN, D. O que é Modelagem Matemática? Educação Matemática em Revista. São Paulo, n. 9/10, p. 49-57, abr. 2001. BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, N. Modelagem Matemática no ensino. 3 ed. São Paulo: Contexto, 2007. BURAK, D. Modelagem matemática: ações e interações no processo de ensino e aprendizagem. 450f. Tese (doutorado educacional). Faculdade de Educação. Universidade de Campinas – Unicamp. Campinas, 1992. BURAK, D.; MARTINS, M. A. Modelagem Matemática nos anos iniciais da Educação Básica: Uma discussão necessária. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia. v.8, n.1, p. 92-111, 2015. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, 2014. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br>. Acessado em: 7 set. 2015. CHAVES, M. I. A. Modelando matematicamente questões ambientais relacionadas com a água a propósito do ensino-aprendizagem de funções na 1ª série do ensino médio. 151f. Dissertação de Mestrado em Ciências e Matemática. UFPA. 2005. DIAS, M. R. Uma experiência com modelagem matemática na formação continuada de professores. 121f. Dissertação de Mestrado. (Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2005. FERREIRA, C. R.; BURAK, D. Modelagem Matemática- Uma experiência com a formação continuada de professores utilizando a educação a distância online. In: X Encontro Nacional de Educação Matemática. Anais...Salvador Bahia, 2010. HERMÍNIO, M. H. G. B. O processo de escolha dos temas dos projetos de modelagem matemática. 139 f. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Rio Claro, SP. 2009. PAES, L. A. Números complexos: uma proposta didática baseada na modelagem matemática e em contextos históricos. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional)- Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2013. QUARTIERI, M. T. A Modelagem Matemática na escola básica: a mobilização do interesse do aluno e o privilegiamento da matemática escolar. 199f. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2012. SANTOS, F. A. Modelagem Matemática e bicicleta: proposta de ensino e de aprendizagem para os alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola no município de Santana-AP. 129f. Dissertação. Mestrado em Ensino de Ciências Exatas- UNIVATES, Lajeado, RS, 2015. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 85 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.72-85 | jan-jul | 2016 SILVA, L. A.; OLIVEIRA, A. M. P. As discussões entre formador e professor no planejamento do ambiente de Modelagem Matemática. Bolema. Rio Claro, SP. v.26, n.43, p. 1071-1101, 2012. SOARES, J. F.; CANDIAN, J. F. O efeito da escola básica brasileira: as evidências do PISA e do SAEB. Revista Contemporânea de Educação, v.2, n.4, 2007. SOUZA, M.; PROENÇA, R. Psicologia Escolar e Educacional em busca de novas perspectivas. Revista da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v.13, n.1, p. 179-182, 2009. SILVA, C.; KATO, L. A. Quais elementos caracterizam uma atividade de modelagem matemática na perspectiva sociocrítica? Bolema – Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, v.26, n.43, p.45-66, 2012. VIECELI, C. R. C. Modelagem Matemática: uma proposta para o ensino de matemática. 119f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.
Resumo: O presente artigo relata resultados decorrentes de um curso de formação continuada com foco em Modelagem Matemática, com intuito de compreender se esta metodologia contribui para a melhoria nos processos de ensino da Matemática. O estudo ocorreu em uma escola municipal de Ensino Fundamental do munícipio de Ariquemes, RO, contou com a participação de cinco professores de Matemática do Ensino Fundamental. Trata-se de estudo de caso de caráter qualitativo. Os dados foram coletados por meio de questionários, diário de campo, gravações de discussões dos encontros, relatórios dos participantes. Na análise dos dados ficou evidenciado que o curso de formação promoveu a inserção da Modelagem Matemática nas aulas dos professores e isso resultou em uma melhora na participação, interesse e assimilação dos conteúdos matemáticos trabalhados, bem como maior dinamismo no trabalho do professor. Palavras chave: Formação continuada. Modelagem Matemática. Ensino de Matemática
Abstract: This article reports the results from a continued training course focused in Mathematical Modeling and intended to understand whether this methodology contributes to improve the processes in the teaching of Mathematics. The study case has a qualitative approach, and took place in a municipal Elementary Education school in the municipality of Ariquemes, RO, with the participation of five teachers of Elementary Level Mathematics. The data were collected through questionnaires, field diary and participant reporting. From the data analysis, it was shown evident that the training course promoted the insertion of Mathematical Modeling into the teachers’ classes, which resulted in an improvement in participation, interest and assimilation of mathematical contents that were worked on, as well as increased dynamism in the teacher’s work. Keywords: Continued Training. Mathematical Modeling. Teaching of Mathematics
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2875
ISSN: 1984-7505
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