DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2846
Título: A relação epistemológica entre as avaliações em larga escala e a configuração da educação
Título(s) alternativo(s): The epistemological relationship between assessments on a large scale and education settings
Autor(es): Peixoto, Marco Aurélio Nicolato
Barbosa, Ierecê dos Santos
Palavras-chave: Avaliação em larga escala;Currículo;Epistemologia;Formação de Professores
Data do documento: 26-Out-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: AUSUBEL, P. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2000. BARRETO, E. A. Mediações e produção de sentidos em políticas de currículo: os contextos de construção política de ciclo na experiência da escola Cabana (1997/2004). Niterói: UFF – RJ, 1998. (Tese). BORTOLINI, M. R. A pesquisa na formação de professores: experiências e representações. Rio de Janeiro: UFRJ, 2009. (Tese). CAMPOS, L. C.; LEMOS, S. Análise comparativa entre o currículo mundial proposto pela onu/unctad/isar e asuniversidades federais do estado de Minas Gerais. Rev. Administração: ensino e pesquisa. v.13. n.1. p. 145-182. Jan/Fev./Mar.2012. DUARTE, J.; BARROS, A. (Org.). Método e técnica de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005. INEP (Brasília - DF). ENADE 2011. Disponível em: <http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/provas/2011/BIOLOGIA .pdf>. Acesso em: 03 set. 2015. LOPES, R. S. P. Projeto Pedagógico e currículo: percursos de construção e poder. São Paulo: PUC-SP, 2010. MACEDO, E. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação. v.11 n.32 maio/ago. 2006. MINAS GERAIS. Secretaria Estadual de Educação. Proposta Curricular: currículo básico de Biologia. Disponível em: <http://crv.educacao.mg.gov.br/sistema_crv/index.aspx?&usr=pub&id_projeto= 27&id_objeto=42309&id_pai=41946&tipo=li&n1=&n2=Orienta%C3%A7%C3%B 5es%20Pedag%C3%B3gicas&n3=Ensino%20M%C3%A9dio&n4=Biologia&b=s &ordem=campo3&cp=104331&cb=mbi>. Acesso em: 26 de Jan. 2013. PEIXOTO, M. A. N.; BARBOSA, I. E agora, licenciado ou bacharel? In: XI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, 2011, Águas de Lindóia - SP. PEREIRA, R. S. As repercussões do ENADE na gestão da universidade pública brasileira: o caso da UNB. Brasília: UNB, 2010. (Dissertação). PERRENOUD, P. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! Rev. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.199, Jul., 2003, p.9-27. SANTOS, B. S. A Crítica da Razão Indolente: contra o desperdício da experiência. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2002.
Resumo: Existe uma relação de difícil percepção entre as avaliações em larga escala e os currículos, podendo encerrar em seu bojo complexas implicações epistemológicas e ideológicas. Este trabalho procurou perceber os possíveis aspectos subjetivos na Prova do ENADE de 2011 realizada pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O percurso metodológico contou com análise documental da prova aplicada em duas regiões brasileiras de culturas bastante diferentes para o mesmo curso. Os resultados apontam que este tipo de avaliação em massa, sem uma profunda discussão epistemológica, pode causar também malefícios ao sistema de ensino brasileiro. Conclui-se que ocorre uma integração de vários fatores em exames deste tipo como as determinações de Conselhos de Classe e políticas de avaliação em larga escala, configurando uma cultura hegemônica nestes testes que pode favorecer determinadas regiões. Esta Epistemologia dominante aflora como fruto garboso da árvore do Neoliberalismo, que está camuflado internamente nestes processos. Palavras chave: avaliação em larga escala. Currículo. Epistemologia. formação de professores.
Abstract: It is hard notice the relationship between assessments on a large scale and the curriculum, which may suggest complex epistemological and ideological implications. This work aims to understand the possible subjective aspects in 2011 ENADE test held by students of an undergraduate course in Biological Sciences. The methodological approach included the analysis of the test applied for the same course in two regions of very different cultures. The results show that without a thorough epistemological discussion this kind assessment on a large scale may harm the Brazilian education system. In conclusion, there are a set of factors on this kind of appraisal, such as the determination of the Class Councils and politics of assessment on a large scale; this sets a hegemonic culture on the tests that may favor certain regions. This dominant epistemology emerges as result of the Neoliberalism, which is present internally in these processes. Keywords: assessment on a large scale. curriculum. epistemology. teacher training.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2846
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A relação epistemológica entre as avaliações em larga escala e a configuração da educação.pdf298,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons