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Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2828
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAguiar, Lívia Amanda Andrade de-
dc.contributor.authorTerán, Augusto Fachín-
dc.contributor.authorAlencar, Raimundo Nonato Brilhante de-
dc.date.available2020-07-10-
dc.date.available2020-07-19T20:59:54Z-
dc.date.issued2017-02-11-
dc.identifier.citationALENCAR, R. N. B.; FACHÍN-TERÁN, A. O processo de aprendizagem das crianças por meio da música e elementos sonoros em espaços educativos. Manaus: Editora e Gráfica Moderna, 2015. BAUER, M.W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com texto, imagem e som. 5 ed. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2008. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB. Lei n. 9.393, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5 ed. Brasília: Câmara dos Deputados, coordenação Edições Câmara, 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer N. 11, de 09 de Dezembro de 2010. Fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: 2010. BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução N. 07, de 14 de Dezembro de 2010. Fixa Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Brasília: 2010. BRASIL. Secretária de Educação Básica. Diretoria de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica. Coordenação-Geral do Ensino Fundamental. Ensino Fundamental de Nove Anos: Passo a Passo do Processo de Implantação. 2 ed. Brasília: MEC, 2009. BRASIL. Secretária de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC, 1997. CASCAIS, M. G. A.; FACHÍN-TERÁN, A. Os Espaços Educativos e a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. Manaus: Editora e Gráfica Moderna, 2015. CASCAIS, M. G. A.; FACHÍN-TERÁN, A. Processo de Alfabetização Científica no Ensino Fundamental. Em: FACHÍN-TERÁN, A.; SANTOS-SEIFFERT, S. (Org.). Temas sobre ensino de ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas. Manaus: UEA edições, 2016. CHASSOT, Á. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 5 ed. Revisada. Ijuí: UNIJUÍ, 2010. DEMO, P. Pesquisa e informação qualitativa: aportes metodológicos. 5 ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2012. LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, p. 01-17, junho/2001. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 20 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.11-20 | Número especial | 2016 MANAUS, Prefeitura de. Secretaria Municipal de Educação. Subsecretaria de Gestão Educacional. Departamento de Gestão Educacional. Divisão de Ensino Fundamental. Proposta Pedagógica Anos Iniciais – Bloco pedagógico. 2014. MOREIRA, M. A. Metodologia de pesquisa em ensino. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014. SASSERON, L. H. Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: Estrutura e Indicadores deste processo em sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo: 2008. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v.13(3), 2008. SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2003.pt_BR
dc.identifier.issn1984-7505pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2828-
dc.description.abstractWell planned science classes are important knowledge base for children because they bring experiences to be used to understand themes about Science, Technology, and Society. The purpose of this work is to describe how Natural Science classes are conducted with first-grade elementary school students. This research was carried out with 69 students, aged from six to seven years old, and enrolled in three afternoon classes at a Municipal School in the city of Manaus. This work is an exploratory and qualitative research. Data from participatory observations were recorded in a field diary. The teachers used didactic sequences with experimentation, and previous knowledge in order to promote the involvement of children in the various activities. Methodology adopted by the teachers corresponds to the level of education and follows the official normative guidelines. The children were delighted studying sciences, contributing significantly to the literacy process. Keywords: Natural Sciences. Didactic Sequences. Elementary School.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade do Estado do Amazonaspt_BR
dc.relation.ispartofRevista Amazônica de Ensino de Ciênciaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiências da Naturezapt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectEnsino Fundamental Ipt_BR
dc.titleAulas de ciências da natureza para alunos do primeiro ano do bloco pedagógico do ensino fundamental Ipt_BR
dc.title.alternativeNatural Sciences classes for first-grade Elementary school studentspt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-19T20:59:54Z-
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.epage20pt_BR
dc.citation.issue20pt_BR
dc.citation.spage11pt_BR
dc.description.resumoAulas de ciências quando bem planejadas e ministradas, se constituem numa importante base de conhecimento para as crianças, pois trazem experiências a serem usadas na compreensão de assuntos relacionados à Ciência, Tecnologia e Sociedade. O nosso objetivo foi descrever como são desenvolvidas as aulas de Ciências da Natureza com estudantes do 1º ano do Bloco Pedagógico do Ensino Fundamental I. A pesquisa foi realizada numa Escola Municipal de Manaus, com 69 estudantes de seis a sete anos de idade, matriculados em três turmas vespertinas. A pesquisa é do tipo qualitativa exploratória. Os dados das observações participativas foram coletados no diário de campo. As professoras utilizaram as sequências didáticas com a experimentação e o conhecimento prévio, o que promoveu o envolvimento das crianças nas diversas atividades. A metodologia adotada pelas professoras corresponde ao nível de ensino, e segue o que os documentos normativos oficiais orientam. As crianças ficaram encantadas pelo estudo das ciências, o que contribui significativamente para o processo de alfabetização e letramento. Palavras-chave: Ciências da Natureza. Sequência didática. Ensino Fundamental I.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCiênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUEApt_BR
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