DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2838
Título: O ensino de ciências naturais em espaços de educação infantil interdisciplinaridade e cultura regional
Título(s) alternativo(s): Teaching of natural sciences in child education: interdisciplinarity and regional culture
Autor(es): Souza, Adrianne Souza de
Elmenoufi, Márcia Maria Brandão
Palavras-chave: Natureza e Sociedade;Crianças;Metodologia;Cultura Amazônica;Inter-relações;Saberes
Data do documento: 22-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BIZZO. N.; CHASSOT, Á.; ARANTES, V. A. (org.). Ensino de Ciências: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2013. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEF, 1998, Vol. I, II, III. FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. 18 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2010. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. LUCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológico.13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001. MEGALE. N. B. Folclore Brasileiro. 5 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2015. MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 20 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. PEREIRA, S. T. Antropologia e Educação: culturas e identidades na escola. Magis. Revista Internacional de Investigación em Educación, v.3, n.6, pp.413-431 Pontificia Universidad Javariana, Bogotá - Colômbia. Enero - Junio, 2011.
Resumo: O objetivo deste estudo foi investigar sobre como acontecem os métodos de ensino dos professores de ciências naturais, e se eles possuem caráter interdisciplinar, favorecendo a cultura Amazônica. Os principais autores que embasaram tal pesquisa foram Fazenda (2012), Morin (2003) Luck (2001) e RCNEI (1998). Os sujeitos estudados foram um grupo de professores de uma escola pública de educação infantil na cidade de Manaus, Amazonas. O tipo de pesquisa é estudo de caso, buscando observar o objeto em questão, onde em nossa pesquisa foram os métodos de ciências e a interdisciplinaridade com a cultura da região, que nos possibilitou apontar que as interações culturais podem acontecer em qualquer local, mas quando trazemos para a escola, facilitamos a percepção do que a cultura representa no meio em que se vive e torna-se positiva ao fazermos a ligação com a ciência. Palavras-Chave: Natureza e Sociedade, Crianças, Metodologia, Cultura Amazônica, Inter-relações de saberes.
Abstract: The purpose of this work is to investigate the teaching methods of natural sciences teachers, if their methods have an interdisciplinary character favoring the Amazon Culture. This work is based on Fazenda (2012), Morin (2003) Luck (2001), and RCNEI (1998). This is a Case Study, having a group of teachers from Public school of early childhood education in the city of Manaus, Amazonas as research subjects. This research is characterized as a case study, seeking keep observatory activities, using scientific and the interdisciplinarity methods addressing regional culture, thereby enabling to point out that the cultural interactions may happen in any place, but when we bring them to school, we facilitate the perception of what the culture represents to the environment we live in and how this becomes a positive aspect when we make a linkage to the Science. Keywords: Nature and Society, Children, Methodology, Amazon Culture, Knowlegde interconections
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2838
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino de ciências naturais em espaços de educação infantil interdisciplinaridade e cultura regional.pdf281,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons