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Título: O discurso sobre o ensino-aprendizagem de ciências em sua construção sócio-histórica
Título(s) alternativo(s): The speech about the teaching-learning of science in its sociohistorical construction
Autor(es): Silva, Thaiany Guedes da
Palavras-chave: Ensino- Aprendizagem;Ciências Naturais;Ensino de Ciências
Data do documento: 29-Set-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, M. E. B. Educação, projetos, tecnologia e conhecimento. São Paulo: PROEM, 2001. AULER. D. Enfoque Ciência-Tecnologia sociedade: Pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, v.1, nº especial, novembro de 2007. BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997. BAKHTIN, M; VOLOCHÍNOV, V. N. Palavra própria e palavra outra na sintaxe da enunciação: a palavra na vida e na poesia – introdução ao problema da poética sociológica. São Carlos: Pedro & João Editores, 2011. CARVALHO, A. M. P.; VANNUCCHI, A. I.; BARROS, M. A.; GONÇALVES, M. E. L. R; REY, R. C. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento físico. São Paulo: Scipione, 1998. CARVALHO, A. M. P. (org). Ensino de Ciências: unindo pesquisa e prática. São Paulo: Cengage Learning, 2013. CAPECCHI, M. C. V. M.; CARVALHO, A. M. P. de. Argumentação em uma aula de conhecimento físico com crianças na faixa de oito a de anos. Investigações em Ensino de Ciências. v.5, n.3, p. 171-189, 2000. FERNANDES, R. C. A. Tendências da Pesquisa acadêmica sobre o ensino de ciências nas séries iniciais da escolarização (1972-2005). Dissertação de Mestrado. Campinas-SP, 2009 Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 279 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.269-280 | jul-dez | 2016 FOUREZ, G. Crise no ensino de ciências. Investigações em Ensino de Ciências. v.8, n.2, p. 109-123, 2003. GATTI, B. A.; NUNES, M. M. Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009. GERALDI, C. Parâmetros Curriculares Nacionais?. Ciência e Ensino. V. l, n.1, p. 12-14, 1996. GIL-PEREZ. D. Tres paradigmas básicos en la enseñanza de las ciencias. Enseñanza de las Ciencias. p. 26-33, 1983. HERNÁNDEZ, F. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho. Porto alegre: Artmed, 1998. KLAUSMEIER, H. J; GOODWIN, W. Manual de Psicologia educacional: aprendizagem e capacidades humanas. Tradução: Maria Célia Teixeira Azevedo de Abreu. São Paulo: Harper & Row do Brasil, 1977. KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU Editora da Universidade de São Paulo, 1987. _____________. Reformas e Realidade: o caso do ensino de Ciências. São Paulo em Perspectiva, v.14, n.1, p. 85-93, 2000. LOPES, A. R. C. Contribuições de Gaston Bachelard ao Ensino de Ciências. Enseñanza De Las Ciencias. v.11, n.3, p. 324-330, 1993. MORTIMER, E. F.; SCOTT, P. Atividade discursiva nas salas de aula de ciências: uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino. Investigações em Ensino de Ciências. v.7, n.3, p. 283-306, 2002. NARDI, R. A área de ensino de Ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. Bauru: [s.n.], 2005. NASCIMENTO, F.; FERNANDES, H. L.; MEDONÇA, V. M. O ensino de ciências no Brasil: história, formação de professores e desafios atuais. Revista HISTEDBR, Campinas, n.39, p. 225-249, set. 2010. NEHRING, C. M.; SILVA, C. C.; TRINDADE, J. A. N; PIETROCOLA, M.; LEITE, R. C. M.; PINHEIRO, T. F. As Ilhas de Racionalidade e o saber significativo: o ensino de ciências através de projetos. In: Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v.2, n.1 – março de 2002. POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de Ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. RABONI, P. C. A. “O marido era o culpado”: sobre o uso de atividades práticas nas séries iniciais. In. V Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Anais... Bauru-São Paulo, 2005. SANTOS, W. L. P. Contextualização no Ensino de Ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Ensino, São Paulo. v.1, número especial, nov, 2007. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 280 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.269-280 | jul-dez | 2016 SASSERON. L. H.; CARVALHO. A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências. v.16, n.1, p. 59-77, 2011. SILVA, F. G.; DAVIS, C. Conceitos de Vigotski no Brasil. Cadernos de Pesquisa. v.34, n.123, p. 633-661, set./dez, 2004. SORRENTINO, M.; TRAIBER, R.; MENDONÇA, P.; JUNIOR, L. A. F. Educação Ambiental como política pública. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.31, n.2, p. 285-299, maio/ago, 2005. VEIGA, I. P. A. (Org). Repensando a Didática. 6 ed. Campinas-SP: Papirus, 1991.
Resumo: O texto apresenta um recorte da pesquisa concluída no âmbito da Pós-Graduação em Educação. Nesta, problematizamos as inúmeras orientações explícitas e implícitas que permeiam a construção da prática docente em ensino de Ciências Naturais, no contexto da escola pública municipal de Manaus-AM. Efetivamente, o trabalho contribui para a formação docente no campo do ensino de Ciências Naturais, tanto ao explicitar a construção sócio-histórica que permeia as concepções sobre o ensino e aprendizagem, quanto na síntese que traz acerca das principais tendências/enfoques desenvolvidas a partir das ultimas décadas do século XX. Os procedimentos metodológicos que possibilitam o presente texto baseiam-se em pesquisa bibliográfica e documental, realizada e orientada metodicamente pelo diálogo entre conceitos da hermenêutica crítica e teoria da enunciação. Palavras-Chave: ensino-aprendizagem de Ciências Naturais. Orientações sobre o ensino de ciências. Tendências/enfoques para o ensino de Ciências.
Abstract: This work presents part of a research conducted in a Graduation degree in Education. In this view, we discussed the many explicit and implicit guidelines that permeate the construction of teaching practice in natural sciences teaching according to the context of public schools of the city of Manaus-AM. In fact, this work contributes to teacher training in the field of natural sciences teaching, both to explain the socio-historical construction that pervades the conceptions of teaching and learning; the synthesis about the main trends/approaches developed in the last decades of the twentieth century. The methodological procedures are based on bibliographic and documentary research, carried out methodically and oriented by the dialogue between concepts of critical hermeneutics and theory of enunciation. Keywords: Teaching and learning of Natural Sciences; Guidelines about science teaching; Trends/approaches for science teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2861
ISSN: 1984-7505
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