DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2869
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Rita de Cássia Silva-
dc.contributor.authorLima, Régia Chacon Pessoa de-
dc.contributor.authorDelgado, Oscar Tintorer-
dc.contributor.authorSouza, Juciel Silva-
dc.contributor.authorRizzatti, Ivanise Maria-
dc.contributor.authorOliveira, Josimara Cristina de Carvalho-
dc.date.available2020-07-15-
dc.date.available2020-07-19T21:49:30Z-
dc.date.issued2016-01-14-
dc.identifier.citationAXT. R.; MOREIRA, M. A. O ensino experimental e a questão do equipamento de baixo custo. Porto Alegre, vol. 13. dez /1991. p. 97- 103. Disponível em: <http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol13a08.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2014. ESPINOZA, A. M. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação dos alunos. Tradução Camila Bogéa São Paulo: Ática, 2010. GIORDAN, M. O papel da Experimentação no Ensino de Ciências. química nova na escola. n.10, p.43-49, 1999. Disponível em: <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc10/pesquisa.pdf>. Acesso em: 9 jan. 2015. GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: caminhos e descaminhos rumo à aprendizagem significativa. Química Nova na Escola. v.31, n.3, p.198-202,2009. Disponível em: <http://webeduc.mec.gov.br/portaldoprofessor/quimica/sbq/QNEsc31_3/08-RSA- 4107.pdf >. Acesso em: 5 jan. 2015. LABURÚ, C. E. Fundamentos para um Experimento Cativante. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.23, n.3, p. 382-404, 2006. MATEUS, A. L. Química na cabeça: experiências espetaculares para você fazer em casa ou na escola. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. SERAFIM, M. C. A falácia da dicotomia teoria-prática. Rev. Espaço Acadêmico,7. Disponível em: <www.espacoacademico.com.br/007/07mauricio.htm>. 2001. Acesso em: 18 jun. 2015. Sociedade Brasileira de Química. A química perto de você: experimentos de baixo custo para a sala de aula do ensino fundamental e médio. / Organizador: Sociedade Brasileira de Química. – São Paulo: Sociedade Brasileira de Química, 2010. 146p. il.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2869-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the conception of graduate students in science education about the use of experimentation with alternative materials in practical classes, in order to contribute to the teaching and learning of Science in basic education. This research was carried out in 2014 in the chemistry laboratory of the State University of Roraima, during the classes of the subject "Experimentation in Science Education" with the participation of 8 graduate students from the areas of Chemistry, Physics, and Pedagogy. The activity consisted of the development of two experiments, which addressed concepts were discussed based on previous knowledge of the participants. After the activity, a questionnaire was applied, which analysis revealed the importance of experimental classes in a participatory and meaningful learning perspective. The results showed that most of the material was considered interesting and the use of experimentation is an important activity for the teaching-learning process. Keywords: Science teaching. Teaching-learning. Laboratories.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectLaboratóriopt_BR
dc.titleAs concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeThe conceptions of graduate students about the importance of experimentation in Science educationpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:49:30Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage307pt_BR
dc.citation.issue18pt_BR
dc.citation.spage298pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo investigar a concepção de estudantes da pós-graduação em ensino de ciências sobre o uso de experimentação com materiais alternativos, no intuito de colaborar com o ensino-aprendizagem na educação básica. A pesquisa ocorreu no ano de 2014 no laboratório de química da Universidade Estadual de Roraima, durante as aulas da disciplina “A experimentação no Ensino de ciências”, com a participação de 08 estudantes, com formações nas áreas de química, física e pedagogia. A atividade consistiu na demonstração de dois experimentos, cujos conceitos abordados foram debatidos a partir dos conhecimentos prévios dos sujeitos. Após a atividade aplicou-se um questionário, com o qual comprovou-se a importância das aulas experimentais numa perspectiva de aprendizagem participativa e significativa. Os resultados obtidos demonstraram que grande parte do material foi considerado interessante e que o uso da experimentação é uma atividade importante para o processo ensino-aprendizagem. Palavras-chave: ensino de ciências. ensino-aprendizagem. laboratório.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
As concepções de estudantes da pós-graduação sobre a importância da experimentação no ensino de ciências.pdf253,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons