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Título: O ensino cts na formação inicial de professores de química implicações de uma proposta didática
Título(s) alternativo(s): The STS teaching on the initial formation of chemistry teacher: implications of a didatic proposal
Autor(es): Lorencini Júnior, Álvaro
Broietti, Fabiele Cristiane Dias
Assai, Natany Dayani de Souza
Arrigo, Viviane
Palavras-chave: Formação de Professores;CTS;Prática Docente;Ensino de Química
Data do documento: 14-Ago-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ACEVEDO, J. A. Cambiando lapráctica docente em laenseñanza de lasciencias através de CTS. Boletín de Área de Cooperación Científica de la OEI, Madrid, n. 15, jun. 2001. Disponível em: <http://www.campus-oei.org/salactsi/acevedo2.htm>. Acesso em: 04 mai.2016. AMARAL, I. A. Educação Ambiental e ensino de Ciências: uma história de controvérsias. Pro-Posições. Campinas, v.12, n.1, p.73-93, 2001. ARRIGO, V. Estudo sobre as reflexões dos estudantes em Química nas atividades de microensino: implicações para a formação inicial docente. 2015.122f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2015. BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC / SEB, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_02_internet.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2016. CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P.; PRAIA, J.; VILCHES, A.A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CUNHA, M. B. O movimento Ciência/Tecnologia/ Sociedade (CTS) e o ensino de ciências: condicionantes estruturais. Revista Varia Scientia. v.6, n.12, p. 121-134, 2006. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011. FIRME, R. N.; AMARAL, E. M. R. Concepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aula. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v.14, n. 2, p. 251-269, 2008. GALIAZZI, M. C. Educar pela pesquisa: ambiente de formação de professores de ciências. Ijuí: Ed. Unijuí, 2003. KRASILCHIK, M. Inovação no ensino das ciências. In: GARCIA, W. E. (Org.). Inovação educacional no Brasil: problemas e perspectivas. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 1980. p. 164-180. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 145 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.132-146 | jul-dez | 2016 KRASILCHIK, M. O professor e o currículo das ciências. São Paulo, EPU/EDUSP, 1987. MALDANER, O. A. A formação inicial e continuada de professores de Química. 3 ed. Ijuí: Unijuí, 2006. _____________. A pesquisa como perspectiva de formação continuada do professor de química. Química Nova, v.22, n.2, p.289-292, 1999. MARTINS, I. P. Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias. v.1, n.1, p. 28-39, 2002. MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação. v.22, n.37, p 7-32, 1999. NERY, B. K.; MALDANER, O. A. Formação continuada de professores de química na elaboração escrita de suas aulas a partir de um problema. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias. v.11, n.1, p. 120-144, 2012. SANTOS, W. L. P. Contextualização no Ensino de Ciências por meio de temas CTS em uma perspectiva crítica. Ciência & Educação. v.1, n. especial, p. 317-331, 2007. SANTOS, W. L. P. dos; MÓL, G. de S.; SILVA, R. R. da; CASTRO, E. N. F de; SILVA, G. de S.; MATSUNAGA, R. T.; FARIAS, S. B.; SANTOS, S. M. de O.; DIB, S. M. F. Química e Sociedade: uma experiência de abordagem temática para o desenvolvimento de atitudes e valores. Química Nova na Escola. n.20, p. 11-14, 2004. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. v.1, Ijuí: Unijuí, 1997. SANTOS, W.L.P.; MORTIMER, E. F. Concepções de professores sobre contextualização social do ensino de química e ciências. In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA, 22, 1999. Anais... Poços de Caldas: Sociedade Brasileira de Química, 1999. ____________.Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência – Tecnologia –Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. v.2, n.2, p. 133-162, 2002. SCHNETZLER, R.P. A pesquisa em ensino de Química no Brasil: Conquistas e perspectivas. Química Nova, v.25, supl. 1, p. 14-24, 2002. ____________. Apontamentos sobre a história do Ensino de Química no Brasil. In: SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs.). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010. p. 51-75. SOUZA, F. L. Uma contribuição teórica da utilização da abordagem CTS no ensino de ciências. AMAZÔNIA- Revista de Educação em Ciências e Matemática. v.9, n.17, p. 109-121, 2012.
Resumo: O objetivo deste artigo é discutir as implicações de uma unidade didática, na perspectiva CTS (Ciência Tecnologia e Ambiente), desenvolvida por estudantes de um curso de licenciatura em Química. Os dados foram coletados a partir de um questionário, o qual possibilitou que os estudantes manifestassem as suas compreensões a respeito da atividade. As respostas dos estudantes foram interpretadas a partir dos pressupostos da análise de conteúdo. A realização da atividade apresentou resultados promissores para a formação inicial, uma vez que, a maioria dos estudantes reconheceu a funcionalidade da abordagem CTS para o Ensino de Química e para a formação inicial docente. Contudo, constatamos que mesmo após o estudo do tema e a produção da unidade didática, alguns estudantes mantiveram uma ideia simplista da abordagem CTS ao reduzir a sua finalidade para despertar o interesse e/ou motivar o aluno, o que atribuímos ao fato de ser o primeiro momento, no curso investigado, no qual os estudantes apreenderam os aportes teóricos da abordagem CTS. Nesses termos, ressaltamos a contribuição da elaboração de propostas didáticas, pelos estudantes, durante a formação inicial, podendo estas serem desenvolvidas nos estágios supervisionados, o que possibilita discussões acerca de suas implicações no Ensino de Química. Palavras-chave: Formação de Professores. CTS. Prática Docente. Ensino de Química.
Abstract: The purpose of this article is to discuss the implications of a teaching unit, the STS (Science, Technology and Society) perspective, developed by students of a undergraduate course of licentiate degree in Chemistry. Data were collected from a questionnaire, which allowed students to manifest their understandings about the activity. The student responses were interpreted from the assumptions of the analysis of the content. On the process the activity showed promising results for initial training, since most students recognized the functionality of the STS approach of chemistry teaching and for initial teacher training. However, we found that even after the subject of the study and the production of the teaching unit, some students kept a simplistic view of the STS approach to reduce their purpose to arouse the interest and / or motivate the student, which we attribute to the fact that the first time in the investigated course, in which students studied the theoretical contributions of the STS approach. In these terms, we highlight the contribution of the development of educational proposals, by students on their initial training; what may be developed in the supervised internships, which enables discussions about its implications in Chemistry Teaching. Keywords: Teachers Training. STS. Teaching Practices. Chemistry Teaching.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2859
ISSN: 1984-7505
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