DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2849
Título: Análise das dificuldades dos alunos acerca das cromossomopatias uma abordagem baseada na metodologia da teoria fundamentada
Título(s) alternativo(s): Analysis of difficulties of students about the chromosomopathies: an approach based on the grounded theory methodology
Autor(es): Reis, Andreza Rayane Holanda
Silva, Cirlande Cabral da
Borges, Carla Karoline Gomes Dutra
Palavras-chave: Genética;Cromossomopatias;Teoria Fundamentada
Data do documento: 19-Set-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BAGGIO, M. A.; ERDMANN, A. L. Teoria Fundamentada nos dados ou Grounded Theory e o uso na investigação em Enfermagem no Brasil. Revista de Enfermagem, Referência III – n.3. p. 177-185, 2011. Disponível em: <http://www.index-f.com/referencia/2011pdf/33-177.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015. BARNI, G. S. A importância e o sentido de estudar genética para estudantes do terceiro ano do ensino médio em uma escola da rede estadual de ensino em Gaspar (SC). 2010. 184f. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais e Matemática) - Coordenadoria de Pós, Universidade Regional de Blumenau, 2010. Disponível em: <http://www.uniedu.sed.sc.gov.br/wp-content/uploads/2013/10/Graziela-dos-Santos-Barni.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015. BRASIL. Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Média e Tecno-lógica (Semtec). PCN + Ensino médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC/Semtec, 2002. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasNatureza.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2015. ______. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais - ensino médio. Brasília, 2000. CHARMAZ, K. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009. CRESWELL, J. Qualitative inquiry and research design: Choosing among five traditions. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998. DANTAS, C. C.; LEITE, J. L.; LIMA, S. B. S.; STIPP, M. A. C. Teoria Fundamentada nos dados – Aspectos conceituais e operacionais: Metodologia possível de ser aplicada na pesquisa em enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, v.17, n.4, p. 573-9, 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rlae/v17n4/pt_21>. Acesso em: 15 jul. 2015. DICK, B. Grounded Theory: a thumbnail sketch. 2005. Disponível em: <http://www.aral.com.au/resources/grounded.html>. Acesso em: 20 ago. 2015. FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice Elias Costa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009. 405p. FLODIN, V. The Necessity of Making Visible Concepts with Multiple Meanings in Science Education: The Use of the Gene Concept in a Biology Textbook. Science & Education, v.18, n.1, p. 73-94, 2009. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 253 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.239-253 | jul-dez | 2016 GASQUE, K.C.G.D. Teoria fundamentada: nova perspectiva à pesquisa exploratória. In: MUELLER, S.P.M. (Org.) Métodos para a pesquisa em ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2007. p.107-142. GLASER, B. Theoretical sensivity. Mill Valley: Sociology Press, 164 p. 1978. GLASER, B. G.; STRAUSS, A. L. The discovery of grounded theory: strategies for qualitative research. New York: Aldine de Gruyter, 271 p. 1967. GRIFFITHS, A. J. F. et al. Introdução à Genética. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2009. 744p. HERMANN, F. B. Os jogos didáticos no ensino de genética como estratégias partilhadas nos artigos da revista genética na escola. In: ENCONTRO REGIONAL SUL DE ENSINO DE BIOLOGIA (EREBIO-SUL), 6., 2013, Rio Grande do Sul. Anais eletrônicos... Rio Grande do Sul: Unijuí, 2013. Disponível em: <http://santoangelo.uri.br/erebiosul2013/anais/wp-content/uploads/2013/07/poster/13461_290_Fabiana_Barrichello_Hermann.pdf>. Acesso em: 05 mar. 2016. KLAUTAU-GUIMARÃES, M. N. et al. Relação entre herança genética, reprodução e meiose: um estudo das concepções de estudantes universitários do Brasil e Portugal. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, n. Extra, p. 2260-2263, 2009. LORBIESKI, R.; RODRIGUES, L. S. S; D’ARCE, L. P. G. Trilha meiótica: o jogo da meiose e das segregações cromossômica e alélica. Genética na escola, v.5, n.1, p. 25-33, 2010. MALUF, S. W.; RIEGEL, M. Citogenética humana. Porto Alegre: Artmed, 2011. REIS, V. P. G. S. et al. O ensino de genética mendeliana na educação básica: uma proposta de sequência didática utilizando experimentos controlados em Drosophila melanogaster. Revista da SBEnBio, Bahia, n.7, p. 7286 – 7295, out. 2014. ROSA, R. T. N. Do gene à proteína: explorando o GenBank com alunos do ensino médio 2011.168 p. SILVEIRA, L.F.S. Uma contribuição para o ensino de genética. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática). Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008. STRAUSS, A.; CORBIN, J. Pesquisa qualitativa: técnicas e procedimentos para o desenvolvimento de teoria fundamentada. Tradução: Luciane de Oliveira da Rocha. 2 ed., Porto Alegre: Artmed, 2008. 288p. ______. Basics of qualitative research. Thousand Lage Daks: Lage Publications, 1990. 267 p. TAROZZI, M. O que é a grounded theory? Metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. WOOD-ROBINSON, C.; LEWIS, J.; LEACH, J. Young people's understanding of the nature of genetic information in the cells of an organism. Journal of Biological Education, v.35, n.1, p. 29-36, 2000.
Resumo: A Genética é um ramo da Biologia que muito desperta a curiosidade dos alunos. Isso porque, dentro desta área, os alunos têm contato com questões que são constantemente debatidas na mídia. Esta pesquisa teve como objetivo compreender quais os motivos que levam os alunos do Ensino Médio, de uma escola pública de Manaus – Amazonas, a sentirem dificuldade no estudo das cromossomopatias. Para tanto, utilizamos como instrumentos de coleta de dados, a observação e a entrevista. Os dados foram analisados à luz do método da Teoria Fundamentada que é dividida didaticamente em três momentos: codificação aberta, codificação axial, codificação seletiva. Como resultados, percebeu-se que as principais dificuldades dos alunos ao estudarem as cromossomopatias estão ligadas ao modo como o livro didático vem trabalhando pouco com este assunto, priorizando outros conteúdos. Com isso, este assunto tende a ser pouco comentado em sala de aula, acarretando a dificuldade no momento do estudo. Palavras-chave: Genética. Cromossomopatias. Teoria Fundamentada.
Abstract: Genetics is a branch of biology that really arouses the curiosity of students; because within this area, the students come into contact with issues that are constantly discussed in the media. This research aimed to understand the motives that lead students from a public high school, in the city of Manaus - Amazonas, to face difficulty in studying chromosomal abnormalities. Therefore, we used observation and interviews as data collection instruments. The data were analyzed according to the Grounded Theory method which is divided didactically three times: open codification, axial codification, and selective codification. In the result we realized that the main difficulties of the students to study the chromosomal disorders are linked to the lack of work with textbooks about this subject, prioritizing other contents. Therefore, this issue tends to be little discussed in the classroom, resulting in difficulty to study. Keywords: Genetics. Chromosomal abnormalities. Grounded Theory.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2849
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons