DSpace logo

Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2831
Título: Educação infantil e os espaços não formais uma perspectiva de aprendizagem no parque municipal germano augusto sampaio em boa vista rr
Título(s) alternativo(s): Child Education and non-formal spaces: a learning perspective at Germano Augusto Sampaio Municipal Park in the city of Boa Vista/RR
Autor(es): Chaves, Rosana Cléia de Carvalho
Vale, Adriana Carla Oliveira de Morais
Magalhães, Arthur Philiphe Cândido de
Rizzatti, Ivanise Maria
Oliveira, Maria Jucileide Santos
Sousa, Maria Rosângela da Silva
Palavras-chave: Espaço não Formais;Ensino de Ciências;Educação Infantil.
Data do documento: 11-Mar-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil? São Paulo: Biruta, 2009. BORGES, G. L. de A. Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: fundamentos, história e realidade em sala de aula. Faculdade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, 2012. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei 9394/1996. CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011. FERREIRA, S.; MELLO, A. M. Um encontro entre a ciência e a educação infantil. In: Revista Pátio – Educação Infantil. Entrevista. Ano X, n.33, Out/Dez. 2012. FERNANDES, M. A. S. Os segredos da alfabetização: prática para professores e pais. São Paulo: Ediouro Publicações, 2001. FERNÁNDEZ, F. S. El aprendizaje fuera de la escuela – Tradicion del pasado y desafio para el futuro. Madri: Ediciones Académicas, 2006. GHEDIN, E.; FRANCO, M. A. S. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo: Cortez, 2008. GIOVANNI, A. C. Ensino de geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. Porto Alegre: Mediação. 2000. GOHN, M. G. Educação não formal e o educador social: atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez. 2010. HAETINGER, M. G. O Universo Criativo da Criança na educação. Disponível em: <www.maxcriar.com.br/>. Acesso em: 19 out.2015. JACOBUCCI, D. F. C. Contribuições dos espaços não formais de educação para a formação da cultura científica. Uberlândia, 2008. PRODANOV, C. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. ROCHA, S. C. B.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Manaus: UEA/Escola Normal Superior/PPGEECA, 2010.
Resumo: Resumo: Este artigo traz um recorte do projeto de pesquisa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Universidade Estadual de Roraima, que objetiva analisar as contribuições do Parque Municipal Germano Augusto Sampaio, enquanto Espaço não Formal de Educação e sua relação na construção de conceitos sobre ambiente aos estudantes da Educação Infantil. Neste aspecto, partimos do seguinte questionamento: de que maneira o Parque Municipal Germano Augusto Sampaio poderá potencializar o Ensino de Ciências na Educação Infantil? Para tanto, a pesquisa configurou-se em uma abordagem qualitativa, pesquisa em campo do tipo descritiva, indutiva e participante, tendo como sujeitos uma turma de 27 estudantes da Educação Infantil de uma Escola Municipal, localizada na Zona Oeste do município de Boa Vista- RR. Para tanto, a partir da pesquisa em questão, percebeu-se que, para promover a educação em ciência, é oportunizar as crianças o contato com temáticas que envolvem a problematização e a aproximação da realidade cotidiana, sendo assim, os espaços não formais oportunizaram o diálogo, a ampliação de vivências, experiências e novas aprendizagens ao estudantes da Educação Infantil. Palavras Chave: Espaço não Formais. Ensino de Ciências. Educação Infantil.
Abstract: This work presents an extract of a research project of a Masters Degree work in Science Teaching at State University of Roraima, with the purpose to analyze the contributions of Germano Augusto Sampaio Municipal Park as a educational non-formal space and its relation to the construction of concepts about the environment to students in early childhood education. Therefore, we had as start point the following question: in which way the Germano Augusto Sampaio Municipal Park may aid Science Teaching on Child Education? Thus, this research has a qualitative approach with a descriptive, inductive, and participant field research in a class with 27 students at a city school in the west district of the municipality of Boa Vista/RR. Along this, it was perceived that, in order to promoted the education on science, is to create opportunity to the children to have contact with themes which involve the issues and the approximation of daily reality, therefore, the non-formal spaces create opportunity to dialogue, the expansion of experiences and new learning to Child Education students. Keywords: Non-formal Spaces. Science Teaching. Child Education.
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2831
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons