DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2848
Título: A pedagogização do sujeito infantil na campanha de nacionalização sobre o governamento da infância
Título(s) alternativo(s): Pedagogisation of children through nation identity campaign: about the childhood government
Autor(es): Kroetz, Ketlin
Lara, Isabel Cristina Machado de
Palavras-chave: Pedagogização;Instituição Escolar;Campanha de Nacionalização;Disciplinamento
Data do documento: 27-Jul-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARIÉS, P. História social da criança e da família. 2 ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981. BAUMAN, Z. Comunidade: a busca por segurança no mundo atual. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. BUJES, M. I. E. Infância e maquinarias. 2001. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. BUJES, M. I. E. Infância e maquinarias. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. FISCHER, R. M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.114, nov./2001, p.197-223. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/22730/000311365.pdf?seque nce=1&locale=pt_BR>. Acesso em: 3 mai. 2016. FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 8 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. ______. Ditos e escritos IV: Estratégia, poder-saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2003. ______. Em defesa da sociedade: curso no Collége de France (1975-1976). São Paulo: Martins Fontes, 2002. ______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979. ______. O sujeito e o poder. In: DREYFUS, H. L.; RABINOW, P. Uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. São Paulo: Forense Universitária, 2010, p. 231-249 ______. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1987. LARROSA, J. Tecnologias do Eu e Educação. In: SILVA, T. T. O sujeito da educação: Estudos Foucaultianos. 5 ed. Petrópolis: Vozes, 2002. LARROSA, J. A construção pedagógica do sujeito moral. In: SILVA, T. T. (Org.). Liberdades reguladas. Petrópolis: Vozes. 1998, p. 46-75. RAMBO, A. B. Nacionalidade e cidadania. In: MAUCH, C.; VASCONCELLOS, N. Os alemães no sul do Brasil: cultura, etnicidade, história. Canoas: ULBRA, 1994. p. 43-54. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 81 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.72-81 | jul-dez | 2016 SILVA, T. T. O projeto educacional moderno: identidade terminal? In: VEIGANETO, A. (Org.) Crítica pós-estruturalista e educação. Porto Alegre: Sulina, 1995, p. 245-260. SOUZA, R. M. S. A cultura material escolar da Deutsche Schule. Revista Brasileira de História da Educação. v.7, n.2, p. 69-94, maio/ago. 2007. Disponível em: <http://rbhe.sbhe.org.br/index.php/rbhe/article/download/130/140>. Acesso em: 6 abr. 2016. VEIGA-NETO, A. Foucault & a Educação. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. VEYNE, P. Foucault: o pensamento, a pessoa. Trad. Luís Lima. Lisboa: Texto e Grafia, 2009. WANDERER, F. Escola e Matemática Escolar: mecanismos de regulação sobre sujeitos escolares de uma localidade rural de colonização alemã do Rio Grande do Sul. 2007. 228f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2007.
Resumo: Este artigo, fundamentado nos estudos de Bujes (2001) e Foucault (1987), objetiva analisar, por meio das narrativas de um grupo de colonos alemães da região do Vale do Rio dos Sinos, de como se deu a pedagogização desses sujeitos e como eles foram governados por meio da escola e suas relações pedagógicas no período da Campanha de Nacionalização promovida pelo Estado Novo (1937 – 1945) no Brasil. Conclui, por meio da Análise do Discurso (FOUCAULT, 2013), que a escola agia como uma instituição que conduzia a conduta dos sujeitos e os governava, utilizando técnicas de controle como vigilância e punição para disciplinarem seus corpos. Tais atitudes resultaram na pedagogização dos colonos por meio de um ensino considerado verdadeiro, bem como por um modo considerado „correto‟ de ser aluno e sujeito pertencente a uma comunidade alemã. Palavras-chave: Pedagogização; Instituição escolar; Campanha de Nacionalização; Disciplinamento.
Abstract: This article is based on studies of Bujes (2001) and Foucault (1987) with the purpose to analyze, through narratives of a german colony in the Vale do Rio dos Sinos region, how was the pedagogisation of these subjects and how they were governed by the school and the pedagogical relations during the period of National Identity Campaign promoted by the new State (1937-1945) in Brazil. We conclude that, through Discourse Analysis (FOUCAULT, 2013), the school was as an institution to shape the behavior of the subjects and to governed them, using control techniques as surveillance and punishment to discipline their bodies. Such attitudes have resulted in pedagogisation of the settlers by mean of a education considered 'appropriated' and 'correct' for being a students and subjects belonging to a german community. Key-words: Pedagogisation; School institution; National Itentity Campaign; Disciplining.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2848
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A pedagogização do sujeito infantil na campanha de nacionalização sobre o governamento da infância.pdf298,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons