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Título: O ensino de ciências abordagem entre os saberes populares e os cts
Título(s) alternativo(s): The science teaching: an approach between popular knowledge and CTS
Autor(es): Aguiar, Patrícia Lisboa de
Melo, Hugo Levy Da Silva De
Rodrigues, Cíntia Cavalcante
Melo, Rafael de Azeve
Costa, Mauro Gomes da
Palavras-chave: Saberes Populares;Educação CTS;Interlocução entre Saberes
Data do documento: 22-Fev-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ACEVEDO DÍAZ, J. A. La tecnologia en las relaciones CTS: una aproximación al tema. Enseñanza de las Ciencias, v.14, n.1, p.35-44, 1996. AULER, D. Alfabetização científico-tecnológica: um novo “paradigma”? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, 5(1), 1-16, 2003. <http://www.fae.ufmg.br/ensaio/v5_n1/516.pdf>. TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis. Vozes, 2002. BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004. CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4 ed. Ijuí (RS): Ed. Unijuí, 2006.p.368. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 175 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.169-175 | Número especial | 2016 CARVALHO, M. G. Tecnologia, Desenvolvimento Social e Educação Tecnológica. Revista Educação & Tecnologia. Curitiba: Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná, julho de 1997, semestral, p.70-87. COSTA, M. V.; SILVEIRA, R. H.; SOMMER, L. H.. Estudos culturais, educação e pedagogia. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 23, ago. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n23/n23a03.pdf>. Acesso em: 02 abr. 2016. EIIKELHOF, H. M.; KORTLAND, K. “Broadening the Aims of Phisies Education”. In: FENSHAM, P. (ed). Development and Dilemas in Science Education. London: Falmer Press, p. 282-305, 1991. GONDIM, M.S.C.; MÓL, G.S. Interlocução entre os saberes: relações entre os saberes populares de artesãs do triângulo mineiro e o ensino de ciências. In: VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Florianópolis, 2009. HART, E. P.; ROBOTTOM, I. M. The science-technology-society movement in science education: a critique ofther e formprocess. Journal of Research in Science Teaching, v. 27, n. 6, p.575-588, 1990. HOFSTEIN, A.; AIKENHEAD, G.; RIQUARTS, K. Discussions over STS at the fourth IOSTE symposium. International Journal of Science Education, v. 10, n. 4, p.357- 366, 1988. KRASILCHIK, M. Ensino de Ciências e a Formação do Cidadão. Em Aberto, Brasília, v.7, n.40, p. 55-60, 1988. MARÍN, J. Interculturalidade e descolonização do saber: relações entre saber local e saber universal, no contexto da globalização. Revista Visão Global, Joaçaba, v.12, n.2, p. 127-154, jul./dez. 2009. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001. PINHEIRO, P. C.; GIORDAN, M. O preparo de sabão de cinzas em Minas Gerais, Brasil: do status de etnociência à sua mediação para a sala de aula utilizando um sistema hipermídia etnográfico. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.15, n.2, p. 355-383, ago. 2010. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 2000. SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência – Tecnologia – Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em educação em ciências, Belo Horizonte, v.2, n.2, p. 133-162, dez. 2000. SANTOS, W. L. P.; SCHNETZLER, R. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. Ijuí: UNIJUÍ, 1997. TRIVELATO, S. L. F. Ciência/Tecnologia/Sociedade: Mudanças Curriculares e Formação de Professores. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.
Resumo: O trabalho foi construído fazendo uma ponte entre os CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e os saberes trazidos da relação diária com o mundo, associados ao ensino de ciências. Os pressupostos são abordados dentro das ideias de Mantoan (2003), Santos (2000), Auler (1998), Trivelato (1993), Chassot (2006), Gondim e Mól (2009). A proposta da abordagem do trabalho sugere que a CTS, os saberes populares atrelados com o ensino de ciências podem ser trabalhados e servem de suporte para a construção do conhecimento. Cabe à escola buscar formas de abordar esses conhecimentos e interagir em sala de aula, assim o aluno encontrará meios de desenvolver atitudes e valores para o desenvolvimento de uma pessoa crítica e responsável com a sociedade. Palavras-chave: Saberes Populares, Educação CTS, Interlocução entre Saberes.
Abstract: The purpose of this work is to build a bridge about science teaching between CTS (Science, Technology and Society) and the daily life knowledge. The assumptions are based on ideas of Mantoan (2003), Santos (2000), Auler (1998), Trivelato (1993), Chassot (2006), Gondim & Mól (2009). This work suggests that the CTS, popular knowledge linked to science teaching could work as support for constructing knowledge. It is up to the school to find ways to address this knowledge and introduce them into classroom, so the student will find ways to develop attitudes and values in order to become critical and persons responsible for society. Keywords: Popular Knowledge, CTS Education, Interlocution between Knowledges.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2839
ISSN: 1984-7505
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