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Title: Temas geradores no ensino de química na educação de jovens e adultos
Other Titles: Generators themes in chemistry teaching in adult education
Authors: Costa, Mauro Melo
Azevedo, Rosa Oliveira Marins
Del Pino, José Claudio
Keywords: Temas Geradores;Ensino de Química;Educação;Jovens e Adultos
Issue Date: 11-Oct-2016
Publisher: Universidade do Estado do Amazonas
Citation: BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma investigação às teorias e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994. BRASIL, Parecer CEB 11/2000. Diretrizes Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Brasília/DF, 2000. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. PCN+Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos PCN Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2002. BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília/DF, 2015. CAPECCHI, M. C. V. M. Problematização no ensino de Ciências. In: CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 21-39. CAVAGLIER, M. C. S. Plantas medicinais na Educação de Jovens e Adultos: uma proposta interdisciplinar para Biologia e Química. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IF-RJ, 2011. CHASSOT, A. I. Catalisando transformações na educação. 3 ed. Rio Grande do Sul: Editora Unijuí, 1995. CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 6 ed. São Paulo: Cortez, 2003. CORAZZA, S. M. Tema gerador: concepções e práticas. 3 ed. Ijuí: Editora Unijuí. 2003. COSTA, J. M; PINHEIRO, N. A. M. O ensino por meio de temas geradores: a educação pensada de forma contextualizada, problematizada e interdisciplinar. Revista Imagens da Educação, v.3, n.2, p. 37-44, 2013. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNANBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011. FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 49 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 56 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014b. FREITAS, O. Equipamentos e matérias didáticos. Brasília: Universidade de Brasília, 2007. GADOTTI, M.; E. R., J. (Orgs.) Educação de Jovens e Adultos: teoria, prática e proposta. 9 ed. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2007. GIL FLORES, I. Análisis de los datos cualitativos: aplicación a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994. GONZAGA, A. M. Abordagens sobre a pesquisa científica. Manaus: CEFET/BK Editora, 2007. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 161 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.147-161 | jul-dez | 2016 LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. LISOVSKI, L. A; TERRAZAN, E. A. As instituições de ensino superior e as escolas de educação básica na formação inicial dos professores de ciências naturais e biologia. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 6., Santa Maria, 2006. Atas... Santa Maria: Rio Grande do Sul, p. 1-8, 2006. MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. 2 ed. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 2011. OLIVEIRA, A. A.; DALY, D. C. Florestas do Rio Negro. São Paulo: Companhia das Letras: UNIP, 2001. OLIVEIRA, C. M. A. de. O que se fala e se escreve nas aulas de Ciências? In: CARVALHO, A. M. P. de (Org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 63-75. ROS, A. C. La enseñanza de la química en el inicio del nuevo siglo: una perspectiva desde España. Revista Educación Química, v.12, n.1, p. 07-17, 2001. SERRANO, G. P. Investigación cualitativa retos e interrogantes: técnicas y análisis de datos. Madri: Editorial la Muralha S. A., 1998. SOLINO, A. P.; GEHLEN, S. T. A contextualização na abordagem temática Freiriana e no Ensino de Ciências por Investigação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, Águas de Lindóia, 2013. Atas... Águas de Lindóia: São Paulo, p. 1-8, 2013. STRELHOW, T. B. Breve história sobre a Educação de Jovens e Adultos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.38, p. 49-59, 2010. ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004. ZEIDEMANN, V. K. O Rio das Águas Negras. In: OLIVEIRA, A. A.; DALY, D. C. Florestas do Rio Negro. São Paulo: Companhia das Letras: UNIP, 2001. p. 63-87.
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho apresenta impressões, reflexões e considerações referentes à experiência vivenciada no Ensino Médio, com 97 estudantes de um Centro de Educação de Jovens e Adultos, localizado em Manaus – AM, no ano de 2014, durante o Estágio Curricular Supervisionado. Buscou-se investigar em que aspectos a utilização de temas geradores contribui com os processos de ensino e aprendizagem de química para estudantes da Educação de Jovens e Adultos. A metodologia foi de base qualitativa, centrada na utilização de diário de campo e na aplicação de questionário. Os resultados foram divididos em quatro categorias: Problematização; Obtenção de temas geradores; Redução temática e desenvolvimento do programa em sala de aula; e Avaliação. Constatou-se que a utilização dos temas geradores possibilita melhorias nos processos de ensino e aprendizagem de química, uma vez que foram evidenciadas posturas críticas e participação ativa na construção do conhecimento por parte dos estudantes, além de favorecer uma organização curricular mais flexível, sendo possível envolver conhecimentos interdisciplinares e também aspectos específicos da química. Palavras-chave: Temas geradores. Ensino de química. Educação de jovens e adultos.
Abstract: This paper presents impressions, reflections and considerations related with a experience in high school, with 97 students of a Adult Education Center, located in the city of Manaus - AM in 2014, during an internship. We investigated the aspects of using generating themes that contribute to the teaching-learning process in Chemistry for Adult Education students. The methodology have a qualitative basis, focused on using a field diary and questionnaire. The results were divided into four categories: Questioning; Obtaining generating themes; Thematic reduction and development of the program for classroom; and Evaluation. As regards the use of generating themes, they enable improvements in the teaching-learning process in Chemistry, because we noticed in the students a criticism posture and active participation in the construction of knowledge, in addition to favoring a more flexible curriculum organization with possibilities to involve interdisciplinary knowledge and also specific aspects of Chemistry. Keywords: Themes generators. Chemistry education. Adult education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2866
ISSN: 1984-7505
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