DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2855
Título: Ensino de Química água e suas implicações na qualidade de vida
Título(s) alternativo(s): Chemistry education: water and its implications on quality of life
Autor(es): Chacon, Eluzir Pedrazzi
Borges, Márcia Narcizo
Soares, Haron Lucas Barbosa Nigri
Cotelo, Patrícia Fernanda da Silva Moraes
Palavras-chave: Água;Ensino de Química;Educação Ambiental
Data do documento: 6-Set-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BENEVIDES, C.; RIBEIRO, E. Reportagem: Saneamento: Brasil ocupa 112ª posição em ranking de 200 países. O Globo. Rio de Janeiro, 19 de março de 2014. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/brasil/saneamento-brasil-ocupa-112- posicao-em-ranking-de-200-paises-11918085>. Acesso em: 02 jul. 2016. BERMANN, C. Crise ambiental e as energias renováveis. Ciência e Cultura. Campinas. v. 60, n. 3, p. 20-29, 2008. BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Senado Federal. Secretaria Especial de Editoração e Publicações - Subsecretaria de Edições Técnicas, Brasília, 2005. Disponível em: <http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em: 27 ago. 2016. BROWN, T. L.; LEMAY JR., H. E.; BURSTEN, B. E. Química – Ciência Central. 7. ed., Rio de Janeiro: LTC Editora S.A., 1999. DEMO, P. Educar pela pesquisa. 9. ed., Campinas: Editores Associados, 2011. FIRME, R. N; AMARAL, E. M. R. Concepções de professores de química sobre ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações: um estudo preliminar para o desenvolvimento de abordagens CTS em sala de aula. Ciência & Educação. Bauru. v.14, n.2, p. 251-269, 2008. FONTES, A.; CARDOZO, A. Formação de professores de acordo com a abordagem Ciência/Tecnologia/Sociedade. Revista Electrónica de Enseñanza de las Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 RELATO DE EXPERIÊNCIA 291 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.281-291 | jul-dez | 2016 Ciencias. Vigo, v.5, n.1, p. 15-30, 2006. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia – saberes necessários à prática educativa. 25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GALIAZZI, M. C.; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de Ciência. Ciência & Educação. Bauru, v.8, n.2, p. 237-252, 2002. GIORDAN, M. O papel da experimentação no ensino de ciências. Química Nova na Escola. São Paulo, v.10, p. 43-49, 1999. GRASSI, M. T. As águas do planeta Terra. Química Nova na Escola. São Paulo. Edição Especial, p. 31-40, 2001. GUIMARÃES, C. C. Experimentação no Ensino de Química: Caminhos e Descaminhos Rumo à Aprendizagem Significativa. Química Nova na Escola. São Paulo, v.31, n.3, p. 198-202, 2009. MONTEIRO, S. Reportagem: Os moradores da Rocinha se unem contra construção do teleférico. O Globo. Rio de Janeiro, 04 de junho de 2013. Disponível em: <http://extra.globo.com/noticias/rio/moradores-da-rocinha-se-unem-contra-construcao-do-teleferico-8583024.html>. Acesso em: 02 jul. 2016. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. Educação em Química - Compromisso com a cidadania. 4 ed. Injuí: UNIJUÍ, 2010. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. Tomada de decisão para ação social responsável no ensino de ciências. Ciência & Educação. Bauru, v.7, n.1, p. 95-111, 2001. SOUSA, R. G.; BRITO, L. P. Controvérsias em experiências pedagógicas CTS/CTSA na formação inicial de professores de ciências: o que dizem algumas dissertações e teses brasileiras? Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática. Belém, v.12, n.23, p.85-102, 2015. ZHOURI, A., OLIVEIRA, R. Desenvolvimento, Conflitos Sociais e Violência no Brasil Rural: o caso das usinas hidrelétricas. Ambiente & Sociedade. São Paulo. v.10, n.2, p. 119-135, 2007.
Resumo: Este trabalho relata como o tema gerador “Água e suas implicações na qualidade de vida” foi usado para fomentar uma discussão sob a ótica de Ciência, Tecnologia Sociedade e Ambiente de modo a contribuir para um Ensino de Química na perspectiva cidadã. Uma metodologia de ensino foi elaborada no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e foi aplicada durante as aulas de Química ministradas para alunos da 2o ano do Ensino Médio de uma escola pública em Niterói - Rio de Janeiro. A crise hídrica que assolou o sudeste nos anos 2014 e 2015 e a importância do saneamento básico serviram de cenário para discussões que levaram ao entendimento das características ideais que a água para o consumo humano deve apresentar. Diversas propriedades da água foram estudadas enfatizando-se a determinação do pH de várias amostras trazidas pelos estudantes. As aulas tiveram grande participação dos alunos, promovendo o diálogo e uma aprendizagem com significado sobre os conteúdos envolvidos, principalmente com relação ao caráter ácido-base, pois a dimensão desse conceito assumiu um significado real, extrapolado para um contexto econômico-social. Palavras-chave: Água. Ensino de Química. Educação Ambiental.
Abstract: This paper describes how the generator theme "Water and its implications for quality of life" was used to promote a discussion from the perspective of Science, Technology, Society and Environment in order to contribute to Chemistry Teaching in citizen perspective. A teaching methodology was developed under the "Institutional Program for Scholarships for Beginner Teachers" and was applied during chemistry classes taught to students of the 2nd year of high school in a public school in the city of Niterói - Rio de Janeiro. The water crisis that hit the Southeast in the years 2014 and 2015 and the importance of basic sanitation as the backdrop for discussions that led to the understanding of the ideal characteristics that water for human consumption should present. Several properties of water have been studied with emphasis on the determination of the pH of various samples brought by the students. Classes had great participation of students, promoting dialogue and meaningful learning about the content involved, particularly with respect to the nature of the acid-base character, because the dimension of this concept took on real meaning, extrapolated to an economic and social context. Keywords: Water. Chemistry Teaching. Environmental Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2855
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de Química água e suas implicações na qualidade de vida.pdf518,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons