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Título: Tendências pedagógicas e didática no ensino superior um estudo de caso no curso de pedagogia da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus
Título(s) alternativo(s): Pedagogical and didactic trends in higher education: a case study in the undergraduate course in pedagogy at the Salesian College Dom Bosco, Manaus
Autor(es): Rebêlo, Thiago Gonçalves
Silva, Wenderson Cruz da
Palavras-chave: Tendências Pedagógicas;Método;Docentes;Técnica
Data do documento: 11-Fev-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003. ANASTASIOU, L.; CAMARGOS, L. G. Processos de ensinagem: na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Univille, Joinville, SC, 2003. ARROYO, M. G. Ofício de mestre. Imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000. BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Organização de Alexandre de Moraes. 16 ed. São Paulo: Atlas, 2000. BUSSMANN, A. C.; ABBUD, M. L. M. Trabalho docente. In: BRZEZINSKI, I. (Org.). Profissão professor: identidade e profissionalização docente. Brasília: Plano, 2002. DUTRA, C. E. G.. Guia de referência da LDB/96 com atualizações. 2 ed. atual. E ampliada. São Paulo: Avercamp, 2007. FERNANDES, C. M. B. Sala de aula universitária: ruptura, memória educativa, territorialidade. O desafio da construção pedagógica do conhecimento. 1999. 116 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 40 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.32-40 | Número especial | 2016 GUSDORF, G. Professores e sua formação. Lisboa: Morais, 1967. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1998. LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999. LIPMAN, Matthew. O Pensar na educação; tradução de Ann Mary Fighiera Perpétuo. Petrópolis, RJ: Cortez,1995. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1996. LUCKESI, C. C. Filosofia da Educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1994. LUCKESI, C. C. Democratização da escola pública: pedagogia crítico social dos conteúdos. 3 ed. São Paulo: Loyola, 1994. MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: As abordagens do processo. São Paulo: EPU,1986. NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote/Instituto de Inovação Educacional, 1992. NÓVOA, A. Diz-me como ensinas. Dir-te-ei quem és. E vice-versa. In: FAZENDA, I. (Org.). A pesquisa em educação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1991. PASSOS, E. S. (Org.). Ensaios: múltiplos olhares sobre desenvolvimento humano e educação. Salvador: Os autores, 2006. PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2002. NUNES, M. F. As metodologias de ensino. Editora da UFPR, Curitiba, Educar, n.9, 1993. RODRIGUES, L. P.; MOURA, L. S.; TESTA, E. O Tradicional e o moderno quanto à didática no ensino superior. Revista Científica do ITPAC, Araguaína, v.4, n.3, Pub.5, Julho 2011. SILVA, E. T. O professor e o combate à alienação imposta. São Paulo: Cortez, 1992. VASCONCELOS, M. L. (Org.). Ensinar e aprender no ensino superior: por uma epistemologia da curiosidade na formação universitária. São Paulo: Mackenzie, Cortez, 2003. VEIGA, I. P. A.; ARAÚJO, J. C. S.; KAPUZINIAK, C. Docência: uma construção ético-profissional. Campinas: Papirus, 2005. ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
Resumo: As tendências pedagógicas fundamentam as práticas de ensino e a didática pode ser interpretada como a arte do ensino. Nesse caso, direcionamos a pesquisa para o curso de Pedagogia na Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus para verificar as tendências e teorias pedagógicas atuais que mais influenciam na prática docente deste curso. Nesse aspecto, tínhamos três objetivos secundários o primeiro era inferir sobre o que mais influenciava na didática: Os problemas particulares ou a filosofia de trabalho da Instituição em que trabalham, também, o segundo era investigar as diferentes tendências e práticas pedagógicas de ensino e determinarmos quais teorias os docentes mais utilizam em sala de aula. Esta pesquisa é de natureza básica na qual utilizamos dois métodos de abordagem: 1) Dialético; 2) Hipotético-dedutivo e na abordagem do problema optou-se pelo modo quali-quanti com os seguintes métodos de procedimento: 1) Bibliográfico; 2) Levantamento; 3) Estudo de caso; 4) População e amostra. Como resultado das análises as tendências mais conhecidas foram a Liberal e Progressista e as mais utilizadas foram: Libertadora e Construtivista. Além disso, o uso de diferentes estratégias de ensino está diretamente ligado ao tempo de experiência docente o que influi diretamente na construção de habilidades. Por fim, destacamos além das propostas futuras deste estudo a sua relevância social no que tange ao aspecto da interação docente/discente, uma vez que, é neste processo em que ocorre o ensino e esta fase (processo) é um passo que ora precede a aprendizagem ora ocorre simultaneamente com o ensino demostrando assim a importância do pensar na educação superior. Palavras-chave: Tendências Pedagógicas, Método, Docentes, Técnica.
Abstract: The pedagogical trends are based on teaching practices and didactics can be interpreted as the art of teaching. In this case, we direct the research for the undergraduate course in Pedagogy at the Don Bosco Salesian College in the city of Manaus in order to verify the current trends and pedagogical theories that most influence the teaching practice of this course. In this respect, we had three secondary objectives. The first was to infer about what most influenced didactics: particular problems or working philosophy of the Institution in which they work, the second was to investigate the different trends and pedagogical teaching practices and determines which Theories most teachers use in the classroom. This research has a basic nature in which we use two approach methods: 1) Dialectic; 2) Hypothetical-deductive and to address the problem we chose the quali-quanti approach with the following methods of procedure: 1) Bibliographic; 2) Survey; 3) Case study; 4) Population and sample. As a result of the analyzes, the most known trends were Liberal and Progressive, and the most used were Liberator and Constructivist. In addition, the use of different teaching strategies is directly related to the time of teaching experience, which directly influences the construction of skills. Finally, we highlight in addition to the future proposals of this study its social relevance in relation to the aspect of teacher/student interaction, since it is in this process that teaching occurs and this phase (process) is a step that now precedes learning simultaneously occurs simultaneously with teaching, thus demonstrating the importance of thinking in higher education. Keywords: Pedagogical Trends, Method, Teachers, Technique
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2843
ISSN: 1984-7505
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