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Título: As trilhas do bosque da ciência do instituto nacional de pesquisas da Amazônia (INPA) estratégia para o ensino de ciências e educação ambiental
Título(s) alternativo(s): The trails of the "Forest of Science" of the National Institute of Amazonian Research (INPA): a strategy for the Science teaching and Environmental education
Autor(es): Trindade, Daniela Sulamita Almeida da
Palavras-chave: Trilha;Educação Ambiental;Ensino;Ciência
Data do documento: 11-Abr-2017
Editor: Universidade do Estado do Amazonas
Citação: ALMEIDA, M. Z. T.; R. M. A. G. S. O museu como espaço interdisciplinar, simbólico e educativo. In: Museu Patrimônio e Informação GT 9. Anais XV Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação: além das nuvens, expandindo as fronteiras da Ciência da Informação, 27-31 de outubro em Belo Horizonte, MG, p. 4591-4605. ASTOLFI, J. P. El “error”, un medio para enseñar. Díada/SEP Biblioteca para la actualización del Magisterio México, 2004, pp. 7 -25. Disponível em: <https://prezi.com/.../el-error-un-medio-para-ensenar>. Acesso em: 22 mai. 2016. Casa da Ciência. In: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA). Disponível em: <http://bosque.inpa.gov.br/index.php/login/casadaciencia>. Acesso em: 1 mai. 2016. CARVALHO, I. C. M. Educação Ambiental: formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2008. DEL RIO, V.; OLIVEIRA, L. (Orgs.). Percepção Ambiental: a experiência brasileira. 2 ed. São Carlos: EDUFScar, 1997. GOMES, S. R. A escola, seu entorno e os espaços não formais: possibilidades de diálogo sobre meio ambiente. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós- Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia. Universidade do Estado do Amazonas (PPGEECA). Manaus, 2009. Manaus: UEA, 2015. LAROSSA, J. Linguagens e Educação depois de Babel. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. LAUNDAN, L. O progresso e seus problemas: rumo a uma teoria do crescimento científico. São Paulo: Unesp, 2011. MARANDINO, M. Museus de Ciências, Coleções e Educação: relações necessárias. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS. MUSEOLOGIA E PATRIMÔNIO – v.2, n.2 – jul./dez. de 2009. Disponível em: <http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus12>. Acesso: 02 mai.2016. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 79 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.20 | p.72-79 | Número especial | 2016 MENGHINI, F. B.; GUERRA, G. A. F. S. Trilhas Interpretativas: caminhos para a educação ambiental. Anped sul, 2008. Disponível em: <www.portalanpedsul.com.br.>. Acesso: 27 abr. 2016. MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. Martins Fontes: São Paulo, 1999. MOHR, A.; PIRES, F. D. de Á. Reencontrar o sentido e o sabor dos saberes escolares. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v.13, n.2, mayo-agosto, 2011, pp. 173-186, Universidade Federal de Minas Gerais Brasil. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=129519166010>. Acesso em: 28 abr. 2016. NORONHA, E. L.; SANTOS, G. C.; CARVALHO, M. R. H. O projeto circuito da ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA): contribuições para a alfabetização científica. v.6, n.11, Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, p. 179-194, jul-dez, 2013. RENDEIRO, M. F. B.; JÚNIOR, M. A. S.; FACHÍN TERÁN, A. O uso de trilhas para o ensino de ciências. 2º Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia/SECAM. Anais do VII Seminário de Ensino de Ciências na Amazônia. Manaus, AM, 2012. Disponível em: <http://ensinodeciencia.webnode.com.br/>. Acesso em: 28 abr. 2016. ROCHA, S. C. B.; FACHÍN-TERÁN, A. O uso de espaços não formais como estratégia para o Ensino de Ciências. Manaus: UEA/ Escola Normal Superior /PPGEECA .2010. Paulo, 1999. SHELLAS, J. Diseño, construccion y mantenimiento de senderos. In: MOORE, J. Manual para la capacitacion del personal de areas protegidas. Washihgton: nacional Park service. 1993. 20p. VASCONCELLOS, J. M. O. Avaliação da visitação pública e da eficiência de diferentes tipos de trilhas interpretativas no Parque Estadual Pico do Marumbi e Reserva Natural Salto Morato – PR. Curitiba. 1998. 141fls. Tese (Doutorado em Ciências Florestais). Pós-Graduação em Engenharia Florestal, Universidade Federal do Paraná. _____.; OTA, S. Atividades ecológicas e planejamento de trilhas interpretativas. Maringá: Departamento de Agronomia, UEM, 2000 (mimeo).
Resumo: O presente artigo buscou mostrar o uso das trilhas como espaço educativo não formal, propiciador da problematização de questões socioambientais, valorização sociocultural e sentido de pertencimento com os participantes. Nesse processo, a abordagem foi de natureza qualitativa, utilizando-se uma pesquisa bibliográfica, com enfoque fenomenológico, tendo por objetivo; analisar a contribuição das trilhas do Bosque da Ciência ao desenvolvimento do campo de percepções dos visitantes, como estratégia de Educação Ambiental e ensino de ciência. A coleta e análise dos dados deu-se através das visitas in loco, como conjunto de atividades realizadas junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tendo em vista as diversas opções de trilhas oferecidas no ambiente. Destarte, as trilhas podem ser utilizadas para instigar o campo de percepções dos caminhantes, como resgate de valores e sentido de pertencimento para com a fauna, flora e natureza amazônica. Palavras-chave: Trilha, Educação Ambiental, Ensino,Ciência
Abstract: The purpose of this paper is to show the use of trails of the park as a non-formal educational space, as a source of problematisation about socio-environmental issues, socio - cultural appreciation, and a sense of connecting with the nature. Therefore, this work has a qualitative approach, using a bibliographical research with phenomenological focus and the objective of analyzing the contributions of the trails of the Forest of Science to develop the perceptions of the visitors, a strategy of Environmental education and Science teaching. Data collection and analysis were done through site visits, as a set of activities carried out with the Graduate Program in Education and Sciences teaching in the Amazon of the Amazonas State University (UEA), considering the several options of trails offered. Thus, trails may be used for encourage the perceptions of walkers, such as values recovery and sense of belongingness to fauna, flora and the Amazonian nature. Keywords: Trail, Environmental Education, Teaching, Science
URI: http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2827
ISSN: 1984-7505
Aparece nas coleções:Revista Areté - Artigos de Periódicos



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