DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2867
Título: Transversalidade em matemática uma realidade possível na aprendizagem de função afim no 9° ano
Título(s) alternativo(s): Transversality in Mathematics: a possible opportunity for learning affine functions in 9° grade
Autor(es): Conceição, Luan da Silva
Mota, Denise Medim da
Palavras-chave: Transversalidade;Matemática;Função Afim
Data do documento: 16-Jun-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AZEVEDO, R. O. M. Ensino de Ciências e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta. 2008. 163p. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia). Universidade do Estado do Amazonas-UEA, 2008. BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF,1998. _____. Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/ SEF, 1998. DIONNE, H. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber Livro Editora, 2007. DUARTE, P. C. X. Caracterizando os Temas Transversais e incentivando sua utilização nas aulas de Matemática. Nucleus, Pouso Alegre, v.8, n. 2, p. 1-12, out. 2011. GUILGER, M. Os temas transversais como proposta para as atividades pedagógicas do professor eventual na escola pública. REB, Porto Feliz, v.7, n.2, p. 225 – 240, Nov. 2014. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 108 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.94-108 | jul-dez | 2016 KAWAMURA, E. M. Temas Transversais: contribuições para o ensino e aprendizagem de Matemática. 2009. 100p. Dissertação (Mestrado em Educação), Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Bandeirante de São Paulo, São Paulo, 2009. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011. LEITE, O. R. V. 7 segredos da didática da matemática. São Paulo: All Print Editora, 2012. LORENZATO, S. Para aprender matemática. Campinas, SP: Autores Associados, 2010. MARTINS, S. S. Modelagem matemática e temas transversais: mais uma possibilidade. 2008. 61 f. Monografia de conclusão de curso de graduação, Departamento de Matemática Pura e Aplicada do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008. MINAYO, M. C. S. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 33 ed. Petrópolis: Vozes, 2013. MONTEIRO, A.; JUNIOR, G. P. A matemática e os temas transversais. São Paulo: Moderna, 2001. MORAES, M. S. S. Educação Matemática e temas político-sociais. Campinas, SP: Autores Associados, 2008. PRESTINI, S. A. M. M. Transversalidade e Temas Transversais na Formação Inicial do Professor de Matemática. 2005. 89p. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005. SILVA, L. C. F. As dificuldades em aprender e ensinar matemática. 2009. 41 f. Monografia de Licenciatura em Matemática, Universidade Estadual de Goiás – UEG, Jussara, 2009. WALTER, T. P. Contribuições da educação matemática na leitura de dados estatísticos no exercício da cidadania. 2005. 64 f. Monografia de Pós-graduação, Especialização em Educação Matemática, Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC, Criciúma, 2005.
Resumo: Este artigo, cujo objetivo consistiu em compreender as contribuições de uma prática pedagógica na qual foi abordada a Transversalidade no processo ensino aprendizagem dos alunos do 9° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Corintho Borges Façanha - município de Tefé (AM) quanto ao conteúdo “Função Afim”, expõe resultados obtidos na pesquisa realizada em duas turmas (uma, onde se aplicou a metodologia tradicional e outra, a proposta transversal). No percurso metodológico utilizou-se abordagem de caráter qualitativo na modalidade da pesquisa-ação. Empregou-se como técnica de coleta de dados a observação participante e como instrumento, um teste. Os resultados alcançados evidenciam que a articulação da transversalidade ao conteúdo Função Afim fez com que os alunos aprendessem este conteúdo de forma contextualizada. Isto foi possível porque se trabalhou nas intervenções com contas de energia elétrica dos alunos, desse modo, pode-se relacionar o conteúdo ao cotidiano deles. Através da proposta transversal os alunos não adquiriram somente conhecimentos matemáticos, mas também desenvolveram autonomia para tomar decisões conscientes em relação ao consumo e desperdício de energia elétrica. Conclui-se, a partir destas constatações que a abordagem da transversalidade no ensino de Função Afim contribuiu para a formação integral do aluno. Palavras-chave: Transversalidade. Matemática. Função Afim.
Abstract: This article aims to present a study whose objective consisted on understanding the contributions of a pedagogic practice, in which Transversality was approached in the learning process of 9° grade students from Corintho Borges Façanha state School in the city of Tefé (AM), about the teaching of affine functions, with results obtained in the research carried out in two classrooms (the first one with traditional teaching and the other class with transversal methodology). The methodology had a qualitative approach and the modality of the research-action. we used participant observation for data gathering and a test as assessment instrument. The obtained results evidence that the articulation of transversality to the Affine Function content result in a contextualized learning for the students; this was possible because they worked with energy bills from their own homes in order to relate the content to their daily lives. Through the traversality proposal, the students acquired more than mathematical knowledge, but they also developed autonomy to take conscious decisions in relation to the consumption and electric power waste. In conclusion, based on these findings, we conclude that the tranversality approach in the teaching of affine function contributed to the integral formation of the student. Keywords: Transversality. Mathematics Affine function.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2867
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Transversalidade em matemática uma realidade possível na aprendizagem de função afim no 9° ano.pdf546,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons