DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Marcelo André Souza-
dc.contributor.authorMarcomini, Poliana Roversi Genorvese-
dc.date.available2020-07-14-
dc.date.available2020-07-19T21:06:25Z-
dc.date.issued2016-01-22-
dc.identifier.citationBACELAR, B. M. F. et al. Metodologia para elaboração de Cartilhas em Projetos de Educação Ambiental em Micro e Pequenas Empresas. [Informativo técnico]. 2009 BIZZO, N. A avaliação oficial de materiais didáticos de Ciências para o ensino fundamental no Brasil. In: ENCONTRO PERSPECTIVAS DO ENSINO DE BIOLOGIA, 7. Anais São Paulo, 2000. p. 54-58 CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2011. COSTA NETO, E. M. Etnotaxonomia zoológica do grupo indígena Pankararé do Raso da Catarina, Bahia. In: Encontro de Zoologia do Nordeste, 11. Fortaleza. Resumos. Fortaleza: UFC/Sociedade Nordestina de Zoologia p. 126, 1997. COSTA NETO, E. M.; Carvalho, P. D. de. 2000. Percepção dos insetos pelos graduandos da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil. Acta Scientiarum, 22 (2): 423-428. COSTA, N, E. M.; MAGALHAES, H. F. 2007. The ethnocategory “insect” in the conception of the inhabitants of Tapera County, Sao Goncalo dos Campos, Bahia, Brazil. Anais da Academia Brasileira de Ciências, 79 (2): 239-249. COSTA, N, E. M.; PACHECO, J. M. 2004. Construção do domínio etnozoologico “inseto” pelos moradores do povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum. Biological Science, 26 (1): 81-90. FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. 1993. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, 1993. HOYT, E.; SCHULTZ, T. Insect lives: stories of mystery and romance from a hidden world. Nova York: John Wiley & Sons, 1999. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 136 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.130-136 | Número especial | 2016 MODRO, A. F. H.; COSTA, M. S.; MAIA, E.; ABURAYA, F. H. Percepção entomológica por docentes e discentes do município de Santa Cruz do Xingu, Mato Grosso, Brasil. Biotemas, 22(2):p.153-159, 2009 MOSÉ, V. A escola e os desafios contemporâneos. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013. 66, 336 NETO, E. M. C.; PACHECO, J. M. A construção do domínio etnozoológico “inseto” pelos moradoresdo povoado de Pedra Branca, Santa Terezinha, Estado da Bahia. Acta Scientiarum: Biological Sciences. Maringá, v.26, n.1, p. 81-90, 2004 VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O livro didático de ciências no ensino fundamental - proposta de critérios para análise do conteúdo zoológico. Ciência & Educação, 9 (1): 93-104, 2003.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2835-
dc.description.abstractAnalyzing the current Brazilian educational model is possible to watch historical influences of industrialization, in which education was shaped to answer the new labor market. This historical context has influenced the textbooks that had to adapt to this new model. Linking these influences with the cultural building of the eastern people, we found basis for understand negative perception of society with respect to arthropods, thus, we developed an educational booklet to aid the textbooks. The booklet was elaborated based on the main deficiencies of textbooks and the perception of society about phylum, aiming to encourage the student to build his own concepts about arthropds and with contents in a local Amazon region context, following the modern trends of the education. Keywords: Arthropods, Insects, Amazon, Education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtropodespt_BR
dc.subjectInsetospt_BR
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleFilo arthropoda proposta de uma cartilha como ferramenta de auxílio ao livro didáticopt_BR
dc.title.alternativePhylum Arthropoda: A proposal of using a booklet as teaching tool for aiding textbookspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T21:06:25Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage136pt_BR
dc.citation.issue20pt_BR
dc.citation.spage130pt_BR
dc.description.resumoAnalisando o modelo de ensino atual do Brasil é possível observar influencias históricas da industrialização, onde a educação foi moldada para atender ao novo mercado de trabalho. Esse contexto histórico influenciou os livros didáticos que se adequaram ao novo modelo. Ao relacionarmos essas influencias com a construção cultural dos povos ocidentais, encontramos base para entender a percepção negativa da sociedade em relação aos artrópodes, com isso buscamos confeccionar uma cartilha educativa que auxiliasse o livro didático. A cartilha foi construída com base nas principais deficiências dos livros didáticos e na percepção negativa da sociedade sobre filo. A cartilha elaborada instiga o aluno a construir seu conceito sobre os artrópodes e seu conteúdo têm como contexto a região amazônica e segue as tendências modernas da educação. Palavras-chave: Artropodes, Insetos, Amazônia, Educação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Filo arthropoda proposta de uma cartilha como ferramenta de auxílio ao livro didático.pdf561,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons