DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2854
Título: Educação científica o desafio de ensinar cientificamente no contexto educacional infantil
Título(s) alternativo(s): Science Education: the challenge of teaching scientifically in Child Educational Context
Autor(es): Amoedo, Francisca Keila De Freitas
Melo, Hugo Levy Da Silva De
Moda, Simone Cavalcante
Terán, Augusto Fachín
Souza, José Camilo Ramos de
Palavras-chave: Educação Científica;Educação Infantil;Criança;Pesquisa
Data do documento: 18-Ago-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. São Paulo: LTC, 1981. AIKAWA, M. S; ALENCAR, R. N. B.; FACHÍN-TERÁN, A. Educação em ciências na educação infantil em espaços não formais por meio da aprendizagem significativa. Trabalho apresentado no II Simpósio Latino-americano em Educação em Ciências – LASERA. Universidade do Estado do Amazonas. Brasil. Manaus, 26 a 27 de setembro de 2014. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010. _________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada. Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013. CHASSOT, Á. A ciência através dos tempos. São Paulo: Moderna, 1994. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 70 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.62-71 | jul-dez | 2016 _________. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira Brasileira de Educação, jan/mar/abr 2003, n.22, Universidade do Vale do Rio dos Sinos. COLL, C.; PALACIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação: necessidades educativas especiais e aprendizado escalar. Porto Alegre: Artes Médicas,1995. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2001 _______. Educação e Alfabetização Científica. Campinas,SP: Papirus, 2010. _______. Educação Científica. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v.1, n.1, Maio/2014. Disponível em: <http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/IC/index>. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2007. OLIVEIRA, C. B; GONZAGA, A. M. As contribuições de Paulo Freire a uma educação científica na formação docente. Itinerarius Reflectionis, v.8, n.1, 2012. DIDONET, Vital. Creche: a que veio, para onde vai. In: Educação Infantil: a creche, um bom começo. Aberto/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, Brasília, v.18, n.73, 2001. p.11-28. FACHÍN-TERÁN, A. Fundamentos da Educação em Ciência. In: GONZAGA, A. M.; FACHIN-TERÁN, A.; BARBOSA, I. S.; SEGURA, E. A. C.; AZEVEDO, R. O. M. Temas para o Observatório da Educação na Amazônia. Curitiba-PR: CVR, 2011. FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002. Apostila. GHEDIN, L. M.; MARQUES, F.F. de F,; FACHIN-TERÁN, A.; GHEDIN, I. M. A educação científica na educação infantil. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.6, n.10, p. 42-52, jan-jun, 2013. KUHLMANN Jr. M. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998. KRAMER, S. Infância e educação infantil. Campinas: Papirus, 1999. LAKATOS, E. M. de A.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003. MOURA, M. A. Educação científica e cidadania: abordagens teóricas e metodológicas para a formação de pesquisadores juvenis. Belo Horizonte: UFMG / PROEX, 2012. 280 p.: il. (Diálogos, 2). OLIVEIRA, G. De C. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedgógico. 12 ed. Petrópokis, Rio de Janeiro: Vozes, 2007. OLIVEIRA, Z. M. R. Educação infantil: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005. PIAGET, J. A linguagem e o pensamento da criança. 7 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. PINTO. M. A infância como construção social. In: PINTO. M SARMENTO, M. J. As crianças – contextos e identidades. Braga: Centro de Estudos da Criança/ Universidade do Minho – Portugal, 1997. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 71 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.62-71 | jul-dez | 2016 SILVA; M. L. G.; NICOT, Y. E. A formação de conceitos científicos das ciências naturais nas séries iniciais do ensino fundamental. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.2, n.3. P. 114-121, 2009. VEIGA, I. P. A. As dimensões do processo didático na ação docente. In: Encontro nacional de didática e prática de ensino. 12., 2004, Curitiba, PR,. Anais...Curitiba: Champagnat, 2004. v.1, p.13-30.
Resumo: A Educação Científica no contexto educacional infantil possibilita a relação da criança com o ensino das ciências. O trabalho tem por objetivo fazer uma análise sobre a educação científica e a importância de sua inserção no ambiente escolar a partir da Educação Infantil. Com o intuito de se ter bases teóricas consistentes para este trabalho, recorreu-se aos conceitos estabelecidos sobre a mesma nos autores como Corrêa (2003), Cachapuz (2005), Oliveira (2009), Rocha e Fachín-Terán (2010), Demo (2010), Chassot (2011), Fachín-Terán (2011), Santana et al. (2011). A pesquisa é de caráter bibliográfico com abordagem qualitativa, por meio dela foi possível perceber as dificuldades existentes ao ensino científico no contexto educacional infantil. Este trabalho propiciou uma reflexão sobre a Educação Científica como um aparato no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Palavras chave: Educação científica. Educação infantil. Criança. Pesquisa.
Abstract: Science Education in child educational context enables the relationship between children and the science teaching. The purpose of this work is to analyze the Scientific Education and the importance of introduce it in the school environment in the Early Childhood Education. In order to set consistent theoretical basis for this work we used the concepts established by authors such as Correa (2003), Cachapuz (2005), Oliveira (2009), Rocha & Fachín-Teran (2010) Demo (2010), Chassot (2011), Fachín-Teran (2011), Santana et al. (2011). This is a bibliographical research with a qualitative approach, the results of this work allowed to realize the difficulties in Science Education in child educational context. This work provided a reflection on Science Education as an apparatus in the teaching-learning process of children. Keywords: Science education. Early Childhood Education. Child. Research.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2854
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Educação científica o desafio de ensinar cientificamente no contexto educacional infantil.pdf225,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons