DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2839
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Patrícia Lisboa de-
dc.contributor.authorMelo, Hugo Levy Da Silva De-
dc.contributor.authorRodrigues, Cíntia Cavalcante-
dc.contributor.authorMelo, Rafael de Azeve-
dc.contributor.authorCosta, Mauro Gomes da-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-19T21:12:30Z-
dc.date.issued2016-02-22-
dc.identifier.citationACEVEDO DÍAZ, J. A. La tecnologia en las relaciones CTS: una aproximación al tema. Enseñanza de las Ciencias, v.14, n.1, p.35-44, 1996. AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, 5(1), 1-16, 2003. <http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v5_n1/516.pdf>. TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. Vozes, 2002. BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí (RS): Ed. Unijuí, 2006.p.368. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 175 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.169-175 | Número especial | 2016 CARVALHO, M. G. Tecnologia, Desenvolvimento Social e Educação Tecnológica. Revista Educação & Tecnologia. Curitiba: Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, julho de 1997, semestral, p.70-87. COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. H.; SOMMER, L. H.. Estudos culturais, educação e pedagogia. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 23, ago. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a03.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2016. EIIKELHOF, H. M.; KORTLAND, K. “Broadening the Aims of Phisies Education”. In: FENSHAM, P. (ed). Development and Dilemas in Science Education. London: Falmer Press, p. 282-305, 1991. GONDIM, M.S.C.; MÓL, G.S. Interlocução entre os saberes: relações entre os saberes populares de artesãs do triângulo mineiro e o ensino de ciências. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. HART, E. P.; ROBOTTOM, I. M. The science-technology-society movement in science education: a critique ofther e formprocess. Journal of Research in Science Teaching, v. 27, n. 6, p.575-588, 1990. HOFSTEIN, A.; AIKENHEAD, G.; RIQUARTS, K. Discussions over STS at the fourth IOSTE symposium. International Journal of Science Education, v. 10, n. 4, p.357- 366, 1988. KRASILCHIK, M. Ensino de Ciências e a Formação do Cidadão. Em Aberto, Brasília, v.7, n.40, p. 55-60, 1988. MARÍN, J. Interculturalidade e descolonização do saber: relações entre saber local e saber universal, no contexto da globalização. Revista Visão Global, Joaçaba, v.12, n.2, p. 127-154, jul./dez. 2009. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001. PINHEIRO, P. C.; GIORDAN, M. O preparo de sabão de cinzas em Minas Gerais, Brasil: do status de etnociência à sua mediação para a sala de aula utilizando um sistema hipermídia etnográfico. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.15, n.2, p. 355-383, ago. 2010. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 2000. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v.2, n.2, p. 133-162, dez. 2000. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ, 1997. TRIVELATO, S. L. F. Ciência/Tecnologia/Sociedade: Mudanças Curriculares e Formação de Professores. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2839-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to build a bridge about science teaching between CTS (Science, Technology and Society) and the daily life knowledge. The assumptions are based on ideas of Mantoan (2003), Santos (2000), Auler (1998), Trivelato (1993), Chassot (2006), Gondim & Mól (2009). This work suggests that the CTS, popular knowledge linked to science teaching could work as support for constructing knowledge. It is up to the school to find ways to address this knowledge and introduce them into classroom, so the student will find ways to develop attitudes and values in order to become critical and persons responsible for society. Keywords: Popular Knowledge, CTS Education, Interlocution between Knowledges.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSaberes Popularespt_BR
dc.subjectEducação CTSpt_BR
dc.subjectInterlocução entre Saberespt_BR
dc.titleO ensino de ciências abordagem entre os saberes populares e os ctspt_BR
dc.title.alternativeThe science teaching: an approach between popular knowledge and CTSpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:12:30Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage175pt_BR
dc.citation.issue20pt_BR
dc.citation.spage169pt_BR
dc.description.resumoO trabalho foi construído fazendo uma ponte entre os CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e os saberes trazidos da relação diária com o mundo, associados ao ensino de ciências. Os pressupostos são abordados dentro das ideias de Mantoan (2003), Santos (2000), Auler (1998), Trivelato (1993), Chassot (2006), Gondim e Mól (2009). A proposta da abordagem do trabalho sugere que a CTS, os saberes populares atrelados com o ensino de ciências podem ser trabalhados e servem de suporte para a construção do conhecimento. Cabe à escola buscar formas de abordar esses conhecimentos e interagir em sala de aula, assim o aluno encontrará meios de desenvolver atitudes e valores para o desenvolvimento de uma pessoa crítica e responsável com a sociedade. Palavras-chave: Saberes Populares, Educação CTS, Interlocução entre Saberes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de ciências abordagem entre os saberes populares e os cts.pdf333,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons