DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2837
Título: O conto de história infantil como ferramenta no processo da construção da língua escrita uma experiência com as crianças no centro educativo
Título(s) alternativo(s): Stories for children as educational tool for the writing language process: An experience with the children at a educational center in the municipal of Parintins-Am
Autor(es): Tavares, Keyciane de Souza
Teixeira, Elinara Ribeiro
Damasceno, Renata Caroline Ribeiro
Palavras-chave: Criança;História Infantil;Aquisição;Língua Escrita
Data do documento: 22-Abr-2016
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: DOHME, V. Técnica de contar histórias: um guia para desenvolver as suas habilidades e sucesso na apresentação de uma história. 3 ed. São Paulo: Informal, 2000. FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. trad. Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. – Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999 FIGUEIREDO, N. M. A. Método e metodologia na pesquisa científica. 3 ed. São Caetano do Sul, SP: Yendis Editorial, 2008. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed, São Paulo: Atlas, 2012. KRAMER, S. Autoria e autorização: Questões éticas na pesquisa com crianças. In: Cadernos de Pesquisa, n. 116, julho/ 2002. KISHIMOTO, T. M. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. Tizuko Morchida (Org.). 11 ed. São Paulo: Cortez, 2008. LIBÂNEO. J. C. Didática: Velhos e Novos Temas. Ed. do Autor. Maio 2002. RODRIGUES, E. B. T. Cultura, arte e contação de histórias. Goiânia, 2005. RODRIGUES, A. C. S. Aquisição da linguagem oral e escrita. Canoas: Universidade Luterana do Brasil, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Pró-Reitoria de Ensino a Distância, 2007. VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 5 ed. J. Cipolla Neto, Trad.. São Paulo, SP: Martins, 1994.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre a aquisição da linguagem escrita por meio do conto de uma história infantil com crianças do II Período da Educação Infantil, como prática da disciplina Pensamento e Linguagem da criança do Curso de Pedagogia UEA/ CESP. Trata-se de uma pesquisa desenvolvida em uma Escola da rede Municipal, localizada em uma área periférica da cidade de Parintins-Am. Fundamentamos nossos estudos em Dohme (2000), Ferreiro e Teberosky (1999), Kishimoto (2008), Rodrigues (2007) dentre outros. Centrado na abordagem qualitativa, método Fenomenológico e o procedimento utilizado foi à pesquisa-ação. O percurso metodológico que realizamos foi por meio de uma pesquisa de campo. Para a coleta de dados, utilizamos as técnicas de observação direta e anotações no diário de campo. Os resultados obtidos foram bastante significativos, uma vez que possibilitaram conhecer um pouco de como é a metodologia utilizada pela professora possibilitando a escrita. Palavras chave: Criança, História Infantil, Aquisição da Língua Escrita.
Abstract: The purpose of this work is to bring a reflection about the acquisition of written language through a story for children with Elementary school students, as practice of the subject “Thinking and Language of Child” at the undergraduate course in Pedagogy UEA/CESP. It is a research carried out at a city school, located at a peripheral area of the city of Parintins-Am. We based our studies on Dohme (2000), Ferreiro and Teberosky (1999), Kishimoto (2008), Rodrigues (2007) among others. This work has a qualitative approach with a phenomenological method and following action-research procedure. We conducted the methodological course through a field research. Data collection was trough direct observation techniques and annotations in field diaries. The results obtained were very significant, once it became possible to know a few more of the methodology used by the teacher. Keywords: Child, Story fo Children , Acquisition of Written Language.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2837
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons