DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2851
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorZayed, Gabriel Hamed-
dc.contributor.authorMedeiros, Monaliza Martins de-
dc.contributor.authorRecena, Maria Celina Piazza-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-19T21:28:27Z-
dc.date.issued2016-06-12-
dc.identifier.citationBANDEIRA, D. Materiais Didáticos. Curitiba, PR: IESDE, 2009. BARBOSA, K. C. M.; PACHECO, D. Química e surdez: novas propostas no processo de ensino. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 4.,2014, Ponta Grossa. Anais Eletrônicos... Ponta Grossa: UTFPR, 2014. BELTRAMIM, F. S.; GOIS, J. Materiais didáticos para alunos cegos e surdos no ensino de química. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 16., 2012, Salvador. Anais Eletrônicos... Salvador: UFBA, 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 131 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.123-131 | jul-dez | 2016 BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Editora Porto. 1994. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Salas de Recursos Multifuncionais: espaço para atendimento educação especializado. Brasília: 2006. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002. GLYNN, S. M.; TAKAHASHI, T. Learning from analogy-enhanced science text. Journal of Research in Science Teaching, v.35, n.10, p.1129-1149, 1998. JOHNSTONE, A. Macro and microchemistry.The School Science Review, v.64, n.227, p. 377-379, 1982. JESUS, J. L. F.;FONSECA, T. B.; RAMOS, M. G. O Ensino e a Aprendizagem em Química de Alunos Surdos no Ensino Médio: Um estudo de caso. In: SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PUCRS, 12, 2011, Porto Alegre. Anais Eletrônicos... Porto Alegre: PUCRS, 2011. LACERDA, C. B. F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. Cedes, Campinas, v.26, n.69, p. 163-184, maio/ago. 2006. LINDINO, T. C.; LINDINO, C. A.; STEINBACH, G. M.; OLIVEIRA, R. C. Química para discentes surdos: uma linguagem peculiar. Revista Trama, v.5, n.10, p.145-158, 2009. MOURA, M. C. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Reiventer, 2000. PEREIRA, L. L. S.; BENITE, C. R. M.; BENITE, A. M. C. Aula de Química e Surdez: sobre Interações Pedagógicas Mediadas pela Visão. Química Nova na Escola. v.33, n.1,p. 47-56, 2011. PINTO, M. A. S.; GOMES, A. M. S.; NICOT, Y. E. A Experiência visual como elemento facilitador na educação em ciências para alunos surdos. ARETÉ: Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.5, n.9,p.147-152, 2012. SKLIAR, C. Um olhar sobre o nosso olhar acerca da surdez e das diferenças. In: SKLIAR, C. (Org.) A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Editora Mediação, 1998, 192p. SILVA, V. Educação de Surdos: uma releitura da primeira escola pública para surdos em Paris e do Congresso de Milão em 1880. In: QUADROS, R (Org.). Estudos Surdos I. Petrópolis: Arara Azul, 2006. p. 14-37. SOUSA, S. F.; SILVEIRA, H. E. Terminologias químicas em Libras: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. Química Nova na Escola, v.33, n.1, p. 37-38, 2011. WARTHA, E. J.; ALVES, L. C.; SÁ, L. P.; SANJUAN, M. E. C.; SANTOS, C. V. Uma proposta didática para elaboração do pensamento químico sobre elementos químicos, átomos, moléculas e substâncias. Experiências em Ensino de Ciências, v.5, n.1, p. 7-20, 2010.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2851-
dc.description.abstractIn regular schools, deaf students depend on interpreters for learning, which may harm the interaction with their colleagues. In order to provide the deaf students more autonomy in the learning process at classroom and interactions their classmates, we presented a didactical material entitled "Primers about basic concepts of Chemistry", a booklet about basic concepts of Chemistry, using simple and objective text and also analogies with color clips representing atoms. This article aims to report the theoretical bases for the elaboration of one educational material, the application in the classroom and the evaluation of results with deaf students in two classes from public high school. We observed that the deaf students left their interpreter to interact with classmates and they properly answered questions about the content, thereby, we believe that the material was appropriate and may be available for use by deaf students in other contexts. Keywords: Chemistry teaching. Deafness. Inclusion.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectSurdezpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleCartilha sobre conceitos básicos de química para inclusão de alunos surdos em sala de aulapt_BR
dc.title.alternativePrimers about basic concepts of Chemistry, as inclusion of deaf students in classroompt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:28:27Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage131pt_BR
dc.citation.issue16pt_BR
dc.citation.spage123pt_BR
dc.description.resumoOs alunos surdos, geralmente, são dependentes do intérprete para a aprendizagem nas escolas regulares, o que pode diminuir a sua interação com os colegas. Visando proporcionar aos alunos surdos mais autonomia no processo de aprendizagem em sala de aula e com interação entre os colegas, propomos um material didático denominado “Cartilha sobre Conceitos Básicos de Química”, na forma de um livreto sobre conceitos básicos de Química, caracterizado pelo uso de imagens atreladas a textos simples e diretos e uso de analogias com clipes coloridos representando átomos. Este artigo tem o objetivo de relatar os fundamentos teóricos para a elaboração do material, bem como a aplicação em sala de aula e a avaliação dos resultados com alunos surdos, em duas turmas de ensino médio de uma escola pública. Observamos que os alunos surdos dispensaram os intérpretes, integrando-se com os colegas e responderam as questões sobre os conteúdos abordados adequadamente. Assim, consideramos que o delineamento do material foi apropriado e pode ser disponibilizado para aplicação com alunos surdos em outros contextos. Palavras-chave: Ensino de Química. Surdez. Inclusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cartilha sobre conceitos básicos de química para inclusão de alunos surdos em sala de aula.pdf428,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons