DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2833
Título: Ensino de ciências e criatividade um caminho para a educação científica
Título(s) alternativo(s): Science Teaching and Creativity: A path for Science education
Autor(es): Oliveira, Geysykaryny Pinheiro de
Pontes, Mikhail Verçosa
Palavras-chave: Criatividade;Ciência;Educação Científica
Data do documento: 11-Abr-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALENCAR, E. M. L. S. de. Criatividade: múltiplas perspectivas. 3 ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2003. ALENCAR, E. M. L. S.; FLEITH, D. S. Contribuições teóricas recentes ao estudo da criatividade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, São Paulo, 2003. BACHELARD, G. O novo espirito científico. São Paulo: Abril Cultural, 1978. BACHELARD, G. Formação do espirito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996 BUTLER-POR, N. Underachieving gifted students. In: K. A. Heller, F. J. Mönks, & A. H. Passow (Orgs.), International handbook of research and development of giftedness and talent. Oxford: Pergamon Press, 1993. CAPRA, F. O Ponto de Mutação: a ciência, a sociedade e a cultura emergente. São Paulo: Cultrix, 2006. DAVIS. G. A.; RIMM, S.B. Education of the gifted and talented. Nova Iorque: Allynand Bacon, 1994. DEMO, P. Educação Científica. Revista Brasileira de Iniciação Científica. v.1, n.1, Maio/2014. Disponível em:<http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/IC/index>. Acesso em: 8 jul 2016. GARDNER, H. Mentes extraordinárias: perfis de quatro pessoas excepcionais e um estudo sobre o extraordinário em cada um de nós. (Soares, G.B., Trad.). Rio de Janeiro: Rocco, 1996 Guilford, J. P. Creativity. Buffalo: American Psychologist, 1950. KUHN, T. A tensão essencial: estudos selecionados sobre a tradição e mudança científica. São Paulo: Unesp, 2011. VIRGOLIM, A. M. R. Altas Habilidades/Superdotação: encorajando potenciais. Ministério de Educação - MEC, Secretária de Educação Especial - SEESP, Brasília, 2007. VIRGOLIM, A. M. R. Toctoc... plim,plim: Lidando com as emoções, brincando com o pensamento através da criatividade. Campinas: Papirus, 2005.
Resumo: O presente artigo tem por objetivo discutir sobre a criatividade e suas contribuições para a educação científica, clarificando conceitos e ressaltando o papel da criatividade para a ciência, haja vista ser comumente associada pelo senso popular apenas à criatividade artística, sem levar em consideração que a criatividade pode perpassar muitos campos do conhecimento. Este estudo embasa-se por uma pesquisa bibliográfica para a compreensão de conceitos acerca da temática estudada, foi utilizado como referencial teórico principal: Alencar (2003); Alencar e Fleith (2003); Bachelard (1978;1996); Capra (2006); Demo (2014); Kuhn (2011); e Virgolim (2005;2007). Compreendeu-se através deste estudo que a criatividade é primordial para a educação científica, pois é através de pensamentos gerados por meio da criatividade científica que são formulados novos conceitos que vão desde os mais simples ao mais complexos, que podem, inclusive, revolucionar a ciência. Palavras-Chave: Criatividade, Ciência, Educação Científica.
Abstract: This article aims to discuss creativity and its contributions to scientific education, clarifying concepts and highlighting the role of creativity to the science, since according to popular sense it is commonly associated with artistic creativity only, without considering that creativity address many fields of knowledge. This work is based on a bibliographical research for the understanding of concepts about this subject, we used as the main theoretical base: Alencar (2003); Alencar and Fleith (2003); Bachelard (1978, 1996); Capra (2006); Demo (2014); Kuhn (2011); and Virgolim (2005; 2007). Through this study we understood that creativity is a paramount for scientific education because it is through thoughts generated by mean of scientific creativity that new concepts are formulated, ranging from the simplest to the most complex, which may even revolutionize science. Keywords: Creativity, Science, Scientific Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2833
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de ciências e criatividade um caminho para a educação científica.pdf325,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons