DSpace logo

Bitte benutzen Sie diese Kennung, um auf die Ressource zu verweisen: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2870
Langanzeige der Metadaten
DC ElementWertSprache
dc.contributor.authorLima, Ivanilda Moraes-
dc.contributor.authorOliveira, Adriano Teixeira de-
dc.contributor.authorMartins, Lizandra Vieira-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-19T21:50:33Z-
dc.date.issued2016-05-30-
dc.identifier.citationANDRÉ, M.E.D.A. Etnografia da Prática Escolar. 7 ed. Campinas: Papirus, 128p, 2002. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Educational Psychology: A Cognitive view. Nova York: Holt, Rinehardt & Winston, 1978. BIZZO, N. M. V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2000. BIZZO, N. M. V. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Ática, 2007. BORGES, A. T. O papel do laboratório no ensino de ciências. In: MOREIRA, M. A.; ZYLBERSZTA J. N. A.; DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. P. Atlas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Editora da Universidade – UFRGS, Porto Alegre, RS, 2-11, 1997. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A. Metodologia do ensino de ciências. São Paulo: Cortez, 1999. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário Aurélio versão 5.0 – Dicionário Eletrônico [CD-ROM], Positivo Informática, 2004. FERREIRA, M. A. M. P. Ciência e interdisciplinaridade. In: FAZENDA, I. C. A. (Coord.). Práticas interdisciplinares na escola. 8 ed. São Paulo: Cortez, 158p, 2001. FOUREZ, G. Crise no Ensino de Ciências? Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.8, n.2, 2003. GABEL, D. Handbook of Research on Science Teaching and Learning. New York: Simon & Schuster Macmillan, 1994. GONÇALVES, T.V.O. Feiras de ciências e formação de professores. In: PAVÃO, A. C.; FREITAS, D. Quanta ciência há no ensino de ciências. São Carlos: EduFSCar, 2008. HODSON, D. Teaching and learning science.Buckingham: Open University Press, 1998. HOERNIG, A.M.; PEREIRA, A.B. As aulas de ciências iniciando pela prática: o que pensam os alunos. Canoas, RS: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, 2005. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 47 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.38-47 | jan-jul | 2016 KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. 2 ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008. LAZZARI, K. T.; MUCELIN, C. A. A Experimentação no Processo Ensinoaprendizagem. Maringá: CEFET-PR, 2005. LEMBO, J.M. Por que falham os professores. São Paulo: E.P.U., 124p, 1975. MORAES, R. Debatendo o ensino de ciências e as feiras de ciências. Boletim Técnico do Procirs. Porto Alegre, v.2, n.5, p. 18-20, 1986. MORENO, M. Temas transversais: um ensino voltado para o futuro. In: BUSQUETS, M. D. et al. Temas transversais em Educação: Bases para uma formação integral. 5. ed. São Paulo: Ática, 200 p, 1999. PESSOA, O.F. Os Caminhos da Vida. São Paulo: Scipione, 2001. SILVA, G. M. Metodologia de Ensino de Disciplinas da Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do Ensino Médio: Física, Química e Biologia (Tuma de Aprofundamento). In: MATOS, M. S. (Coord.). Teia do Saber. São Paulo: USP, 2005. STARK, J.; TONIN, L. H.; FLORES, M. L. T. Importância dos Laboratórios de Ensino de Ciências Naturais Desenvolvidos em Escolas de Educação Básica. In: II Congresso Internacional de Educação Cientifica e Tecnológica, 2012. Santo Ângelo: URI, 27-29 jun. 2012. TAPIA, J. A.; MONTEIRO, I. Orientação motivacional e estratégias motivadoras na aprendizagem escolar. p. 177‐92. In: COLL, C.; MARCHESI, A.; PALÁCIOS, J. (Orgs.). Desenvolvimento psicológico e educação 2: psicologia da educação escolar, Porto Alegre: Artes Médicas, 2003. TOBIN, K.; FRASER, B. J. Qualitative and quantitative landscapes of classroom learning environments. In: FRASER, B. J.; TOBIN, K. G. (Eds.). The international handbook of science education. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 623-640, 1998. WELLINGTON, J. J. Practical Work in School Science: which way now? London: Routledge, 293p, 1998.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2870-
dc.description.abstractThis study aims to address the importance of differentiated classes of Natural Sciences, in the perception of students and teachers of elementary school II in two public schools in the city of Manacapuru, Amazonas. Questionnaires were applied to Natural Science teachers and students to know the importance that they attach to these different activities, how frequently, the difficulties encountered, and suggestions from teachers and students. The results showed that the teachers and students consider these activities an essential tool for improving the teaching-learning process. Despite the uncommonly, when applied show to be insufficient and restricted to films and preparation of drawings, and therefore little impetus. When done effectively, these activities contribute to pique the interest of students by discipline, stimulating their curiosity and providing a meaningful learning, thus deserving greater application in the classroom. Keywords: Education. Learning. Practice. Natural Science Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciências Naturaispt_BR
dc.titleAulas diferenciadas em ciências naturaispt_BR
dc.title.alternativeClasses differentiated in Natural Sciencespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:50:33Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage47pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage38pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por finalidade abordar a importância das aulas diferenciadas de Ciências Naturais, sob a percepção de alunos e professores do Ensino Fundamental II em duas escolas públicas do município de Manacapuru, Amazonas. Foram aplicados questionários a professores de Ciências Naturais e alunos para saber a importância que os mesmos atribuem a essas atividades diferenciadas, qual a frequência, as dificuldades enfrentadas, além de sugestões dos docentes e alunos. Os resultados apontaram que os docentes e discentes consideram essas atividades uma ferramenta imprescindível para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Apesar da pouca frequência, quando aplicadas mostrarem-se insuficientes e restritas a filmes e elaboração de desenhos, sendo, portanto, pouco dinamizadas. Quando realizadas de forma efetiva, essas atividades contribuem para despertar o interesse do aluno pela disciplina, estimulando sua curiosidade e proporcionando uma aprendizagem significativa, merecendo assim maior aplicação em sala de aula. Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Prática. Ensino de Ciências Naturais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Enthalten in den Sammlungen:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Dateien zu dieser Ressource:
Datei Beschreibung GrößeFormat 
Aulas diferenciadas em ciências naturais.pdf282,14 kBAdobe PDFÖffnen/Anzeigen


Diese Ressource wurde unter folgender Copyright-Bestimmung veröffentlicht: Lizenz von Creative Commons Creative Commons