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Título: A pesquisa narrativa e (auto) biográfica e a investigação sobre a formação de professores de ciências e matemática
Título(s) alternativo(s): The narrative and (auto) biographical research, and the study of the training of science and mathematics teachers
Autor(es): Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Palma, Rute Cristina Domingos da
Palavras-chave: Pesquisa Narrativa;Professores de Ciências;Matemática;Amazônia Legal
Data do documento: 24-Fev-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAGÃO, R. M. R. de. Memórias de formação e docência: bases para pesquisa narrativa e biográfica. In: CHAVES, S. N.; BRITO, M. dos R. de (Orgs). Formação e Docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011. BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Amazônia em debate: oportunidades, desafios e soluções. Rio de Janeiro: BNDES, 2010. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação. Porto: Editora Porto, 1994. CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução: Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011. CHAVES, S. N. Memorial de formação: espaço de identidade, diferença, subjetivação. In: CHAVES, S. N.; BRITO, M. dos R. de (Orgs). Formação e Docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011. CHEVALLARD, Y. Analyse des pratiques enseignantes et didactique des mathématiques: l’approche anthropologique. Toulouse. 1998. Disponível em: <http://yves.chevallard.free.fr/spip/spip/article.php3?id_article=27>. Acessado em: 14 abril 2014. CINDRA, Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia – Câmara dos Deputados. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-permanentes/caindr/amazonia-legal/mais-informacoes-sobre-a-amazonia-legal. . Acessado em: 13 abril. 2015. GONÇALVES, T. V. O.; NARDI, R. Ocorrência de pesquisas narrativas sobre formação de professores de ciências e matemática no Brasil, de 2000 a 2010. Indagatio Didactica, Universidade de Aveiro, vol. 5(2), outubro 2013. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico 2010: resultados gerais da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável Brasil 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Mapa da Amazônia Legal. <http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/geografia/mapas_doc3.shtm>. Acessado em: 13 abr.2015. LÜDKE M.; ANDRÉ M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2 ed. Rio de Janeiro: EPU, 2013. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 243 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.229-243 | jan-jul | 2016 MARCELO, C. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação. n. 9. Set/Out/Nov/Dez, 1998. MARTINS, R. M. Aprendiz de professora: as narrativas sobre o processo de constituição da identidade docente dos licenciandos de matemática. Rondonópolis: UFMT, 2012 (Dissertação de Mestrado). MIZUKAMI, M. das G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2002. MONTEIRO, F. M. A.; CARDOSO, L. A. M.; MARIANI, F.. Implicações e Contribuições no Processo de Formação Inicial de Professores. In: XVI ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de ensino, 2012, Campinas. Didática e prática de Ensino: Compromisso com a Escola Pública, Laica, Gratuita e de Qualidade. Campinas: Unicamp, 2012. NASCIMENTO, G. R. do. Concepções de Ciência em narrativas de licenciandos em Química no Amazonas. Amazonas: UEA, 2011 (Dissertação de Mestrado). NÓVOA, A. Os professores e as histórias de sua vida. In: NÓVOA, A. (Org), et al. Vidas de Professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 1995. PAIVA, M. A. V. O professor de Matemática e sua formação: a busca da identidade profissional. In: NACARATO, A. M.; PAIVA, M. A. V. (Orgs). A formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. PEREIRA, J. C. de S. Análise praxeológica de conexões entre aritmética e álgebra no contexto do desenvolvimento profissional do professor de matemática. Pará: UFPA, 2012 (Dissertação de Mestrado). SABOIA, T. C. Hipóteses em aula: uma pesquisa narrativa em contexto de investigação experimental com estudantes do ensino fundamental. Pará: UFPA, 2012 (Dissertação de Mestrado). SANTOS, P. F. Violência escolar: o ponto de vista dos professores de Matemática. Pará: UFPA, 2011 (Dissertação de Mestrado). SANTOS, T. F. A. M. dos. Educação e desenvolvimento: que relação é essa? Trabalho & Educação. v. 23, n. 1, Belo Horizonte, jan-abr, 2014. P. 219-238. SILVA, S. S. A interface currículo-educação em ciências na Amazônia: narrativa de professores em formação continuada. Amazonas: UEA, 2012 (Dissertação de Mestrado). SOUZA, J. L. de. O que é Amazônia Legal. Desafios do Desenvolvimento. IPEA, Ano 5, nº 44, jun, 2008. SOUZA, E. C. Memória, (auto) biografia e formação. In: CHAVES, S. N.; BRITO, M. dos R. de (Orgs). Formação e Docência: perspectivas da pesquisa narrativa e autobiográfica. Belém: CEJUP, 2011.
Resumo: 02/2016) Resumo: Neste artigo, apresentamos uma discussão quanto à potencialidade e à presença de pesquisas de abordagem narrativa e (auto) biográfica no tocante à formação de professores de Ciências e Matemática no contexto da Amazônia Legal. Para tanto, realizamos um levantamento das pesquisas desenvolvidas, nessa área, e que utilizam-se dessa abordagem. Constatamos que há um número reduzido de trabalhos produzidos em instituições pertencentes à Amazônia Legal. No entanto, os temas abordados nas pesquisas são diversificados e interessantes, constituindo-se como importante ferramenta para (re)pensar a formação de professores. Palavras-chave: Pesquisa Narrativa e (auto)biográfica. Formação de professores de Ciências e Matemática. Amazônia Legal
Abstract: Legal. Abstract: This work presents a discussion about the potentiality and the presence of narrative and (auto) biographical approach to research regarding the training of science and mathematics teachers within the Legal Amazon context. Therefore, we conducted a survey of the researches developed in this area and which used this approach. We found that there is a small number of works produced in institutions belonging to the Legal Amazon. However, the topics covered in the research are diverse and interesting, constituting themselves as an important tool to (re)think the teacher formation. Keywords: Narrative and (auto) biographical research. Science and Mathematics teachers training. Legal Amazon
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2868
ISSN: 1984-7505
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