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Título: A perícia papiloscópica apresentada como alternativa para o ensino da química no estado de Roraima
Título(s) alternativo(s): Dactyloscopy expertise as an alternative for Chemical teaching in the State of Roraima
Autor(es): Silva, Francisco James Oliveira
Palavras-chave: Química;Perícia Papiloscópica;Ensino
Data do documento: 14-Set-2019
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ARAÚJO, C. J. Identificação Papiloscópica. Brasília: SENASP/ANP, 2000. ARAÚJO, C.J. Identificação Neonatal. Revista Impressões, n.2. Brasília: INI/DPF, 2000. ATKINS, P.; JONES, L. Princípios De Química. 5 ed. Bookman, 2012. BARBERÁ, F. A; TURÉGANO, J. V.; Policia Científica. 3 ed. Valencia, 1998. BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto Editora. 1994. (Coleção Ciências da Educação). DEMO, P. Participação é Conquista. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 2009. DIERKING, L. D. Lessons without limit: how free-choice learning is transforming science and technology education. História, Ciências, Saúde. Manguinhos, 12, suplementar, 145-160, 2005 DULTRA, Marco Aurélio Luz. Caso Jomara: Mudanças Na Trajetória. Revista Prova Material, v.1, n.2. Departamento de Polícia Técnica. Salvador, 2004. DULTRA, M. A. L. Manual de Necropapiloscopia. Diretoria do Interior DPT. Salvador, 2009. FIGINI, A. R. L. et al. Identificação Humana. Tratado de Perícias criminalísticas. 2 ed. São Paulo: Millennium, 2003. INSTITUTO DE IDENTIFICAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL. Manual De Identificação Papiloscópica, Brasília: DPF, 2005. KOTZ, J.; TREICHEL, P. Química Geral e Reações Químicas. 6 ed. Cengage Learning, 2009. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos pra quê? 10 ed. São Paulo: Editora Cortez, 2008. LIMA, R. F. Compreendendo os mecanismos atencionais. Revista Ciência & Cognição, v.6: 113-122. UNICAMP: Campinas/ SP, 2005. MAIA, H. (Org.). Neurociências e Desenvolvimento Cognitivo. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 174 ARETÉ | Manaus | v.9 | n.19 | p.162-175 | jul-dez | 2016 MONTERO, I.; TAPIA, J. A. Orientação Motivacional e Estratégias Motivadoras na Aprendizagem Escolar. In: COLL, César (Org.). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Porto Alegre: Artmed, 2004. PERUZZO, F. M.; CANTO, E. L. Química na abordagem do cotidiano. 2 ed. São Paulo: Moderna, 2002. PIAGET, J. Para onde vai a Educação? RJ: Livraria José Olympio, 1976. RUDIO F. V. Introdução ao projeto de pesquisa cientifica. 30 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2002. SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. H.; LUCIO, P. B. Metodologia de Pesquisa. 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. VERGARA, M. R. Ensaio sobre o termo “vulgarização científica” no Brasil do século XIX. Revista Brasileira de História da Ciência, Rio de Janeiro, v.1, n.2, p. 137-145, jul/dez, 2010.
Resumo: Hoje há uma grande variedade de livros e séries de tevê que abordam a temática da perícia em locais de crimes, e apesar de nem sempre estarem totalmente comprometidos com o rigor do conhecimento científico, atraem a curiosidade de um grande número de pessoas, sobretudo dos jovens em idade escolar. Perícia papiloscópica é a área específica da perícia criminal que se destina a descobrir a verdadeira identidade das pessoas através da análise de suas impressões digitais. Diante do exposto, esse trabalho buscou apresentar os princípios químicos presentes nos materiais e métodos utilizados pela perícia papiloscópica e demonstrar o emprego prático destes conhecimentos como alternativa para o ensino e divulgação da química no Estado de Roraima. A pesquisa foi aplicada durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2015, realizada na Universidade Estadual de Roraima. Para tanto, foi realizada a montagem e exposição de um estande com a temática da perícia papiloscópica. A avaliação foi feita utilizando coleta de dados através de questionário e observações diretas. Os resultados conseguidos com a aplicação dessa proposta obtiveram uma avaliação positiva. Evidenciou-se, através dos questionários aplicados, que o interesse das pessoas pela química é potencializado quando visto pelo prisma da atividade pericial. Palavras-Chave: Química. Perícia Papiloscópica, Ensino.
Abstract: Nowadays there are a wide variety of books and TV series that address the issue of expertise in local crimes, and despite the fact that not always being fully committed to the rigor of scientific knowledge, usually rise the curiosity of a large number of people, schoolchildren, in particularly. Dactyloscopy expertise is the specific field of criminal expertise that aims to discover the true identity of people by analyzing fingerprints. The purpose of this work is to present the chemical ingredients, principles and methods involved in this field of expertise and also to demonstrate the practical use of this knowledge as an alternative for teaching and disclosure of Chemistry in the State of Roraima. The survey was conducted during the National Week of Science and Technology 2015, held at the State University of Roraima. For this purpose, we made exhibitions in a booth with using dactyloscopy expertise. Data collection was carried out by evaluation using questionnaires and direct observations. The results achieved by this proposal were positive. In conclusion, it is clear that the interest of the people for Chemistry could be encouraged when we apply this king of activities. Keywords: Chemistry. Dactyloscopy Expertise Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2847
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

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