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Título: AULAS DE CAMPO NO PARQUE ESTADUAL PEDRA AZUL (ES) Divulgando a ciência e preservando a natureza
Título(s) alternativo(s): Field classes in Pedra Azul State Park (ES): popularizing science and protecting the environment
Autor(es): Moura, Celcino Neves
Conde, Juliana
Ferraz, Vasty Veruska Rodrigues
Campos, Carlos Roberto Pires
Palavras-chave: Espaços não Formais;Educação Ambiental;Divulgação Científica;Aulas de Campo
Data do documento: 6-Set-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AIKENHEAD, G. S. Educação Científica para todos. Tradução de Maria Teresa Oliveira. Mangualde - PT: Edições Pedagogo. 2009. ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivro, 2005. BRASIL. DNPM/CPRM. Programa Levantamentos Geológicos Básicos do Brasil – Ministério das Minas e Energia: Folha Afonso Cláudio. Brasília, 1993. ________. Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000. Institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 18 jul. 2000. ________. MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE – MMA. Avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para a conservação, utilização sustentável e repartição dos benefícios da biodiversidade nos biomas brasileiros. Brasília: MMA/SBF, 2002. CACHAPUZ, A. et al. A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005. CAMPOS, C. R. P. A saída a campo como estratégia de ensino de Ciências: reflexões iniciais. Revista eletrônica Sala de Aula em Foco, v.1, n.2, p. 25-30, 2012. Disp. em http://ojs.ifes.edu.br/index.php/saladeaula/article/view/111. Acesso em: 17 nov. 2015. CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, ANPEd, n.26, p. 89-100, 2003. COMPIANI, M. O lugar e as escalas e suas dimensões horizontal e vertical nos trabalhos práticos: implicações para o ensino de Ciências e educação ambiental. Ciência e Educação, v. 13, n. 1, p. 29-45, 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v13n1/v13n1a03.pdf. Acesso em: 05 ago. 2016. FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 6 ed. Notas de Ana Maria Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. GOHN, M. G. M. Educação não-formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 2008. IDAF. INSTITUTO ESTADUAL DE DEFESA AGROPECUÁRIA E FLORESTAL DO ESPÍRITO SANTO. Plano de Manejo do Parque Estadual Pedra Azul. Vitória, 2004. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 227 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.210-227 | jul-dez | 2016 JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Revista em extensão, v.7. Uberlândia, p. 55 a 66, 2008. LEONOR, P. B. Ensino por investigação nos anos iniciais: análise de sequências didáticas de ciências sobre seres vivos na perspectiva da alfabetização científica. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa EDUCIMAT do IFES, Vitória, 2013. MOURA, J. C. Geologia, Geoquímica e Meio Ambiente do Diápiro Granitóide de Pedra Azul. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997. SANTOS, M. C.; FLORES, M. D. ZANIN, E. Trilhas Interpretativas como instrumento de interpretação, sensibilização e Educação Ambiental na APAE de Erechim/RS. Vivências, v.7, n.13: p.189-197, Outubro/2011. SANTOS, W. L. P.; AULER, D. (Org.) CTS e educação científica. Desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: Editora UnB. 2011 SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto alegre, v.13, n.3, p. 333-352, 2008. SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Aulas de campo em ambientes naturais e aprendizagem em ciências- Um estudo com alunos do ensino fundamental. Ciência & Educação, v.10, n.1, p. 133-147, 2004 SILVA, H. C. O que é divulgação científica. Revista Ciência & Ensino, v.1, n.1. p. 53-59, 2006. SUGUIO, K. Geologia Sedimentar. São Paulo: Blucher, 2003 VYGOTSKY, L. Pensamento e Linguagem. Petrópolis: Vozes, 1998 ZAMBONI, L. M. S. Heterogeneidade e subjetividade no discurso da divulgação científica. Campinas, IEL/Unicamp, 1997 (tese de doutorado). ZANON, M. L.; CHAVES, A. O.; PIRES, C. R. ; RANGEL, C. V. G. T. ; GABURO, L. Os aspectos geológicos do Maciço Santa Angélica (ES): uma nova abordagem. Brazilian Journal of Geology, v.45, p. 609-633, 2015
Resumo: Este trabalho busca discutir a aula de campo como elemento que pode favorecer a interação entre os atores sociais e o ambiente e contribuir para a divulgação de temas científicos, sobretudo os temas ambientais. Expõe as etapas de uma aula de campo no Parque Estadual Pedra Azul, em Domingos Martins, Espírito Santo, configurando-se como uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso, com coleta de dados em diário de campo e observação sistemática da participação dos professores-alunos em rodas de debates. Os dados foram abordados conforme perspectiva de Leonor (2013) a partir das categorias de alfabetização científica. A pesquisa trouxe contribuições criativas na compreensão sobre processos geológicos, bióticos e socioambientais, enfatizando a importância da biodiversidade da região, para a manutenção da vida. O Parque Estadual Pedra Azul revelou-se espaço educativo não formal em potencial para atividades de divulgação científica, para aprendizagem de geociências e de ciências da natureza, por facilitar o posicionamento critico em face da exploração desmedida dos recursos naturais. Palavras-chave: Espaços não formais; Educação ambiental; Divulgação científica; Aulas de campo.
Abstract: This work discusses the field classes as element which may favor the interaction between social actors and environment, contributing to the popularization of scientific issues about Pedra Azul State Park ecosystem in Domingos Martins, ES, Brazil. This paper presents the steps of a field class developed in Pedra Azul State Park, in Domingos Martins, Espírito Santo. This is a qualitative research, a case study type with data collected in field diary and systematic observation of the student-teachers during the round of talks. The data were addressed according to the perspective of Leonor (2013) from the scientific literacy categories. The survey pointed out critical contributions in understanding the geological, biotic and environmental processes, emphasizing the importance of biodiversity in the region to maintenance the life. Pedra Azul State Park proved to be a potential non-formal educational setting for science popularization, for learning geosciences and natural sciences by facilitating the critical position in the face of overexploitation of natural resources. Keywords: non-formal educational settings; environmental education; scientific popularization; Outdoor Experiential Field Classes
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2850
ISSN: 1984-7505
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