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Título: Criatividade e educação como a triangulação se coloca nesses contextos
Título(s) alternativo(s): Creativity and Education: the triangulation within these contexts
Autor(es): Samuel, Lucius
Harres, João Batista Siqueira
Flores, José Francisco
Palavras-chave: Criatividade;Educação em Ciências;Metodologia de Pesquisa.;Metanálise Qualitativa
Data do documento: 6-Jun-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ANTUNES, A., ALMEIDA, L. Programas de desenvolvimento da criatividade para alunos com altas habilidades: proposta de avaliação dos produtos criativos. Revista Lusófona de Educação, América do Norte, 29, jun. 2015. Disponível em: <http://revistas.ulusofona.pt/index.php/rleducacao/article/view/5099/3312>. Acesso em: 28 Jun. 2015. ARIOSI, C. M. F. O ensino de artes para crianças de creches: experiências sensíveis, sensoriais e criativas. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v.9, p. 127-154, 2014. BAUER, M. W.; GASKELL, G. (org.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. BICUDO, M. A. V. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. Revemat: Revista Eletrônica de Educação Matemática, v.9, p. 7-20, 2014. BRITO, M.; RAMOS, M. Por um ensino e uma aprendizagem-acontecimento. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v.16, n.1, p. 31-47, 2014. CHALMERS A. F. Ciência afinal? Brasília: Editora Brasiliense. 1993. COELHO, J. 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Resumo: No artigo se pretende examinar e compreender, de um corpus produzido a partir de vinte e um artigos pesquisados nas áreas de Educação e Ensino de Ciências e Matemática, relacionados ao contexto da criatividade, aspectos metodológicos referentes ao uso da triangulação nas pesquisas que os originaram. O material desse corpus foi explorado e compreendido pelo viés da Análise Textual Discursiva (ATD). Percebeu-se que as metodologias adotadas pelos pesquisadores nessas áreas refletem questões pertinentes as suas formações epistêmico-ontológicas e que, veladamente, há uma concepção subjacente de que uma pesquisa consistente para a área passa pela triangulação das fontes de pesquisa. Ainda se observou que a prática de triangular os referenciais teóricos é pouco usada nos trabalhos investigados. Palavras-chave: Criatividade. Educação em Ciências. Metodologia de Pesquisa. Metanálise Qualitativa
Abstract: The study aims to test and understand, through a basis produced from twentyone articles surveyed in the areas of Education and Science and Mathematics Education related to the creative context, methodological aspects regarding the use of triangulation in the research which they are from. The material of this basis was explored and understood by the bias of Textual Analysis Discourse (ATD). It was noticed that the methodologies adopted by researchers in these areas reflect relevant issues its epistemic-ontological formations and, covertly, there is an underlying assumption that a consistent search for the area involves the triangulation of research sources. It was observed that the practice of triangular theoretical references is little used in the surveyed works. Keywords: Creativity. Science Education. Research Methodology. Qualitative Metaanalysis.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2853
ISSN: 19984-7505
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