DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBeltrão, Isabel do Socorro Lobato-
dc.contributor.authorGonzaga, Amarildo Menezes-
dc.contributor.authorBarbosa, Ierecê dos Santos-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-19T21:52:07Z-
dc.date.issued2016-03-25-
dc.identifier.citationALVARADO-PRADA, L. E.; FREITAS, T. C.; FREITAS, C. A. Formação continuada de professores: alguns conceitos, interesses, necessidades e propostas. Rev. Diálogo Educação, Curitiba, v.10, n.30, p.367-387, ago. 2010. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 60 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.48-60 | jan-jul | 2016 BRASIL. Decreto nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Legislação Básica. 2 ed. Brasília. PROEP, 1998. CAPRA, F. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cortez, 1996. CARRILHO, M. M. Epistemologia: Posições e Críticas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1991. CHIZZOTTI, A. A pesquisa e seus fundamentos filosóficos. São Paulo: Cortez, 2005. CRESWELL, J. W. Projeto de Pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Tradução: Luciana de Oliveira Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. ESTEBAN, M. P. S. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. São Paulo: McGraw-Hill, 2010. GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011. GATTI, B. A. et al. Atratividade da carreira docente no Brasil. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2009. Relatório de pesquisa. IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Tradução: Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artmed, 2010. MATURANA, R. H. Ontologia da realidade. Belo Horizonte, UFMG, 2014. ______. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001. MATURANA, R. H.; VARELA, F. J. A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução: Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo, Pala Athenas, 2012. MORIN, E. Ciência com consciência. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2005. ______. A religação dos saberes. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2004. MOREIRA, D. A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Leraning, 2004. NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote. Instituto de Inovação Educacional, 2007. PRIGOGINE, I. O fim das certezas: tempo, caos e as leis da natureza. Tradução: Roberto Leal Ferreira. São Paulo: UNESP, 1996. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de Pesquisa. Tradução: Daisy Vaz Morais. 5 ed. Porto Alegre, RS: Penso, 2013. SANTOS, B. S. Introdução a uma ciência pós-moderna. 3 ed Porto: Afrontamento, 1993. ______. Um discurso sobre as ciências. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2008. SERRANO, G. P. Investigación cualitativa retos e interrogantes: métodos. Madri, Editorial La Muralla S.A., 1998. TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 12. ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2011.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2871-
dc.description.abstractStudy arising from a discipline in the doctorate in Education in Science and Mathematics, aiming to conduct a critical analysis from the ontological, theoretical and epistemological, and methodological dimensions of our history of teacher training, seeking to give a new meaning to knowledge, to overcome beliefs built in the training process. It highlights elements correlated to Education in Science and Mathematics, from conceptions on teaching knowledge that Mathematics teachers say is necessary for their practice with high school students. For this purpose, we used bibliographical research, relevant at the first stage to teachers training, and at the second stage, specific to teaching knowledge, as object/phenomenon of our research. The results indicate the need for complementary relationship between scientific and theoretical-epistemological propositions, with the possibility of giving new meaning and producing knowledge, constituting the reflective perspective as delimiter of the teaching action. Keywords: Education in Science and Mathematics, Teachers training, Teaching knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectSaberes Docentespt_BR
dc.titleConcepções de formação do professor de matemática ressignificando práticaspt_BR
dc.title.alternativeConceptions of training of mathematics teacher: resignifying the practicespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:52:07Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage60pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage48pt_BR
dc.description.resumoEstudo decorrente de uma disciplina no Doutorado em Educação em Ciências e Matemática, com objetivo de fazer uma análise crítica a partir das dimensões ontológica, teórico-epistemológica e metodológica, sobre trajetória de formação docente, buscando ressignificar saberes, para superar crenças construídas no percurso formativo. Destacam-se elementos correlacionados à Educação em Ciências e Matemática, a partir de concepções acerca dos saberes docentes que os professores de Matemática dizem ser necessários para sua prática pedagógica com estudantes do Ensino Médio. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, no primeiro momento pertinente a formação docente, e, no segundo, específico aos saberes docente, enquanto objeto/fenômeno de nossa pesquisa. Os resultados apontam a necessidade de estabelecer relação complementar entre proposições científicas e teóricas-epistemológicas, com possibilidades de ressignificar e produzir saberes, constituindo-se a perspectiva reflexiva como definidora da ação docente. Palavras-chave: Educação em Ciências e Matemática. Formação de professores. Saberes docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Concepções de formação do professor de matemática ressignificando práticas.pdf233,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons